Novela britânica homenageia chegada do bebê real em capítulo

Do UOL, em São Paulo

A novela "EastEnders", da emissora britânica BBC, fará uma homenagem ao nascimento do primeiro filho de Kate e William no capítulo desta terça-feira (23). O bebê real nasceu na última segunda, em Londres, de parto normal.

A BBC anunciou a decisão de acrescentar a homenagem no capítulo no blog oficial da novela. Na cena, gravada de última hora na noite de segunda, os personagens Dot Cotton (June Brown) and Abi Branning (Lorna Fitzgerald) discutem as notícias sobre o bebê.

"É um menino! E para nos juntar ao país nas celebrações, nós filmamos uma cena especial para marcar o nascimento do bebê do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge", dizia o texto do blog.

Um representante da novela também comentou o caso: "Essa é uma ocasião tão importante para a família real, o país e os residentes de Walford que sentimos que deveríamos marca-lo na história de 'EastEnders'".

Walford é o bairro londrino ficcional onde se passa a novela, que mostra o cotidiano dos moradores dessa comunidade. A trama está no ar desde 1985.

Outras homenagens já foram feitas por "EastEnders", lembrou o blog da produção. "Ao longo dos anos, nós filmamos muitas cenas especiais, como por exemplo o casamento do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, referências à Copa do Mundo, às Olimpíadas e, recentemente, à vitória de Andy Murray em Wimbledon", dizia o texto. 

O bebê nasceu às 16h24 (horário de Londres) da segunda-feira, pesando 3,798kg. William acompanhou o parto e estava presente na hora do nascimento.  O recém-nascido terá o título de príncipe de Cambridge, é o terceiro na linha sucessória para se tornar futuro rei e o terceiro bisneto da rainha Elizabeth.

Os pais de primeira viagem passaram a noite no hospital e devem deixá-lo ainda nesta terça com o bebê, de acordo com o tabloide The Sun. No entanto, isso só deve acontecer no fim da tarde, por volta das 18h (horário de Londres). Há ainda a possibilidade de eles ficarem mais uma noite no local e sairem só na quarta.

Os pais de Kate, Carole e Michael Middleton, entraram no hospital para visitar o casal. Não se sabe se ambos ainda devem receber mais visitas ao longo desta terça.

Kate e William, aliás,  divulgaram um comunicado agradecendo à equipe do hospital londrino St. Mary.

Na mensagem, publicada em um site oficial da realeza com o título "Uma mensagem do Duque e da Duquesa de Cambridge", o casal diz que recebeu um "enorme cuidado" e se diz agradecido pela compreensão de todos durante essa fase.  

Veja o comunicado:

"Nós gostaríamos de agradecer à equipe da ala Lindo e todo o hospital pelo enorme cuidado que nós três recebemos. Nós sabemos que foi uma época muito movimentada no hospital e gostaríamos de agradecer a todos – equipe, pacientes e visitantes – pela sua compreensão nesse momento"

Gravidez comentada
O príncipe Charles, pai de William, declarou que "tanto ele quanto sua esposa [a madrasta de William, Camilla Parker-Bowles] estão muito felizes com o nascimento". 

Charles Spencer, irmão mais novo de Diana e tio-avô do filho de Kate e William, manifestou animação com o nascimento do herdeiro real em um comunicado enviado à revista "US Weekly". "Nós estamos muito felizes. É uma notícia maravilhosa", afirmou.

Ele ainda relembrou o nascimento de sua irmã: "Meu pai sempre nos contava que Diana nasceu em um dia de calor intenso em Sandringham, em julho de 1961. [Com a chegada do filho de William,] é outro dia de verão muito feliz, meio século depois".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e outras personalidades comentaram o nascimento. Veja aqui.

A gravidez de Kate foi anunciada em dezembro de 2012, depois de meses de rumores. No dia do anúncio, Kate foi internada em um hospital, para tratar de complicações da gravidez, que poderiam afetar a gestação e limitariam as aparições públicas da duquesa. Mas, a partir do terceiro mês de gestação, Kate apareceu ativa e compareceu a uma série de eventos sociais.

Nomes
O nome do bebê deve demorar dias para ser revelado. Os ingleses tiveram que esperar uma semana para saber o de William e um mês para saber o de Harry.

Segundo uma pesquisa publicada pelo jornal britânico "Mail on Sunday", entre os nomes que os britânicos gostariam de dar para o novo membro da casa real, os preferidos eram James, no caso de um príncipe, ou Victoria, se fosse uma princesa.

De acordo com o jornal "Sunday Times", as preferências mostram uma tendência tradicionalista, já que James I foi um soberano muito apreciado na história do país, reinando entre 1603 e 1625.

Kate e William tem 42 dias, contando a partir de segunda, para registrar o nascimento, informou o "The Guardian". Tradicionalmente, os herdeiros reais são registrados em casa por um escrivão.


[playlist-here]