Polícia de SP desmente reportagem e diz que âncora da Globo induz ao erro

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Marques/Divulgação/TV Globo

    O âncora Rodrigo Bocardi no cenário do "Bom Dia São Paulo"

    O âncora Rodrigo Bocardi no cenário do "Bom Dia São Paulo"

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) emitiu nota nesta quarta-feira (4) apontando erros em uma reportagem veiculada pelo "Bom Dia Brasil" no mesmo dia e disse que o jornalista Rodrigo Bocardi, âncora do jornalístico, "induz o telespectador ao erro".

A reportagem dizia que "os delegados de São Paulo reconhecem que falta estrutura" para investigar um dos crimes que mais crescem na cidade: o latrocínio (roubo seguido de morte) e anuncia uma nova operação da polícia para evitar esse tipo de delito.

Segundo o "Bom Dia Brasil", a polícia irá deslocar equipes para áreas de maior incidência de latrocínios na cidade e que o crime passará a ser investigado por uma delegacia que, de acordo com a reportagem, tem apenas dois delegados e 21 policiais.

Ao fim da reportagem, o âncora Rodrigo Bocardi chama a operação de "tapa buraco". Sua colega de bancada, Ana Paula Araújo, diz que parece que "não há vontade de investigar nada", já que a delegacia responsável pela operação "não tem a menor estrutura". "Falta de respeito às famílias das vítimas.

Na nota, a SSP desmente os dados veiculados, diz que a operação não será feita apenas por uma delegacia e que 235 homens estarão apurando esse tipo de crime.

O documento diz ainda que Bocardi se baseia em informação equivocada. "Bocardi também induz o telespectador a erro ao dar a entender que a Secretaria de Segurança Pública tentou esconder a existência dos 8 casos - 4 de latrocínio e 4 tentativas - ocorridos no final de semana. Ora, a assessoria de imprensa da SSP repassou todas as informações sobre cada caso aos produtores do 'Bom Dia Brasil'. Por fim, Ana Paula Araújo reforça o equívoco de considerar o DEIC sem estrutura, o que seria uma 'falta de respeito' com as vítimas."

Processo

Esta não é a primeira vez que a polícia de SP critica os comentários do jornalista. No último dia 22, em uma nota publicada pelo site "Notícias da TV", o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Benedito Roberto Meira, ameaçou processar os jornalistas Chico Pinheiro e Rodrigo Bocardi, da Globo, por causa de comentários feitos no Bom Dia Brasil do dia anterior.

Ao opinar sobre uma reportagem a respeito de roubos a padarias e estabelecimentos comerciais em São Paulo e em Bauru, Bocardi afirmou que "vai ver que os donos dessas padarias não estão dando o cafezinho e o pão com manteiga", insinuando que policiais recebem dinheiro e alimentos em troca do patrulhamento e proteção.  

No site da PM e perfis da instituição nas redes sociais, o comandante Meira publicou uma carta aberta dizendo que irá enviar o vídeo da Globo para advogados estudarem as "medidas judiciais cabíveis". "Não posso me calar diante de tanta desconsideração por parte dos apresentadores", justificou o policial.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos