"A Saga", série que levou 13 anos para ser finalizada, estreia na TV Brasil

Do UOL, no Rio

A TV Brasil estreia na próxima terça-feira (21) a série "A Saga – Da Terra Vermelha Brotou o Sangue". Composta por 16 episódios, cada um com 52 minutos, a atração aborda a colonização do oeste paranaense e sul do Brasil – que abrange mais de quatro séculos. Fatos históricos, como a descoberta das Cataratas do Iguaçu no Paraná, em 1541, se misturam a elementos de ficção.

A série levou 13 anos para ser finalizada, envolveu quase cinco mil pessoas, entre atores, figurantes e técnicos, e passou por mais de 30 locações e cidades do estado do Paraná e de Santa Catarina. A obra "acabou sendo uma saga dentro da própria 'A Saga'", de acordo com o diretor Manaoos Aristides.

"Enfrentamos diversas dificuldades, o que levou a interromper os trabalhos dezenas de vezes", explicou ele. Essas interrupções resultaram em histórias curiosas, como a de Daniel Petroscki, escalado para fazer um personagem na pré-adolescência.

No início das filmagens, ele tinha 11 anos. Para o papel do personagem já adulto, o planejamento era colocar outra pessoa. Contudo, os anos de intervalo possibilitaram que o próprio ator – agora com 21 anos – assumisse os dois papéis.

O projeto começou a ser desenvolvido em 1999, em Cascavel (PR), e contou com três cidades cenográficas com dezenas de edifícios da época. As paisagens naturais do sul do país também servem de cenário para a trama cheia de personagens reais e fictícios que se misturam com datas e fatos que marcaram uma história universal.

"A Saga" é apresentada em 16 capítulos através da narrativa do personagem central Audálio dos Anjos, vivido pelo ator João Vitti. A TV Brasil transmite a partir da próxima terça, às 23h30.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos