Olivier Anquier diz que programas da tarde subestimam inteligência do público
James Cimino
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação/GNT
Olivier Anquier e os 18 participantes do reality "Cozinheiros em Ação" que estreia no GNT
Estreia nesta quinta (26), às 21h30, no canal GNT o reality de culinária "Cozinheiros em Ação", em que 18 aspirantes a chef de cozinha disputam um prêmio de R$ 10 mil e uma cozinha completa. No comando da atração, está o francês radicado no Brasil Olivier Anquier que, junto aos chefs Ivan Achcar, Monica Rangel e Renata Vanzetto, avalia a qualidade dos pratos produzidos pelo grupo que reúne pessoas de várias idades, experiências e regiões do país.
O UOL acompanhou uma gravação do programa em que os candidatos deveriam preparar um menu de sopas e, durante esse tempo, conversou com Anquier, que explicou como chegou ao reality e por que não conseguiu apresentar o "Programa da Tarde" da Record, em sua primeira versão, mais que um mês.
"Devido ao sucesso do 'Diário do Olivier' no 'Domingo Espetacular', o Hélio Vargas [diretor] me chamou para ficar nesse programa vespertino, que já se chamava 'Programa da Tarde'. Eu não suportava. Não sou ladrão de tempo. [Fazer isso] é achar que o telespectador é um idiota. Me incomodava muito. Então pedi para sair. Porque é um tipo de comunicação que não é a minha. Você usou bem a expressão. É encher linguiça. Gerou um problema. Eles não estão acostumados a ouvir pessoas pedindo pra sair."
Como não deu certo, Olivier propôs ao mesmo diretor uma ideia de programa de culinária com auditório, plateia e atividades paralelas. Só que dessa vez foi Vargas que despejou um balde de água fria no francês. "Ele me disse: 'você não é apresentador, você nunca foi apresentador, você não tem condições de ser apresentador, até porque as pessoas não te entendem'. Falei: 'então tá bom!' Faz 33 anos que eu vivo aqui e não consegui perder o sotaque."
Só depois disso que o chef recebeu o convite para apresentar o reality, para o qual, segundo ele, foi convidado para dar "uma alma" ao produto. "Não interfiro em nada, que esse não é meu papel. Só tenho que administrar a fervura."
O jogo
Os 13 episódios de "Cozinheiros em Ação" têm uma hora de duração e são dirigidos por Roberto D'Avila. Nos primeiros cinco episódios, os concorrentes são divididos em dois grupos, os aventais pretos versus aventais brancos. Nos desafios desta primeira fase da competição, os participantes têm a oportunidade de mostrar suas habilidades com carnes, sopas, pratos vegetarianos, peixes e frutos do mar.
Quem não agradar a bancada de jurados, está fora do jogo. A partir do sexto episódio, a disputa fica ainda mais acirrada: os grupos se desfazem e os candidatos competem entre si, realizando duas provas individuais a cada programa. As melhores receitas colocam os participantes mais perto da grande final, que tem como tema o tradicional almoço de domingo em família.