"Senti que poderia usar meu corpo para mudar algo no mundo", diz ativista sobre fazer topless

Do UOL, no Rio

No "De Frente Com Gabi" deste domingo (15), Marília Gabriela entrevista a ativista Sara Winter. Feminista, Sara ficou famosa por defender no Brasil a causa do Femen, grupo ucraniano que reúne mulheres de topless em protestos contra os mais variados assuntos, como o turismo sexual, o sexismo e outros males sociais.

Após fazer 20 anos ela também participou de protestos na Ucrânia durante a Eurocopa e chegou a ser presa. “Senti que poderia usar meu corpo para mudar algo no mundo, já que não tinha dinheiro ou influência. O topless é uma provocação para todos os seres humanos que exploram pessoas sexualmente”, conta.

Sara lembra que pediu ao irmão para falar para seus pais que ia viajar para Ucrânia. “Preparei um material didático para explicar a causa feminista para os meus pais. Eles são pessoas humildes. Meu pai ignora e minha mãe me apoia no que ela consegue”, afirma ela, que é solteira. “Não tenho tempo para namorar”, justifica.

A jovem conta que o grupo não protesta fazendo pose. “Nós levantamos os braços e jamais sorrimos. Nosso protesto é pacífico, a gente só grita”, explica. Sara diz que existem mulheres mais machistas que os homens e revela que perdeu muitos amigos quando sua primeira foto de topless foi divulgada na internet.


DE FRENTE COM GABI
Onde: SBT
Quando: domingo (15), à 0h15

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos