Com só duas semanas de atraso, "Arrow" traz heróis da DC para TV por assinatura no Brasil

Ana Maria Bahiana

Do UOL, Em Los Angeles (EUA)

  • Divulgação

    O episódio de estreia tem direção de David Nutter, responsável pelo piloto de "Smallville", e a narrativa segue as origens do herói (19/10/12)

    O episódio de estreia tem direção de David Nutter, responsável pelo piloto de "Smallville", e a narrativa segue as origens do herói (19/10/12)

Depois do sucesso de Smallville, o canal norte americano CW volta ao universo da DC Comics com "Arrow", uma nova série inspirada nas aventuras do Arqueiro Verde dos quadrinhos. O piloto foi ao ar nos EUA no dia 10, quando foi visto por mais de 4 milhões de espectadores. No Brasil, a estreia está prevista para esta segunda (22), às 22h, no canal de TV por Assinatura Warner Channel.

O episódio de estreia tem direção do mesmo David Nutter responsável pelo piloto de "Smallville" e ocupa-se das origens do herói. O super playboy Oliver Queen sobrevive a um naufrágio no Pacífico, passa cinco anos vivendo árduamente numa ilha deserta e, resgatado, decide honrar a memória do pai usando seus recém-encontrados dons atléticos para destruir os poderosos opressores e corrigir os grandes males sociais.

Criada e desenvolvida por Marc Guggenheim, roteirista das histórias do Flash para a DC Comics e um dos roteiristas e produtores do filme "Lanterna Verde" (2011), "Arrow" é estrelada por Stephen Amell ("Private Practice") como o bilionário Queen. Em sua identidade secreta, ele se transforma numa espécie de Robin Hood contemporâneo, defendendo os fracos com um arco e flecha altamente incrementado.

Katie Cassidy ("Gossip Girl") é Laurel Lance, a advogada amiga e ocasionalmente namorada de Oliver, através de quem ele descobre os males que afligem sua cidade - mais adiante ela se tornará a aliada mitológica Canário Negro. Colin Salman é Walter Steele,  CEO das indústrias Queen, e o lutador de artes marciais Darren Shahlavi é Constantine Drakon, dois personagens que também fazem parte do universo mitológico do Arqueiro Verde dos quadrinhos.

Dos quadrinhos para as telas

  • O Arqueiro Verde foi criado em 1941 como uma espécie de Robin Hood urbano que defendia os fracos e oprimidos. O personagem foi modernizado nos anos 2000, se tornando mais ambíguo moralmente e ganhando traços de anti-heroi.

Numa novidade na mitologia do herói, Oliver ganhou uma irmã caçula, Thea, vivida por Willa Holland ("Gossip Girls").  Para quem conhece os quadrinhos: o apelido de infância de Thea é “Speedy”… E no segundo episódio, que foi ao ar no dia 17 nos EUA, conheceremos a supervilã China White, interpretada por Kelly Hu ("Vampire Diaries").

Embora Guggenheim negue que "Arrow" será uma espécie de portal para a Liga da Justiça, a série já está comprometida com a inclusão de pelo menos mais cinco personagens da DC Comics em seus episódios futuros: os vilões Pistoleiro, Exterminador, e Merlyn; e os aliados A Caçadora/Helena Bertinelli e Felicity Smoak.

Fãs puristas dos quadrinhos, que datam de 1940, vão notar, rapidamente, que "Arrow" toma  várias liberdades, criando novos personagens e alterando algumas situações essenciais. Não é "O Cavaleiro das Trevas", embora Guggenheim tenha, assumidamente, procurado a mesma abordagem realista que Chris Nolan imprimiu à sua trilogia do grande herói DC. Mas diverte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos