Comercial com atriz de "Seinfeld" sai do ar por ofender mulheres acima do peso

Do UOL, em São Paulo

Um comercial de um canal de TV estrelado pela atriz Julia Louis-Dreyfus, conhecida pela atuação em "Seinfeld", foi tirado do ar em Israel por fazer piadas com uma mulher acima do peso.

Uma associação de Capacitação da Comunidade enviou uma carta formal ao CEO do canal de TV Yes, Ron Ayalon, e ao governo dizendo que pessoas com sobrepeso estavam sendo tratadas de maneira ofensiva.

No comercial, Louis-Dreyfus parabeniza uma mulher no elevador por sua gravidez, quando a mulher, que come um pacote de salgadinhos, explica que não está grávida. O que acontece depois disso são tentativas da atriz de "Seinfeld" em "reparar" o erro, cometendo erros ainda mais graves. No fim, ela diz que a mulher não está grávida porque, obviamente, nunca namorou ninguém.

Segundo a associação, "não há justificativa para reafirmar o estigma de que uma mulher acima do peso está grávida ou é gorda demais para namorar alguém". A intenção do comercial era mostrar que espectadores que não assinam o canal em questão podem reparar o erro mudando para o Yes, que exibe a série "Veep", estrelada por Louis-Dreyfus.

Na última quarta-feira, o órgão regulador da mídia em Israel tirou o comercial do ar por tempo indefinido. "O Comercial do Yes tem sido ofensivo para uma porção do público, apesar da inerente liberdade de expressão da mídia", disse o comunicado. "Após um novo pedido de recolocar o material no ar, as autoridades precisarão reexaminar o comercial e tomar uma decisão".

O canal Yes ainda divulgou um pedido de desculpas e explicou que o comercial foi baseado em outros personagens interpretados pela atriz. "Se alguém está sendo ridicularizado pelo comercial, esse alguém é a prórpia Julia que é quem está cometendo todos aqueles erros", diz o comunicado. "Não foi nossa intenção ofender qualquer grupo, nós sentimos profundamente".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos