UOL visita locações de "Breaking Bad" na cidade americana de Albuquerque

Jorge Corrêa
Do UOL, em Albuquerque (EUA)

Produtores e diretores de "Breaking Bad" sempre admitiram: um dos acertos foi colocá-la em uma cidade real e sem fantasias, fórmula que já tinha funcionado com outras séries de sucesso, como "Os Sopranos", cuja história se passa em Nova Jersey. Dessa maneira, Albuquerque, no Estado do Novo México, virou uma personagem do show, assim como Walter White (BRyan Cranston) ou Jesse Pinkman (Aaron Paul).

A maior parte das cenas externas da série foi gravada em locações reais da cidade: casas, restaurantes, ruas, estradas no deserto e até mesmo o lava-rápido. Andar por Albuquerque é se ver passeando por locais muito familiares para os fãs da série que acaba neste domingo (29) nos Estados Unidos.

Os moradores locais estão vivendo um misto de ansiedade com o final da série - para saber o destino dos personagens que eles acompanham em suas próprias ruas por cinco anos - com o saudosismo que vão sentir. "Estou empolgada com o que pode acontecer, mas estou triste porque está acabando. Acho incrível [a série se passar na minha cidade]. Fico procurando lugares que eu já estive e que eles filmaram", disse a enfermeira Ashley Candelaria.

"Ficamos um pouco tristes porque deixaremos de ter alguns visitantes, mas as pessoas estão viciadas no show. Acho que vai ficar tudo bem, já temos muito mais turistas agora e ajudou muito a economia. Temos muitos turistas apenas pelos produtos. As pessoas querem coisas ligadas ao programa, os doces, as camisetas, o chapéu, algo que tenha 'Breaking Bad', querem visitar todos os lugares onde teve filmagem", completou Candy Lady, senhora que produz os doces que foram usados como metanfetamina nas primeiras temporadas.

Para os moradores, mesmo com o final do seriado, o legado será mantido. Pelo menos nos próximos anos, Albuquerque continuará a ser lembrada como cenário de uma das séries de mais sucesso na década. "Acho que foi realmente importante, porque nos colocou no mapa", explicou Andre West-Harrison, que criou e vende sais de banhos azuis, muito parecidos com a droga produzida por Walter White no seriado.

"No estado do Novo México, Santa Fé é a primeira cidade que vem à mente, mas nós fazemos muito mais trabalhos na TV do que lá. Albuquerque faz parte dessa área metropolitana e agora as pessoas sabem de nós por causa do show", completou, lembrando de outras produções que foram filmadas por lá, como "Os Vingadores", "Vegas", "In Plain Sight", "O Exterminador do Futuro - A Salvação" e o primeiro "Transformers".

Publicidade negativa

Apesar do sucesso de "Breaking Bad", alguns moradores de Albuquerque viram uma publicidade negativa para a cidade em relação à temática do seriado. O show passaria a impressão errada de que o local sofre com o problema de tráfico e uso de metanfetamina. A polícia local divulgou relatórios nos últimos três anos mostrando que é incipiente os casos de apreensão da droga no local.

A dona do restaurante "Dog House", local que aparece na série com o nome real, é uma das pessoas que não gostou muito da imagem que a série passou para a cidade. "Você quer realmente saber? Eu nunca vi um episódio de 'Breaking Bad', mas digo que não vendemos drogas aqui. Tento não pensar nisso. No fim, está sendo OK, todo mundo adora", disse a mulher, que preferiu não se identificar.

"Tem um pouco de publicidade ruim, parece que Albuquerque tem problema com metanfetamina, mas não é o caso. Tivemos é um grande show que se passou aqui, que usou atores locais, cenários daqui, foi realmente bom para a cidade", minimizou Andre West-Harrison.