"É parte da maturidade democrática", diz Danny Glover sobre protestos no Brasil
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação/Globo
Danny Glover dá entrevista ao Jô Soares
O ator norte-americano Danny Glover foi o convidado desta segunda-feira (1) do "Programa do Jô", onde falou sobre seu envolvimento com o ativismo e sobre as recentes manifestações populares no Brasil.
"Pelo que ouvi e entendi da dinâmica que está acontecendo, acho que as manifestações são uma parte muito importante da maturidade democrática do país", disse o ator, conhecido por filmes como "Máquina Mortífera" e "A Cor Púrpura".
Glover, que é casado com a professora universitária brasileira Eliane Cavalleiro, é embaixador da Boa Vontade para o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Ele está no país para participar de de um evento sindical.
"É sobre ter uma voz a ser ouvida. E são o futuro do país", o ator falou sobre os jovens irem às ruas. "Onde está a democracia se não há divergência e diálogo?", completou.
Danny Glover também comentou sobre o desafio de se eliminar a pobreza no mundo, o que considera um dos principais desafios para o século 21. "Com tanta riqueza e tecnologia que temos, agora é o momento de distribuirmos essa riqueza. Precisamos salvar a humanidade e esse lugar frágil chamado planeta Terra também".
Durante a entrevista, o ator também falou sobre a história da luta pelos direitos civis e sobre o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de quem é amigo. "Ele contribuiu tanto para o mundo e seu país. Parece que as suas palavras não são só dele, mas que pertencem a toda a humanidade".