Atriz transexual de "Salve Jorge" diz sentir a "mesma dor" da personagem

Renato Damião

Do UOL, no Rio

  • Reprodução

    Maria Clara Spinelli vive Anita em "Salve Jorge"

    Maria Clara Spinelli vive Anita em "Salve Jorge"

Em uma de suas primeira aparições em "Salve Jorge", a personagem Anita agradeceu a vilã Wanda (Totia Meirelles) pela oportunidade de realizar a tão sonhada cirurgia de mudança de sexo. Maria Clara Spinelli, intérprete da transexual na trama de Glória Perez sabe muito bem o que é isso. Em conversa ao UOL, a atriz não quis entrar em detalhes sobre o procedimento, realizado já há algum tempo, mas disse guardar a "mesma dor" de Anita.

"Busquei a Anita dentro de mim, e das referências que eu tenho de outras pessoas que acho que poderiam ser Anitas. Temos uma dor semelhante, que no meu caso já foi resolvida, mas no dela ainda não", explicou Maria Clara. "Mas Anita é uma pessoa cheia de vida, e tento aprender com ela. Ela é uma mulher muito mais exuberante do que eu também. Às vezes eu vejo as cenas na TV e penso: 'Nossa, de onde saiu tudo isso?'", acrescentou ela aos risos.

Para Maria Clara, uma transexual na novela das oito da Globo é uma "quebra de barreiras". "Acho que a novela é uma obra transgressora neste sentido, que foi ousada. Vivemos um momento muito importante na sociedade brasileira, onde estamos lutando pelo direito de respeito e dignidade às chamadas minorias sexuais. Então, essa obra da Glória é fundamental para trazer ao grande público todas estas questões, de uma forma positiva", comparou.

Além de Maria Clara, "Salve Jorge" também apostou em Thammy Miranda, homossexual assumida. "A Thammy está devolvendo para a Glória, em talento e reconhecimento do público, tudo o que a Glória depositou nela em confiança e responsabilidade", elogiou a atriz.

  • Reprodução

    Maria Clara em cena de "Salve Jorge"

"As travestis e transexuais estão muito mais expostas ao crime"
Indagada sobre a questão do tráfico humano, Maria Clara afirmou que nunca chegou a conhecer alguém que tenha passado pelos problemas, mas acredita que há quem sofra mais do que essas meninas que sonham com fama e fortuna em outro país. "As travestis e transexuais  estão muito mais expostas ao crime, porque elas são colocadas à margem pela sociedade. Então, essas pessoas são muito mais vítimas."

Moradora de Assis, interior de São Paulo, a atriz disse que a repercussão "está sendo maravilhosa" e garantiu não temer ficar marcada por personagens transexuais. "Acredito mesmo que, se eu fizer um bom trabalho como atriz, outros bons personagens, como Anita, aparecerão, sejam eles transgêneros ou não".

Revelada no filme "Quanto Dura o Amor?", Maria Clara se prepara que subir ao palco quando "Salve Jorge" chegar ao fim. Na peça "Charllotty", a atriz será Esther, mulher de um pastor "extremamente conservador. O convite, segundo ela, já é um reconhecimento de como sua arte está à frente da sexualidade. "Eu posso estar enganada, mas, com esse presente que Glória está me dando, acho que já estou sendo reconhecida como atriz.."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos