"Downton Abbey" causa polêmica ao exibir cena de estupro
Do UOL, em São PauloA série britânica "Downton Abbey" causou polêmica entre seus espectadores na noite de domingo (6), após a exibição de uma cena em que uma das principais personagens da trama é estuprada.
Segundo o jornal "Daily Mail", foi exibido antes do início do programa apenas um aviso informando que ele continha "cenas violentas que podem incomodar alguns espectadores".
No episódio, o terceiro da quarta temporada, Anna Bates (Joanne Froggart) é abordada por um criado chamado Mr. Green (Nigel Harman). Ele beija a empregada doméstica, que é casada, contra sua vontade. Quando a mulher resiste, porém, ele a agride com um soco e a arrasta até um quarto vazio, onde a empurra sobre uma mesa.
O estupro não chegou a ser exibido explicitamente, mas era possível ouvir sons de golpes e os gritos de Anna enquanto apenas a entrada do quarto era mostrada. Em cenas seguintes, a personagem apareceu com machucados no rosto enquanto pedia ajuda a uma colega.
A cena de violência sexual foi duramente criticada por fãs da série nas redes sociais, apesar de ter sido exibida às 21h (horário local), quando programas que contém violência já podem ir ao ar.
No Twitter, uma fã identificada como Gehenna classificou a cena como "moralmente repreensível". "Para um drama familiar, 'Downton Abbey' usar violência contra a mulher como um elemento da história é moralmente repreensível", escreveu.
Outra espectadora, chamada Caroline Farrow, destacou que a exibição da cena foi ruim apesar do aviso dado antes da exibição. "Aparentemente @DowntonAbbey deu um aviso genérico de violência antes de começar. Mea culpa. Mas ainda assim, foi bem desagradável".
Outros espectadores ameaçaram denunciar a ITV, emissora responsável pela série, para o Ofcom, órgão que regula as comunicações na Inglaterra.
Ator defende cena
Nigel Harman defendeu a cena em entrevista ao programa "This Morning". "É uma história chocante e corajosa, que me impressionou quando eu recebi o roteiro. Para uma série como 'Downton', foi realmene uma ideia corajosa e arriscada", afirmou.
"Nós tentamos algo que - assim como na vida real - seria chocante", acrescentou o ator.