Personagem de "Uma Família da Pesada" é morto; produtor explica decisão

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Fox

    Personagens de "Uma Família da Pesada"

    Personagens de "Uma Família da Pesada"

A série de animação "Uma Família da Pesada" matou um de seus principais personagens no sexto episódio da 12ª temporada, exibido na noite do último domingo (24) nos Estados Unidos.

ALERTA DE SPOILER: SE NÃO QUISER SABER DETALHES IMPORTANTES DA SÉRIE, NÃO CONTINUE A LER ESTE TEXTO

A vítima foi Brian, o cão falante da família Griffin. No episódio, que foi intitulado "Life of Brian" ('A Vida de Brian', em tradução livre), o cachorro foi atropelado por um carro enquanto se preparava para ir brincar na rua com Stewie. Os ferimentos de Brian foram muito graves e ele não resistiu.

"Vocês me deram uma vida maravilhosa, eu amo todos vocês", disse Brian antes de morrer. Ele não pôde ser salvo por Stewie, pois a máquina do tempo do garoto estava quebrada e não pôde ser consertada.

  • Reprodução/Youtube

    Cão Brian morre em "Uma Família da Pesada"

A família se despediu do cão com um funeral, no qual todos estavam emocionados. O episódio ainda teve um pulo de um mês, no qual os Griffins apareciam com um novo cachorro de estimação, Vinny – que é dublado pelo ator Tony Sirico, de "Família Soprano"'.

Brian era um dos personagens dublado pelo criador da série, Seth MacFarlane. Ele estava na produção desde seu começo, em 1999. Após a exibição do episódio, a Fox divulgou um tributo ao personagem.

Produtor explica decisão
Em entrevista ao site E! Online, Steve Callaghan, o produtor executivo da série, explicou a opção por matar Brian. "Parecia mais provável que um cachorro fosse atropelado por um carro do que se uma das crianças morresse. Por mais que amemos Brian, o tanto quanto todos amam seus animais de estimação, nós achamos que seria mais traumático perder uma das crianças do que o animal da família".

A decisão de matar algum personagem foi tomada por ser uma forma de fazer uma mudança na série. "Essa foi uma ideia que surgiu na sala dos roteiristas e esquentou as coisas, então nós pensamos que seria um bom jeito de dar uma balançada. Assim que a ideia apareceu, nós começamos a falar sobre como seriam os próximos episódios e ficamos muito animados sobre como essa mudança iria afetar a dinâmica da família e os personagens".  

Veja tributo da Fox a personagem de "Família da Pesada"

Callaghan ainda disse que a equipe da série optou por trazer um novo cachorro no mesmo episódio para suprir a falta de Brian. "A forma como o programa foi concebido por Seth por todos esses anos incluía a família toda – os pais, as crianças e um cachorro. E ao perder Brian, havia um buraco que precisava ser preenchido tanto comicamente como para as relações interpessoais entre os personagens. Sentimos que precisamos preencher aquele papel", afirmou, acrescentando que o novo cão "é um bom par" para Stewie por não deixar o personagem "se safar com suas besteiras".

Questionado sobre como outros atores da série, como Steh Green e Mila Kunis reagiram a novidade, o produtor executivo afirmou que eles ficaram chocados. "Acho que eles ficaram felizes que não foram eles. Acho que eles ficaram surpresos como qualquer um ficaria, especialmente depois de tanto tempo da série. Eles ficaram tão chocados quanto os outros".

O produtor não esclareceu se há ou não a possibilidade de Brian aparecer em episódios do futuro.

Fãs reagem

Nas redes sociais, os fãs da série manifestaram surpresa com a morte e lamentaram o destino de Brian. "Eu estou de coração partido por eles terem matado Brian", escreveu um usuário do Twitter. Outro também lamentou no microblog: "Chocado e triste de ver Brian morto. Ele era meu personagem preferido. Vou sentir falta dele".

"Meu Deus" Eles mataram o cachorro de 'Família da Pesada'? Porque eles tiveram de matar o personagem mais esperto do programa?", escreveu outra fã.

Alguns espectadores criticaram a decisão. "Se o Brian realmente morreu... eu não vou assistir de novo", reclamou um internauta. Outro debochou: "Sala dos escritores de 'Família da Pesada': Ninguém vê nossa série! O que devemos fazer? Roteirista: Matar um personagem e substituí-lo com um novo para fazer as pessoas falarem?"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos