Pai do ator Antonio Firmino diz que filho deixa "legado de dignidade"

Rayder Bragon

Do UOL, em Santa Luzia (MG)

O pai do ator Antonio Firmino disse nesta quinta-feira (14), durante o velório do filho, que ele deixa "um legado de dignidade e senso de respeito' com os familiares e amigos. O corpo do ator está sendo velado no cemitério Belo Vale, na cidade de Santa Luzia, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. O enterro está previsto para ser feito às 17h.

"Ele deixou um legado de dignidade e senso de respeito para com os familiares e os amigos. Era um filho maravilhoso e que construiu tudo na vida dele por meio do trabalho", disse Antonio Firmino Sobrinho, 69. Emocionado, o pai do ator disse que a família ficou arrasada com a notícia.

  • Rayder Bragon/UOL

    Maria da Piedade Ferreira Firmino, 65, e Antonio Firmino Sobrinho, 69, pais do ator Antonio Firmino, se despedem do filho em velório na cidade de Santa Luzia

"Passa um filme na cabeça da gente. Eu não tenho como medir a dimensão da dor que estou sentindo. Abala toda a estrutura da família", afirmou.

Já Maria da Piedade Ferreira Firmino, 65, mãe do artista, revelou que o filho sempre a ajudou dentro de casa.

"Ele foi um filho que nunca me respondeu e sempre me ajudava em casa. Ele era determinado, uma pessoa que queria vencer na vida", disse.

Ela disse ter falado com o filho por telefone no último domingo. "Ele estava bem. Não estava com aquela alegria costumeira, mas estava bem", contou.

Antidepressivo

Núbia Alice Firmino, uma das irmãs de Antonio Firmino, disse ter percebido que o irmão estava preocupado com o fim do seu mais recente trabalho na TV Globo (ele participou da novela "Sangue Bom"), mas nada que, segundo ela, lhe despertasse preocupação.

Núbia, revelou, no entanto, que o irmão estava fazendo uso de antidepressivos. Os pais do ator disseram não acreditar na hipótese de o filho ter consumido algum tipo de droga.  

"Ele estava meio triste com o fim da novela e do seu contrato. Você sabe como é, né? Acabou o contrato, eles têm de se preocupar em arrumar outro", disse Núbia, que minimizou o fato de Firmino usar o medicamento, cujo nome ela não revelou.

"Ele estava usando antidepressivo, como eu estou usando também por estar passando por um tratamento contra um câncer que tenho. Isso é normal, não era nada de mais. Acho também que ele se preocupava muito com o meu estado de saúde", disse a mulher, que não descreveu qual tipo de câncer está combatendo.

  • Rayder Bragon/UOL

    Parentes e amigos se despedem do ator Antonio Firmino em cemitério na região metropolitana de Belo Horizonte (MG)

Mais cedo, a irmã do ator contou ao UOL que Antônio já havia lutado contra o vício em álcool. "Ele já teve problemas com álcool, mas havia superado isso há um ano", contou.

Morte

Antonio, que recentemente interpretou o personagem Evandro em "Sangue Bom", foi encontrado morto em seu apartamento no bairro Gardênia Azul, na baixada de Jacarepaguá, no Rio, na noite da última terça, pela namorada Débora Maria, que está grávida de seis meses dele.

De acordo com a perícia feita no imóvel, foi encontrado material para consumo de entorpecentes. A polícia não informou, contudo, quais substâncias tóxicas foram achadas.  Uma possível overdose como causa da morte não está descartada.

A causa da morte, por enquanto, é tratada como "morte súbita", revelou a irmã, Núbia, contando que a família irá aguardar o período de aproximadamente 30 dias para que o laudo definitivo esclareça o que houve com o ator.

Núbia ainda contou que o filho que Débora Maria espera de Antonio é um menino. A criança iria se chamar Miguel, mas, devido à morte do pai, terá o Antônio acrescido em seu nome – a família, contudo, ainda não sabe se ele se chamará Miguel Antônio ou Antônio Miguel.

Além do bebê que está para nascer, Antonio também deixa uma filha, Maria Luiza, de seis anos.

Carreira

Na Rede Globo, o ator participou das novelas "Passione", "Viver a Vida", "Pé na Jaca" e "Malhação", além das séries "Os Caras de Pau" e "Toma Lá, Dá, Cá".

Ele também participou dos filmes "Meu Nome Não é Johnny" e "O Casamento de Gorete".

Recentemente, Antonio gravou o seriado "Homens Querem Casar e Mulheres Querem Sexo", que participa nesta quarta do Festival Internacional de Televisão, no Rio. O elenco fará uma homenagem para o ator.

A atriz Juliana Alves lamentou a morte do colega e deixou uma mensagem na rede social Instagram:

  • Reprodução/Facebook

    Atriz Juliana Alves se despede do colega Antonio Firmino, eles trabalharam juntos na novela "Duas Caras", da Globo

A atriz Letícia Spiller, que trabalhou com Antonio no filme "O Casamento de Gorete", também lamentou a morte do colega e publicou uma imagem ao lado dele.

  • Reprodução/Instagram

    Atriz Letícia Spiller se despede do ator Antonio Firmino, que morreu aos 34 anos

O ator e apresentador Otaviano Costa usou o Twitter para se despedir do colega de profissão.

O ator, humorista e produtor Allan Rodrigues também lamentou a morte de Firmino no microblog. Os dois trabalharam juntos em "Viver a Vida", trama exibida em 2009 na Globo.

No Instagram, o produtor de elenco Marcos Reis publicou uma foto de Firmino e contou que recebeu uma mensagem do ator há pouco tempo.

"Dia triste e surpreso. Pessoa de um sorriso único! Antônio Firmino nos deixou hoje. Me mandou mensagem há pouco e nos deixa sem dizer adeus. Agora está lá nos braços do homem que o chamou para seu convívio! E nos deixou perplexo! Rezo para que Deus o receba com o mesmo sorriso que ele nos oferecia", escreveu na rede social.

 

 

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos