Bruna Marquezine chora ao falar sobre Helena: "É síndrome da Salete"

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Bruna Marquezine chorou ao falar sobre Helena, protagonista que viverá na segunda fase de "Em Família", nova trama das nove da Globo. Na terceira fase, ela será Luiza, filha de Helena, que será vivida por Júlia Lemmertz.

Durante o lançamento da trama, na manhã desta quarta (22), no Projac, a atriz fez uma declaração de amor ao autor Manoel Carlos.

"Esse é um reencontro importante para mim. Comecei muito nova a trabalhar como atriz, com sete anos, e o Maneco (Manoel Carlos) foi o autor que confiou em mim. Na época, eu não tinha noção e maturidade para agradecer o que ele tinha feito por mim. As pessoas me reconhecem até hoje pela Salete. E quando fui agradecer, tive que agradecer em dobro porque já soube da novela. Foi uma honra muito grande, porque a gente sabe o carinho que ele tem com as Helenas dele", afirmou, com a voz embargada.

  • Divulgação/TV Globo

    Bruna Marquezine e Vanessa Gerbelli em cena de "Mulheres Apaixonadas", exibida em 2003

Bem-humorada, Bruna se justificou relembrando a personagem que viveu em "Mulheres Apaixonadas". "É síndrome da Salete, que chorava muito", explicou, rindo.

A atriz disse que ficou tão honrada com os papeis na trama de Maneco que lia os primeiros capítulos chorando.

"Está sendo muito bom. Sei da responsabilidade, mas me sinto segura. É um dos momentos mais felizes da minha carreira", declarou.

Bruna afirmou que tanto a história de Salete quanto a de Helena são emocionantes. "Eu espero que a gente consiga passar toda essa emoção", disse.

Claudio Andrade e Thyago Andrade/Foto Rio News
Comecei muito nova a trabalhar como atriz, com sete anos, e o Maneco (Manoel Carlos) foi o autor que confiou em mim. Na época, eu não tinha noção e maturidade para agradecer o que ele tinha feito por mim. As pessoas me reconhecem até hoje pela Salete

Bruna Marquezine, sobre Salete de "Mulheres Apaixonadas"

A atriz também comentou sobre seu reencontro com Vanessa Gerbelli, que em "Mulheres Apaixonadas" interpretou Fernanda, mãe de Salete. A atriz também está no elenco de "Em Família", em que viverá Juliana.

"Ela faz a minha tia. Ainda nem gravamos nada, mas está sendo muito gostoso. Só o fato de reencontrar com ela foi especial. A Vanessa foi minha mãe na novela, mas fora também foi uma das minhas grandes mães profissionais. Tenho muitas imagens dela na lembrança, momentos com ela. É uma emoção diferente reencontrá-la", afirmou.

A atriz declarou que viver uma Helena de Maneco "é uma emoção que não dá para descrever". "A Júlia [Lemmertz] falou uma coisa que é verdade: 'a gente sempre tem sonhos, imagina coisas, tipo: um dia eu quero ser uma Helena do Maneco'. Mas é uma coisa que a gente nem exterioriza, acaba guardando para a gente".

Ela contou que Manoel Carlos é um dos autores que mais admira. "Ele retrata nossa realidade, nosso dia a dia. Você lê o texto dele e se emociona, porque são casos que você já viu alguém passar ou já passou. A partir do momento em que eu adquiri um pouco mais de maturidade, eu revi 'Mulheres Apaixonadas'. E foi aí que eu tive noção do que a Salete foi pra mim como atriz. Se eu já admirava o Maneco, a partir desse momento, passei a admirá-lo ainda mais e aumentou ainda mais a vontade de voltar a trabalhar com ele".

A atriz lembrou que recebeu o convite para interpretar Helena na segunda fase e Luiza na terceira quando estava fazendo a Lurdinha de "Salve Jorge". "Quando o Maneco me ligou, nem imaginava qual seria o meu próximo trabalho. E foi uma surpresa. Eu não cabia em mim. Por mais que sejam nove capítulos apenas, eu sei a importância que as Helenas dele têm para ele. E ainda assim, eu vou continuar na história dele, com um personagem lindo, que tem importância para a trama. Eu estou muito realizada. Então, é meio difícil falar".

Bruna afirmou que, assim como Helena e Luiza, também é decidida e dá valor à sua opinião e à sua liberdade. "Isso eu sempre tive. Tanto a Luiza quanto a Helena são muito parecidas. E eu acho que é coisa de mãe e filha mesmo. São muito parecidas".

Questionada se imaginava estar no lugar onde está hoje em tão pouco tempo, a atriz afirmou que sempre foi sonhadora.

"Eu sempre tive medo dos meus próprios sonhos, porque sempre sonhei muito alto. Eu acho que isso é importante. Tenho muito orgulho do lugar em que estou hoje, do que eu conquistei para mim. E eu sei que ainda tenho muita coisa a conquistar. Não imagino em que lugar eu vou estar daqui a 20 anos. Espero que consiga superar as minhas expectativas", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos