Retrospectiva 2012

De Crô a Carminha, veja os personagens de novelas que marcaram a TV em 2012

Nilson Xavier

Do UOL, em São Paulo

Entra ano e sai ano, uma novela substitui a outra, em vários horários e emissoras. Dois mil e doze foi um ano e tanto para a TV, com pelo menos três novelas que tiveram grande destaque: "Avenida Brasil", "Cheias de Charme" e "Carrossel". Se não representaram alguma inovação no gênero, pelo menos a repercussão provou que o formato ainda tem fôlego, pode se reciclar e se adaptar para concorrer com as novidades da vida moderna.

O ano trouxe uma galeria de personagens marcantes, que amamos, odiamos e torcemos, com os quais rimos e nos emocionamos. Que entraram para a história da TV ou, pelo menos, que ficarão por um bom tempo ainda na memória do público.

  • 5551
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2012/12/17/qual-desses-personagens-de-2012-ficarao-para-sempre-em-sua-memoria.js

- Crodoaldo Valério, o Crô (Marcelo Serrado): o caricato mordomo gay de "Fina Estampa" deu o que falar e roubou a cena em meio às brigas entre as arqui-inimigas Griselda (Lília Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). O segredo da identidade de seu amante foi mistério na novela, mas frustrou o público que ficou sem saber a resposta, ao final. Crô até saiu da telinha da TV e foi parar na telona do cinema. Hum!

- As irmãs Ana e Manuela Fonseca (Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano): a sensível relação entre as duas irmãs de "A Vida da Gente" foi o alicerce da novela e mostrou que na vida real não existe vilão ou mocinho: todos somos passíveis de erros e fraquezas, bem como de atos grandiosos. No ar, a história com tons de realismo fez jus ao título da novela.

- Melissa e Virgílio (Cássia Kis Magro e Osmar Prado): a dupla de vilões de "Amor Eterno Amor" foi o grande destaque da novela. Os atores souberam dar o tom certo para que seus personagens não caíssem na caricatura simples e fácil, tornando-os tipos complexos, muito mais do que alegóricos.

- Personagens de "Avenida Brasil": uma novela que não dá para citar apenas dois ou três personagens que se destacaram. Foram tantos que caíram no gosto popular que inevitavelmente uns e outros ficarão de fora. As inimigas Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella) para sempre serão lembradas, seja pela interpretação magistral das duas atrizes, ou pelos embates e dramas de suas personagens. Mas não dá para deixar de citar Tufão (Murilo Benício), Max (Marcello Novaes), Mãe Lucinda (Vera Holtz), Nilo (José de Abreu), Leleco (Marcos Caruso), Muricy (Eliane Giardini), Suelen (Ísis Valverde), Adauto (Juliano Cazarré), Darkson (José Loreto), Zezé (Cacau Protásio), Janaína (Cláudia Missura), as meninas Ágata (Ana Karolina Lannes) e Ritinha (Mel Maia), e tantos outros.

- "Nameless" (Paloma Duarte): a novela "Máscaras" foi a mais criticada do ano, mas Paloma Duarte destacou-se com sua personagem dúbia que nem nome tinha.  Tanto que a atriz foi a porta-voz da novela no último capítulo, em que deu um bonito depoimento enaltecendo o trabalho do ator.

- Empreguetes (Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond) + Chayene (Cláudia Abreu) + Socorro (Titina Medeiros): "Cheias de Charme" cativou o público como há muito tempo não se via no horário das sete da Globo. Com humor e o apelo musical, a vilã Chayene e sua "personal curica" Socorro arrancaram gargalhadas e marcaram as carreiras de Cláudia Abreu e de Titina Medeiros - uma das revelações do ano. Entre as empreguetes, o destaque foi Penha, a empreguete pé-no-chão vivida por Taís Araújo.

- Elenco infantil de "Carrossel": o grande sucesso do SBT em 2012, com público infantil cativo e audiência fiel. Atualmente, é a única novela com audiência dentro da meta das emissoras. Os alunos da Escola Mundial tornaram-se adorados pela criançada. Em especial Cirilo (Jean Paulo Campos) e Maria Joaquina (Larissa Manoela).

- Coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker) e Dona Doroteia (Laura Cardoso): nem Gabriela, nem Nacib ou Mundinho Falcão. Os personagens da novela "Gabriela" que ficarão na memória do povo são coadjuvantes e se destacaram graças ao talento de seus intérpretes: o coronel bruto,
mas que se revelou um homem sensível ao longo da trama, e a fofoqueira-mor de Ilhéus. De quebra, os bordões "Vou lhe usar!" (do Coronel Jesuíno) e "Jesus Maria José!" (de Dorotéia) se popularizaram, viraram memes na Internet e charges engraçadinhas no Facebook.

- Baronesa Constância (Patrícia Pillar): a vilã de "Lado a Lado" já rendeu a Patrícia Pillar o apelido de "Flora de época", ou "bisavó da Flora" – referências à inesquecível personagem má que a atriz viveu na novela "A Favorita", em 2008.

- Morena (Nanda Costa): a protagonista de "Salve Jorge" já deu mostras do potencial da personagem e do talento de sua intérprete. Morena é a típica heroína de Glória Perez e o papel cai como uma luva para Nanda Costa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos