"O mais divertido é voltar a ser um garoto de 12 anos", diz Ben McKenzie sobre série policial
Mariane Zendron
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação
Série "Southland" do Canal Space
O drama policial “Southland”, cuja 5ª temporada foi confirmada para 2013, tem uma história de superação no mercado de séries norte-americano. Depois de ser dispensado pelo canal aberto NBC na primeira temporada, foi comprado pelo canal a cabo TNT, mas sofreu cortes no orçamento. Na nova casa, garantiu quatro temporadas, mas no começo deste ano a imprensa americana noticiou que o programa corria o risco de ser novamente cancelado. Em maio, no entanto, veio a notícia da renovação. Apesar de estar sempre em risco, a produção continua recebendo críticas positivas. Em artigo para o “New York Times”, o crítico Mike Hale disse que a série conta com “excelentes performances e produção de qualidade”. Para falar sobre as expectativas para o seu personagem e para a série, o UOL conversou por telefone com o ator Ben McKenzie, que vive o oficial Ben Sherman. Ele, que por quatro anos tirou suspiros dos adolescentes como Ryan Atwood, na série “O.C.”, também falou sobre seu amadurecimento como ator.
'O.C.' era mais um programa pop para adolescentes e não era tão realista quando ‘Southland’ tenta ser
Ben McKenzie, ator McKenzie afirma que um dos principais desafios de “Southland” é quebrar o estereótipo de “ah, essa é só mais uma série policial”. Para ele, a produção é muito mais do que só resoluções de crimes a cada episódio. “É uma série muito pesada em termos de ação e drama, mas também proporciona um olhar para o interior da vida desses oficiais”. Na série, Sherman é um policial que veio de uma família rica e não é levado a sério pelos seus colegas, apesar de mostrar muita competência no trabalho. Seu parceiro John Cooper, vivido por Michael Cudlitz, também é um homem cheio de problemas pessoais.
A série também traz um diferencial na estética por ser gravada nos moldes de um documentário, com narrador e câmera na mão. “Há muitas, muitas séries que falam sobre a aplicação da lei, mas tentamos ser realistas. As histórias que gravamos são tiradas de pessoas que trabalham na polícia de Los Angeles”, explicou. As gravações também são quase todas feitas pelas ruas da cidade. “Quando dizemos que estamos em algum lugar, há 99% de chance de estarmos lá de verdade”.
-
Ben McKenzie (à esq.) vive o policial Ben Sherman em Southland
McKenzie, que faz 34 anos em setembro, também enfrenta outro desafio, o de superar de vez o papel de galã de “O.C.”, já que continua sendo questionado sobre o papel do menino adotado, que interpretou entre 2003 e 2007, ao lado de Mischa Barton. Durante a entrevista por telefone, que contou com a participação de jornalistas de outros países, o ator não escapou de ter que comparar as duas séries. “’O.C.’ era mais um programa pop para adolescentes e não era tão realista quanto ‘Southland’ tenta ser. Por isso, a preparação é muito mais intensa e, para mim pelo menos, está sendo muito mais gratificante por causa disso”.
Assim como na vida real, seu atual personagem, Ben Sherman, também passa por um amadurecimento. No início da trama, o oficial tem uma visão romântica sobre a carreira por acreditar que pode amenizar as injustiças fazendo um bom trabalho. Sem querer entregar muito o ouro, já que o Brasil ainda exibe a 4ª temporada pelo canal Space, McKenzie garante que isso vai mudar e que o personagem começará a ir por um caminho mais sombrio. “Depois de passar por um período de provação, ele pode escolher que tipo de policial quer ser. Posso dizer que Ben começa a se tornar perigoso na quarta temporada”, disse ele. A expectativa é que a 5ª temporada continue abordando esse lado do personagem. “Eu não sei o que isso quer dizer ou de que forma vai acontecer, mas imagino que a gente continue neste caminho, o que é muito excitante para mim. Há muito material para trabalhar”, afirmou.
Há algo de eletrizante em poder usar arma e uniforme de verdade, correr pelas ruas de Los Angeles e dizer: ‘Pare ou eu atiro!’. A criança dentro de mim está muito, muito feliz
Ben McKenzie, ator Ainda mais excitante para Ben McKenzie é ter com a série a oportunidade de voltar à infância. “O mais divertido é ser um garoto de 12 anos novamente, ou até mais novo. Eu costumava brincar de ‘mocinho e bandido’ com outras crianças e brincávamos com armas falsas. Há algo de eletrizante em poder fazer uma versão mais realista disso, usar arma e uniforme de verdade, correr pelas ruas de Los Angeles e dizer: ‘Pare ou eu atiro!’. A criança dentro de mim está muito, muito feliz”, disse ele.
O ator só sentará com os roteiristas para discutir detalhes da 5ª temporada nas próximas semanas, já que novos episódios serão exibidos somente em 2013. Enquanto isso, ele filma uma produção independente, chamada “Goodbye, World”. “A prioridade é fazer ‘Southland’ da melhor maneira possível, mas espero ter mais novidades no futuro”. O ator, que visitou o Brasil em setembro de 2011 para promover a quarta temporada do drama policial, disse que não tem planos definidos para voltar ao país, mas que adoraria aterrissar por aqui novamente. “É um grande país. Pessoas maravilhosas. Espero voltar em breve”, disse ele.
SOUTHLAND
Onde: SPACE
Quando: às quintas-feiras, às 23h