Ator que interpreta Hitchcok em "The Girl" diz que diretor era muito preocupado com aparência

Nancy Mills*

Do Hollywood Watch

O ator britânico Toby Jones, de 45 anos, interpreta Alfred Hitchcock em “The Girl”, que será lançado na “HBO” norte-americana neste sábado (20). O filme mostra o relacionamento obsessivo de Hitchcock com a atriz Tippi Hedren (Sienna Miller) durante as filmagens de “Os Pássaros” (1963) e “Marnie, Confissões de uma Ladra” (1964). “É impossível não admirar Hitchcock”, diz Toby Jones. “Eu já mostrei cerca de 10 filmes dele para minhas filhas e elas ficaram fascinadas. Não são lentos demais ou sofisticados demais.”

O roteiro, que descreve tanto o brilhantismo quanto a crueldade de Hitchcock, é baseado no livro “Fascinado pela Beleza” de Donald Spoto (Larousse, 2009). Além disso, a roteirista Gwyneth Hughes entrevistou muitas das pessoas envolvidas na história, incluindo Hedren, Jim Brown, o primeiro assistente de direção de Hitchcock, e Diane Baker, a atriz de “Marnie”. Hitchcock morreu em 1980, aos 80 anos. “O que descobri a respeito dele como pessoa –há uma fraqueza nele em sua vida privada– não interfere na minha visão de que o corpo de sua obra é extraordinário”, diz Jones.

Em “The Girl”, Hitchcock faz avanços indecorosos contra Hedren, que os rechaça. Ele então promove retaliações de várias formas mesquinhas, mas ela continua fazendo seu trabalho, determinada a mostrar sua independência. “Muitas dessas coisas aconteceram”, diz Jones, falando por telefone de sua casa em Londres. “Quem sabe como aconteceram? Nós não temos o ponto de vista de Hitchcock, de modo que é uma visão comprometida por causa disso. A verificação dos fatos por Tippi vale algo. Ela confessa sobre o que aconteceu.”

“Tippi não era uma atriz experiente”, diz Jones. “Ela não sabia como agradar Hitchcock. Havia algo naquilo que foi se tornando cada vez mais ameaçador para ele. Ele não conseguia controlá-la da mesma forma que controlava outras pessoas. Eu vi um antigo documentário onde ele está dirigindo uma atriz em um filme em preto-e-branco. Há um flerte rolando. Apesar da aparência de Hitchcock, bulboso e nada atraente, ele está flertando. Mas a atriz consegue agradá-lo. Tippi não jogava esses jogos.”

  • Os atores Anthony Hopkins (esq.) e Toby Jones (dir.) caracterizados, respectivamente, para os filmes "Hitchcok" e "The Girl", ambos sobre o cineasta Alfred Hitchcock.

Jones pode ser um fã do cineasta, mas parece menos certo a respeito do homem. “Há um patos genuíno a respeito de Hitchcock. Ele era muito preocupado com sua aparência, especialmente seu peso. Há uma cena onde ele diz que daria tudo para se parecer com seu assistente de direção. Certamente há autodepreciação em nossa história.”

Mais conhecido por interpretar Truman Capote em “Confidencial” (2006) e o comentarista Claudius Templesmith em “Jogos Vorazes” (2012), Jones tem pouca semelhança com Hitchcock. “Minha forma difere muito da dele”, diz o ator. “Eu sou menor e 18 anos mais jovem.”

Para ser transformado, Jones, 1,65 metro, passava mais de quatro horas diariamente no trailer de maquiagem. “Hitchcock tinha dentes tortos e maxilar inferior proeminente. O lábio inferior dele saltava para fora. Todas essas coisas afetavam o modo como ele falava.”

Além de dominar a voz familiar do diretor, Jones trabalhou seu modo de caminhar e linguagem corporal. “Hitchcock tinha alta visibilidade, de modo que foi fácil encontrar coisas para assistir”, ele diz. “Eu sempre procuro por algo por trás da imagem pública. A maioria dos dramas deste tipo tem a ver com a remoção da máscara pública.”

“Uma das coisas mais úteis foi ouvir a gravação de fato das entrevistas de Truffaut”, diz Jones, referindo-se ao material que o cineasta francês François Truffaut reuniu para seu livro de 1967, “Hitchcock/Truffaut –Entrevistas”. “Truffaut sentou-se com ele por 18 horas e passou por tudo o que ele fez.”

O momento das entrevistas foi perfeito para o ponto de vista de Jones. “Hitchcock estava montando ‘Os Pássaros’. Ele obviamente tinha bebido em certos momentos, de modo que estava mais ou menos com a guarda baixa, o que foi muito útil. Eu considerei fascinante o fato de Hitchcock trabalhar tão abertamente suas neuroses em filmes populares. Foi extraordinário ele ter feito ‘Marnie, Confissões de uma Ladra’ (sobre uma loira sexualmente reprimida) depois de ‘Os Pássaros’. Isso realmente mitifica seu interesse por Tippi.”

Anthony Hopkins também está interpretando Hitchcock no filme “Hitchcock”, com estreia prevista nos cinemas americanos em 23 de novembro. Jones admite estar só um pouquinho incomodado. “O filme de Tony está cobrindo um período imediatamente anterior aos eventos em nosso filme”, ele diz, notando que “Hitchcock” ocorre durante as filmagens de “Psicose” (1960).

* (Nancy Mills é uma jornalista free-lance baseada em Manhattan Beach, Califórnia)

 

Tradutor: George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos