Desenho brasileiro "Peixonauta" nada em águas internacionais e fecha contrato com a China
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação
Primeira série de animação brasileira, "Peixonauta" é exibida em 73 países
A série de TV "Peixonauta", primeira animação 100% brasileira, cujo filme estreia nesta sexta-feira (9), é exibida em 73 países, como Quatar, Coreia, México e Estados Unidos, e, agora, fechou um contrato de representação com uma produtora de animação chinesa.
Dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, "Peixonauta" é uma produção da TV PinGuim em associação com o canal Discovery Kids, onde é líder de audiência.
O contrato com a China foi firmado com a empresa Alpha Animation & Culture, do grupo Auldey, que atualmente é um dos maiores da China atuando junto ao público infantil. Chamada internacionalmente de "Fishtronaut", a série encantou os chineses por "ter uma proposta diferenciada, em história e animação, dos conteúdos apresentados na Ásia, onde tem o Anime como presença maior", conforme divulgado pela assessoria de imprensa.
Representada pela Alpha Animation, a série espera aprovação do governo chinês para ser veiculada no JaiJai, canal de TV por assinatura de programação infantil, segundo o distribuidor Maelo Bitelli.
"Fishtronaut" acabou de ser apresentado para o mercado chinês na 4ª feira anual de animação de Dongguan, no sudeste da China, onde a TV PinGuim esteve presente a convite do Governo local. A série ainda será divulgada oficialmente para os outros mercados asiáticos na Asian TV Forum (ATF), em Cingapura, que acontece no início de dezembro.
Veja um episódio em inglês da série de TV "Peixonauta"
Nas telonas
Antes da estreia na televisão, o peixe que veste roupa de astronauta foi elaborado por seus criadores como um longa-metragem. "Peixonauta - Agente Secreto da O.S.T.R.A.", que já foi exibido em festivais, traz cenas inéditas misturadas com alguns episódios já exibidos na TV.
Neste filme de 92 minutos de duração, o peixe recebe a notícia de que poderá ganhar o distintivo especial de agente secreto da O.S.T.R.A (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental). Para isso, ele terá que resolver sete missões.
Os mistérios aparecem um após outro. Falta de luz no Parque das Árvores Felizes, desaparecimento de animais e falta de água. As pistas são dadas pela POP, a bola mágica, e, com a ajuda de Marina e do macaco Zico, o peixe conseguirá solucionar os mistérios.