"Profissão Repórter" acompanha o dia a dia dos trabalhadores de confecções no Brasil
Do UOL, no Rio
-
Divulgação/TV Globo
A vida dos trabalhadores de confecções de roupas no Brasil é o tema do "Profissão Repórter" (7/8/2012)
Nesta terça-feira (6), a equipe de reportagem do “Profissão Repórter” acompanha o dia a dia de trabalhadores de confecções de roupas em todo Brasil. Eles são contratados por pequenas empresas que movimentam a economia, tanto no comércio popular como no de grifes.
Em Pernambuco, Caco Barcellos vai a Caruaru e mostra o movimento nas confecções locais. Os lavradores estão deixando a enxada de lado para assumir as máquinas de costura, que trazem um maior retorno econômico. Famílias inteiras se dedicam a este comércio. Na cidade, o jornalista conhece seis irmãs e a mãe que trabalham em todas as etapas do negócio, desde a confecção até a comercialização.
Caco também mostra como a grande produção de jeans na região de Toritama – também em Pernambuco, que representa 12% do mercado brasileiro – está impactando nos rios da região por conta da tinta que sai dos tecidos.
Ainda no programa, a repórter Eliane Scardovelli encontra uma calça jeans vendida a R$ 20 no bairro do Brás, em São Paulo, e resolve investigar o caminho dessa produção para saber como se dá o lucro de cada peça.
Já Valéria Almeida mostra a realidade dos bolivianos que passam grande parte de seus dias em oficinas de costura. A jornalista acompanha a investigação feita pelo Ministério do Trabalho e a CPI do Trabalho Escravo, que tenta responsabilizar as grandes marcas que usam fornecedores que contratam empregados que trabalham em condições precárias.
PROFISSÃO REPÓRTER
Onde: Globo
Quando: terça-feira (7), às 23h50