Avenida Brasil

Aprovada pelo elenco de "Avenida Brasil", paródia da novela vira peça de teatro

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Apaixonados por "Avenida Brasil", os atores Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack se uniram para criar uma paródia da novela de João Emanuel Carneiro.  Na versão bem humorada, intitulada "Novela Brasil", a vilã Carminha (Adriana Esteves) recebeu o nome de Calminha e a mocinha Nina (Débora Falabella), virou MeNina. A brincadeira fez sucesso, ganhou status de websérie e outros dois episódios, que somados já atingem quase dois milhões de acessos via YouTube.

Os vídeos se tornaram "uma sensação" também entre o elenco da novela original. "Encontramos com a Eliane [Giardini], a Claudia [Missura] e a Cacau [Protásio] e elas disseram que todo mundo adorou. A Adriana [Esteves] e a Débora [Falabella] também me disseram que amaram, eu cheguei a fazer uma boneca e entreguei para a Adriana. Essa aprovação delas é nosso maior presente", contou Rodrigo.

André Durão/UOL
Desde "Vale Tudo" não acompanhava uma novela com tamanha fidelidade canina

sobre "Avenida Brasil"

Agora "Novela Brasil" ganhou os palcos e estreou nesta terça (11) no Theatro NET Rio, na zona sul do Rio. A temporada fica em cartaz até o final do mês de outubro e – dependendo da resposta do público – pode ganhar novas datas ou viajar para outros Estados. A reportagem do UOL acompanhou nesta quarta (12) os bastidores da peça que conta ainda com José Alessandro, Renato Bavier, Bia Guedes e Flávia Guedes no elenco.

Os seis atores se revezam ao longo de um hora de espetáculo em 29 personagens eternizados pelas telenovelas brasileiras. De "Avenida Brasil", destacam-se ainda Suculentelen, paródia de Flávia Guedes para a periguete Suelen (Isis Valverde) e Trufa, versão de José Alessandro para Tufão (Murilo Benício).

"Todos nós somos apaixonados por 'Avenida Brasil', se tiver um quiz a gente ganha", contou Rodrigo dando risadas. Desde "Vale Tudo" que o ator não acompanhada uma novela com tamanha "fidelidade canina".

"A atuação da Adriana [Esteves] mexeu muito comigo enquanto ator, me deu uma sacudida, me inspirou. Sou do time da Carminha", prosseguiu o ator que há sete anos integra o elenco do humorístico "Zorra Total" e nunca se aventurou pela telenovela.

"Nunca pensei em fazer uma novela, mas depois de 'Avenida Brasil' comecei a ter vontade. Já até sonhei que eu fazia uma participação. A Carminha contratava um grupo de teatro para se apresentar na festa da Ágata. Eu era um ator indicado pela Nina e na hora da peça eu revelava o caso da Carminha com o Max", contou Rodrigo.

Veja fotos do espetáculo "Novela Brasil"
Veja Álbum de fotos

"Não fizemos um deboche, criamos uma sátira bem bolada", diz Rodrigo Fagundes

André Durão/UOL
Mandei uma carta para a Globo pedindo um par de caninos

sobre "Vamp"

"Novela Brasil", a peça, tem como mote seis atores de teatro que se aventuram pela primeira vez na televisão. A partir daí uma série de brincadeiras com os clichês da teledramaturgia são mesclados com as paródias dos personagens. 

"Não fizemos um deboche, criamos uma sátira bem bolada", opinou Rodrigo sobre o espetáculo. Para Wendell o espetáculo é uma homenagem, "sem grandes pretensões dramatúrgicas".

Ao longo da peça, Calminha precisa pedir ajuda ao SINDVIL – Sindicato dos Vilões para conseguir se manter viva. A partir daí entram em cena "Malvada de Fátima" (Maria de Fátima de "Vale Tudo"), "Cachaçaré", uma mistura de Nazaré (de "Senhora do Destino") e Heleninha Roitman (de "Vale Tudo"), Perpétua (de “Tieta”) e Vlad (de “Vamp).

“Vlad sempre foi meu vilão favorito. Quando eu tinha 15 anos eu escrevi uma carta para a Globo pedindo um par de caninos para eu brincar”, contou José Alessandro, responsável por interpretar o vampiro.

"Novela Brasil" ganhará novos episódios até o fim de "Avenida Brasil"

Além do teatro, "Novela Brasil" também continuará na internet. O quarto episódio da websérie está previsto para ser lançado na próxima semana com exclusividade pelo site Globo.com, que fechou parceria com a produção. "Vamos fazer nossa versão da Menina sendo enterrada", revelou Rodrigo. Ao total serão entre 12 e 15 episódios que deve coincidir com o final de "Avenida Brasil".

"Todos nós adoraríamos estar fazendo 'Avenida Brasil'. A novela é um marco, seja pelo texto, seja pelas atuações. Fazer essa brincadeira é uma maneira da gente também estar na novela", pontuou Wendell que tem em Gilberto Braga seu maior ídolo e em Malu Mader "a responsabilidade por ter se tornado ator".

"Gilberto é meu padrinho, ele me viu no 'Surto' e me convidou para fazer 'Insensato Coração' e a Malu é uma grande paixão", finalizou Wendell.

"NOVELA BRASIL"
Onde: Theatro NET Rio, Rua Siqueira Campos, 143, Copacabana, Rio
Quando: Terças às 21h e Quartas às 22h
Quanto: R$ 50

UOL Cursos Online

Todos os cursos