Suyanne Moreira estrela episódio de "As Brasileiras" interpretando a terceira índia da carreira

Renato Damião

Do UOL, no Rio

  • Divulgação

    Suyanne Moreira é "A Selvagem de Santarém" em "As Brasileiras"

    Suyanne Moreira é "A Selvagem de Santarém" em "As Brasileiras"

Ainda na adolescência, Suyanne Moreira foi alçada ao posto de top model após ficar em 4º lugar no concurso Supermodel of the World promovido pela agência Ford Models. De lá para cá, ela desfilou nas passarelas de Nova York e Londres, estampou inúmeras campanhas e estrelou comerciais. Mas, em 2006, a neta de índios nascida em Juazeiro do Norte (CE) fez sua estreia no cinema em "Árido Movie", em que protagonizou cena de sexo com Selton Mello. Foi seu primeiro papel de índia. Nesta quinta (16), Suyanne viverá a terceira índia da carreira no episódio "A Selvagem de Santarém" da série "As Brasileiras".

A modelo e atriz teve destaque também na minissérie "Amazônia, de Gálvez a Chico Mendes", de Glória Perez e nas novelas "Os Mutantes - Caminhos do Coração", "Mutantes - Promessas de Amor" e "Araguaia". Em breve conversa com o UOL, a atriz falou sobre a honra de ter sido convidada para estrelar a produção de Daniel Filho, de projetos musicais ao lado do marido, o ator Maurício Ribeiro, e sobre a vida de mãe. "Cozinho, lavo e passo, sou uma mulher mil e uma utilidades", garante Suyanne.

Leia a entrevista completa:

UOL - Como surgiu o convite para estrelar "As Brasileiras"?
Suyanne Moreira - A produção me ligou para eu fazer um teste. Fiz e não passei no teste, mas recebi a oportunidade para fazer outro teste, dessa vez para "A Selvagem de Santarém" e passei. Foi muito importante ter feito "As Brasileiras", ter estado ao lado de atrizes consagradas então nem se fala. E ainda com a direção do Daniel Filho, não tenho como agradecer.

UOL - Você acha que ainda tem muito proconceito com atrizes que já foram modelos?
Suyanne Moreira - Preconceito ainda existe e acho que vai ter sempre, mas tenho me dedicado muito aos estudos. Minha agente me apresentou a Claudia Borioni, que além de ser uma super atriz é uma estudiosa da arte. Ela é uma "coach" impecável e temos estudado intensamente. O amor que descobri em mim pela arte de atuar me faz querer aprender mais e mais sobre dramaturgia. Acho que me empenhando em ser uma sempre uma atriz melhor o preconceito vai acabar.

UOL - O episódio "A Selvagem de Santarém" teve gravações no Amazonas. Como foi a experiência de ter gravado lá?
Suyanne Moreira - Gravamos dois dias no Amazonas onde fiz as cenas de abertura do episódio. Tive um momento muito especial gravando lá que foi ter nadado com os botos. Nunca havia feito isso antes e fiquei com um pouco de medo, mas depois foi bem tranquilo. A cena foi gravada no dia do meu aniversário, 12 de setembro, nunca vou me esquecer. Foi meu presente.

UOL - Em "A Selvagem de Santarém", sua personagem, a índia Araí, se apaixona pelo Diogo (Danton Mello), um antropólogo. Como você construiu a personagem?
Suyanne Moreira -  A  Araí é uma personagem muito marcante, uma índia que carrega essa pureza própria do índio. Não tive muito tempo para preparar a personagem pois o tempo foi muito curto de gravações. A Araí se apaixona pelo Diogo e ele por ela pela curiosidade de saber mais sobre a tribo dela, ela pega carona nessa paixão e vai embora para a cidade com ele. Só posso dizer que o final do episódio é surpreendente.

UOL - Em “Árido Movie”, “Amazônia” e em “Os Mutantes” você interpretou índias. Há algum tipo de receio de você ficar marcada nesse tipo de papel? Tem interesse em interpretar uma mulher urbana?
Suyanne Moreira - Não tenho receio nenhum, até porque foram personagens que me deram a oportunidade de aprender, de conhecer e me apaixonar pela arte; por causa desses trabalhos tenho estudado tanto para poder fazer qualquer personagem, não só os que eu me encaixo no tipo físico. Como atriz tenho interesse em interpretar todas as personagens que me apresentarem, estou apenas começando a minha jornada.

UOL - Você teve um filho, o Davi, do seu relacionamento com o ator Maurício Ribeiro. Como faz para conciliar o trabalho com a maternidade?
Suyanne Moreira - O Davi  foi um presente de Deus pra mim. Ele é minha vida. Eu  sempre quis ser mãe e graças a Deus eu consigo conciliar a maternidade e o trabalho. sou dona de casa, cozinho, lavo, passo. Sou uma mulher mil e uma utilidade [Risos] Eu agradeço todos os dias pela família que eu tenho.  Eu tenho um marido maravilhoso e muito dedicado, ele está sempre comigo me ajudando com Davi e com o trabalho também. O Davi e o Mauricio são os dois homens da minha vida, eu sou uma pessoa muito abençoada.

UOL - Você e o Maurício tem um projeto musical. Como está sendo essa parceria?
Suyanne Moreira - Temos um projeto chamado "Brasileiríssimos", onde misturamos músicas nacionais e internacionais de uma forma bem brasileira. Fazemos versões e tocamos nossas músicas.  O Maurício tem muitas músicas e eu tenho escrito algumas também. Quando o Davi nasceu eu escrevi uma letra, o Maurício adorou e fez uma melodia, depois disso ele tem me incentivado a escrever. Não temos pressa para botar esse projeto na rua, estamos fazendo com muita calma e carinho, por enquanto é apenas para os amigos.

UOL -  Existem novos projetos para TV ou para o Cinema ainda em 2012?
Suyanne Moreira - Tenho sim, mas no momento não posso adiantar nada. Na hora certa vocês vão saber, mas não percam nesta quinta-feira (16) "A selvagem de Santarém", em "As Brasileiras", logo após o "Big Brother Brasil".

UOL Cursos Online

Todos os cursos