Baterista dos Paralamas fala do Brasil na 2ª Guerra no "Agora é Tarde"
Do UOL, em São Paulo
-
Vinícius de Melo/Divulgação/Band
Danilo Gentili conversa com João Barone sobre a 2ª Guerra Mundial
João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso, foi o convidado desta terça (11) do "Agora é Tarde", na Band. O músico falou no programa sobre seu livro "1942 – O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida", sobre a participação do país na 2ª Guerra Mundial.
"Resolvi falar dessa história tão incrível do Brasil na Segunda Guerra Mundial", disse Braone ao apresentador Danilo Gentili durante a entrevista. "Muitos historiadores afirmam que o país só entrou para o século 20 ao participar do confronto", completou.
Barone é colecionador de itens do conflito, e diz que o artefato mais valioso que tem é a medalha identificação de seu pai, um dos 25 mil brasileiros a participar do conflito. "Mas isso de colecionar coisas da Guerra é meio complicado. Outro dia eu estava na Benedito Calixto e um cara me ofereceu a cueca do Hitler", brincou.
"Meu livro tenta tirar um pouco esse mito que os americanos obrigaram o Brasil a entrar na guerra", prosseguiu Barone. "Quando começou essa polarização do mundo contra o nazismo, o presidente Vargas se aliou aos Estados Unidos e muita coisa boa aconteceu aqui por isso".