"Nos sentimos abraçados por todo o Brasil", diz Beth Goulart em missa
James Cimino
Do UOL, em São Paulo
A atriz Beth Goulart, filha do ator Paulo Goulart - morto na semana passada vítima de câncer - disse, pouco antes do início da missa de 7º dia da morte do pai, nesta quarta-feira (19), que a família se sentiu abraçada pelo Brasil.
"Nos sentimos abraçados por esse gigante que é o Brasil. E queremos agradecer a vocês jornalistas que fizeram nosso carinho alcançar a todos e o carinho de todos nos alcançar."
Sua mãe, Nicette Bruno, também afirmou que "o amor de todos ajudou a confortar a dor da perda" do marido. A missa aconteceu na igreja da Consolação, região central de São Paulo, e foi celebrada pelo padre Fábio de Mello.
O padre narrou os 50 minutos em que conversou com o ator. Dirigindo-se a Nicette, ele contou que Paulo Goulart falara de seu casamento, do amor pela família e pela profissão e de como foi um homem que não brincou com a vida.
"Estamos aqui porque amamos um homem que fez diferença a toda uma nação. Não há terra nesse mundo que nos faça sepultar uma pessoa que amamos."
Em seguida, Paulo Goulart Filho, leu trecho do Livro da Sabedoria. Beth Goulart também leu o Salmo 23, que diz "O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma."
Após um sermão sobre como a morte nos faz olhar para nossa própria vida, o padre dirigiu-se aos Goulart e falou: "Tenho certeza de que essa família será mais família do que nunca. Porque vocês sempre souberam preservar a memória do que é ser família."
Na sequência, Bárbara Bruno, filha mais velha do casal, leu um texto pedindo que Deus acolhesse seu pai: "Senhor da vida, acolhei em vossa morada eterna meu pai Paulo, que partiu dentre nós."
Após a comunhão, Fábio de Mello convidou todos a cantar "Eu Sei que Vou te Amar". Em um momento em que esqueceu a letra, deu o microfone à Beth Goulart, que terminou a canção.
"Nesse momento de dor pelo qual estamos passando, sempre nos lembramos de alguma passagem de nossa vida, e então rimos e rimos. E isso mostra que ele ainda está entre nós", finalizou Nicette Bruno, bastante emocionada.
O padre então encerrou a missa pedindo uma salva de palmas ao ator e ao homem Paulo Goulart.
Morte
Paulo Goulart morreu no último dia 13, em São Paulo. Ele estava com 81 anos e vinha lutando contra o câncer. Segundo Pierina Moraes, sócia da produtora da família, o ator morreu por volta das 13h30, na unidade semi-intensiva do Hospital São José - Beneficência Portuguesa, cercado pela mulher e os filhos, os também atores Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho, e netos.
Goulart estava internado desde o dia 8 de janeiro no hospital. "No dia 26 de fevereiro, eles completaram 60 anos de casados. Foi todo mundo para o hospital e comemoramos a data", lembrou Pierina, acrescentando que a família está muito triste com a perda. "É uma família amorosa, carinhosa e unida. Estão todos muito tristes", lamentou.
O corpo do ator foi velado no Theatro Municipal, em São Paulo, e o sepultamento aconteceu no Cemitério da Consolação