Morre aos 93 anos o jornalista Mike Wallace

DO UOL, em São Paulo*

  • Reuters

    Morre aos 93 anos o jornalista Mike Wallace (21/11/2006)

    Morre aos 93 anos o jornalista Mike Wallace (21/11/2006)

O jornalista Mike Wallace, do programa "60 Minutes" da CBS, morreu no sábado (7) aos 93 anos em sua casa em New Haven (EUA), segundo informação do site TMZ. Ele já vinha enfrentando alguns problemas de saúde nos últimos anos. A morte foi anunciada por Bob Scheiffer durante o programa “Face the Nation” na manhã deste domingo (8).

Sua última entrevista para a CBS foi com o jogador de beisebol Roger Clemens e foi ao ar em janeiro de 2008. Entre as frases famosas de Wallace, está a de que "não há perguntas indiscretas".

Wallace foi o primeiro contratado pelo produtor da CBS Don Hewitt, quando ele estava montando a equipe para "60 Minutes". Ele ganhou 21 prêmios Emmy, cinco prêmios "DuPont-Columbia Journalism" e cinco prêmios "Peabody".

"A extraordinária contribuição de Wallace como repórter televisivo não tem medida, já que foi uma força dentro da televisão desde suas origens", afirmou Leslie Moonves, presidente da CBS Corporation.

Em quase 40 anos de "60 Minutes", seu programa de jornalismo investigativo, ele trabalhou em cerca de 800 reportagens e desenvolveu um implacável estilo que frequentemente parecia mais um interrogatório do que uma entrevista.

Wallace também recebeu críticas pelo seu estilo agressivo e o "teatro" que às vezes o acompanhava. Ele também se envolveu em um processo de 120 milhões de dólares por calúnia que não resultou em condenação contra ele ou a CBS, mas causou uma depressão que o fez tentar o suicídio.

Wallace entrevistou todos os presidentes dos EUA desde John F. Kennedy, com exceção de George W. Bush, e dezenas de outros líderes mundiais, como Yasser Arafat, o aiatolá Khomeini e Deng Xiaoping.

Outros entrevistados vão de Malcolm X a Janis Joplin, de Martin Luther King Jr. ao astro da televisão Johnny Carson e do pianista Vladimir Horowitz ao fundador da Playboy, Hugh Hefner.

Myron Leon Wallace nasceu em Brookline, Estado de Massachusetts, em 9 de maio de 1918, tendo se formado em 1939. Ele foi casado quatro vezes, e deixou uma filha, Pauline, e um filho, Chris. Outro filho, Peter, morreu em 1962.

(Com informações de agências internacionais)

UOL Cursos Online

Todos os cursos