"Klara Castanho quis saber o que eu senti quando recebi o diagnóstico de lúpus", conta Astrid

Claudia Dias

Do UOL, no Rio

  • Francisco Cepeda e Caio Duran/AgNews

    Astrid Fontenelle

    Astrid Fontenelle

Colega e fã do trabalho de Klara Castanho desde o seriado "Mothern", no GNT, Astrid Fontenelle ofereceu ajuda assim que soube que a personagem da menina em "Amor à Vida" teria lúpus, uma doença autoimune. "Eu a conheço desde que ela era pequena e, assim que soube, a parabenizei pelo twitter e disse: 'se precisar, grita!'", contou a apresentadora, que teve a doença diagnosticada no início de 2012.

A jovem atriz, de 12 anos, conversou com Astrid principalmente para entender como a apresentadora reagiu quando soube que tinha lúpus. "Ela me ligou e contou que já tinha algum conhecimento sobre os sintomas e tratamento da doença. Mas me fez uma pergunta ainda mais difícil. Ela queria saber o que eu senti quando recebi o diagnóstico. Ela disse que, para interpretar, queria saber o que uma pessoa sente quando descobre uma doença crônica. Foi uma responsabilidade explicar, para uma criança, de que forma ela poderia fazer a personagem dela sentir", afirmou. 

Astrid explicou as restrições que a doença traria para a vida da personagem de Klara. "Por exemplo, não posso tomar sol mas, aos 52 anos, já tomei todo o sol que podia na vida. Imagina o que sentiria uma criança de 12 anos, ao saber disso? Na verdade, ela queria saber sobre a parte emocional, mas fiz ela ver que uma coisa é uma pessoa mais velha e outra é uma criança de 12 anos", disse.

Para a apresentadora, uma novela apresentar o assunto em rede nacional vai ajudar no diagnóstico. "Na verdade, essa doença não era diagnosticada. A gente via muita gente morrendo com lesões nos rins ou no fígado, sem saber que elas podem ter sido causadas pelo lúpus. Eu mesma, não sabia muita coisa sobre a doença. Até hoje, eu vejo uma enxurrada de gente com doença autoimune ou com lúpus agradecendo a oportunidade de ver a doença exposta, principalmente por uma pessoa que está bem. E ver isso discutido em uma novela, pode ajudar ainda mais gente", finalizou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos