Cinegrafista diz que Steve Irwin iria morrer de qualquer jeito após ataque

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Steve Irwin morreu fazendo o que mais amava, ficando perto de animais perigosos. Ele morreu aos 44 anos, ao ser perfurado por um espinho venenoso de uma arraia, durante as filmagens de seu documentário para TV

    Steve Irwin morreu fazendo o que mais amava, ficando perto de animais perigosos. Ele morreu aos 44 anos, ao ser perfurado por um espinho venenoso de uma arraia, durante as filmagens de seu documentário para TV

O cinegrafista Justin Lyon, a única pessoa a testemunhar o momento em Steve Irwin, "O Caçador de Crocodilos", foi atingido no peito por uma arraia, em setembro de 2006, falou pela primeira vez sobre o ocorrido. À uma TV australiana, ele contou que os ferimentos foram tão graves que o apresentador jamais poderia ter sido salvo.

Lyon lembra que o animal perfurou várias vezes o peito de Irwin causando uma "enorme lesão" no coração. "Na hora ele não sabia que havia perfurado seu coração, ele sabia que algo grave tinha acontecido, pensou que tivesse sido atingido no pulmão. Ele estava com dificuldades de respirar. Mesmo que o resgate fosse mais rápido, ele não iria aguentar. Eu gritei para que um dos tripulantes do barco em que estávamos colocasse a mão na ferida. Me lembro que falava: 'Steve, pense em seus filhos, espere, espere, espere'. Ele olhou para mim e falou: "eu estou morrendo'. Foi a última coisa que ele disse", contou Lyon, emocionado.

O cinegrafista acompanhava "O Caçador de Crocodilos" quando ele mergulhava em um arrecife perto de Port Douglas, no norte da Austrália. Steve Irwin, que preparava um documentário, tinha a esperança de encontrar no mar um tubarão-tigre. "Em vez disso, nos deparamos com uma arraia gigante, que se assustou com a nossa proximidade. Na hora, a gente pensou que seria fantástico filmar ela se aproximando, mas de repente, a arraia começou a 'esfaqueá-lo' descontroladamente. Eu só percebi algo errado quando o Steve ficou de pé eu vi uma enorme poça de sangue", lembrou.

Irwin foi colocado no barco e  Lyons tentou reanimá-lo: "Esperávamos que um milagre o faria sobreviver".  O cinegrafista disse ainda que tudo foi filmado, mas por respeito a família do apresentador, ele espera que essas imagens jamais sejam divulgadas.

Trajetória

Irwin ficou conhecido em todo o mundo pelo bordão "Crikey" (uma interjeição, equivalente a "Meu Deus") quando se encontrava com criaturas selvagens em quase 50 documentários divulgados pelo canal a cabo Animal Planet. Em todo o mundo, sua imagem foi usada para vender livros, jogos e até bonecos.

Nascido em 22 de fevereiro de 1962 em Melbourne, no sul do país, Irwin se mudou para a região tropical de Queensland, onde seus parentes tinham um pequeno zoológico, especializado em répteis.

Ele cresceu junto aos crocodilos, fazendo armadilhas, retirando-os de áreas habitadas e soltando-os no parque dos seus pais. Assumiu a atração em 1991 e a rebatizou de "Australia Zoo".

Ele parecia ter o dom de desafiar a morte diante de cobras e lagartos. Conheceu a mulher, a norte-americana Terri, no zoológico, e a gravação da sua lua-de-mel -- dedicada à caça de crocodilos -- serviu de base para o primeiro documentário da série "Caçador de Crocodilos".

Os programas posteriores atingiram uma audiência global de 200 milhões de pessoas, o que é dez vezes a população da Austrália. Ele deixou dois filhos, Bindi Sue e Robert Clarence.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos