Jornalista americana Barbara Walters se aposentará da TV em maio
Do UOL, em São Paulo
-
Jamie McCarthy/Getty Images
Barbara Walters posa na festa dos 100 mais influentes da revista "Time" de 2013, em Nova York
A jornalista norte-americana Barbara Walters, do talk-show "The View", já definiu uma data para sua última aparição à frente do programa: O dia 16 de maio. A informação é da revista "Variety".
A despedida de Walters, que anunciou em 2013 sua aposentadoria, acontecerá com um especial de duas horas exibido na ABC, emissora norte-americana responsável pelo "The View".
Bob Iger, CEO da Disney, empresa dona da ABC, falou sobre a jornalista à publicação. "Neste meio, há lendas, há ícones e há Barbara Walters. Ela é uma amiga e colega querida, além de uma pessoa que eu admiro profundamente, e é impossível expressar o impacto e a influência dela na televisão. Ela quebrou barreiras, desafiou as convenções, fez histórias e estabeleceu uma padrão de excelência jornalística por mais de 50 anos. É difícil imaginar a televisão sem ela".
Aposentadoria
Barbara Walters, que em 1976 se tornou a primeira mulher a apresentar um telejornal vespertino nos Estados Unidos, anunciou em maio de 2013 sua aposentadoria para 2014.
A famosa jornalista, de 83 anos, iniciou a carreira na televisão em 1961 no programa do canal NBC "The Today Show". Quinze anos depois, assinou contrato com a rival ABC para ser a uma das apresentadoras do influente "Evening News", a primeira mulher a ser âncora de um telejornal.
Nos últimos anos, Walters trabalhou como uma das apresentadoras do "The View", um talk show informal criado por ela em 1997, um painel feminino que discute os temas do dia.
"Estou muito feliz com minha decisão e espero que seja um ano maravilhoso e especial tanto para o 'The View' como para a ABC News", disse Walters.
"'The View' foi minha criação e fico feliz de que vá continuar depois que eu sair", completou.
Ao longo dos anos, Walters entrevistou líderes políticos como o cubano Fidel Castro, o egípcio Anwar Sadat, o israelense Menachem Begin, além de todos os presidentes e primeiras-damas desde Richard Nixon.
Também entrevistou celebridades como Michael Jackson, Tom Cruise e Angelina Jolie.