"Vejo um filme mais adiante" diz criador da série "Entourage", que estreia última temporada hoje
ANA MARIA BAHIANA
Especial para o UOL, em Los Angeles
Uma coisa curiosa acontece com atores que estão juntos há muito tempo. Como casais há muito casados ou irmãos muito próximos, eles começam a falar em conjunto, cada um completando a frase do outro, quase sem perceber. Assim:
"Passamos os últimos dias com… bem… uma série de 'últimos'", diz Kevin Connoly.
"… Último dia no set, último almoço, último episódio…", continua Adrian Grenier
"… Última temporada…", Jerry Ferrara lembra.
"… E pelo jeito última entrevista falando de tudo isso", conclui Kevin Dillon.
Os quatro, inseparáveis pelo menos durante quatro meses do ano desde 2004, estão chegando ao final de uma jornada como um outro inseparável quarteto: os amigos de infância que saíram dos subúrbios de Nova York para o glamour de Hollywood, por conta do sucesso cinematográfico de um deles, na série "Entourage", da HBO.
Depois de oito anos bem sucedidos, o criador Doug Ellin e a HBO decidiram, de comum acordo, encerrar as aventuras televisivas do jovem ator Vincent Chase (Adrian Grenier), seu irmão Johnny Drama (Kevin Dillon) e seus amigos Eric Murphy (Kevin Connoly) e Turtle (Jerry Ferrara).
"Acho que completamos bem a jornada desses personagens", diz Ellin. "Todo mundo tem novos projetos, inclusive eu, e fazia sentido, agora, encerrar essa parte da vida desses personagens. Vejo um filme mais adiante, aprofundando a história deles, mas só quando fizer sentido, quando eu tiver uma ideia mais clara".
Para esta última temporada - um pouco mais curta, com oito episódios - Ellin decidiu usar o começo da série como referência. "Quis voltar às raízes dos personagens, o modo como, na primeira temporada, eles estavam sempre juntos e apoiavam-se mutuamente. A trama de Vince como um viciado e sua recuperação não era a mais importante para mim. Nunca vi Vince como um viciado de verdade, ele era apenas alguém que teve um período ruim como todos nós temos nesta indústria. Ficar focando nisso seria um erro, a meu ver".
Cada um dos quatro personagens evoluiu muito ao longo dos oito anos de "Entourage", na visão dos atores que os interpretam.
"Acho que a jornada de Vince foi passar do egocentrismo para a generosidade", diz Adrian Grenier. "Ele era um cara que pensava em si mesmo para começar e para terminar. O mundo girava em torno dele. Acho que ele aprendeu, finalmente, a dar valor aos outros e ser grato pelo que eles trazem para sua vida. Nesta última temporada ele finalmente aprende a compartilhar e ser completamente generoso, não egoísta".
Para sua entourage, o desafio foi sair da sua sombra. Epecialmente o irmão Johnny Drama, um dos personagens favoritos dos fãs. "Agora ele tem mesmo vida própria, embora não exatamente como ele planejara", diz Kevin Dillon. "O que acabou fazendo a diferença em sua vida foi o que ele não queria fazer de jeito nenhum - o desenho animado. Acho que ele aprendeu a lição", comenta sobre os rumos do personagem.
Relembre o que rolou no fim da 7ª temporada de "Entourage"
Para o E. de Kevin Connoly e o Turtle de Jerry Ferrara a meta sempre foi ter uma vida independente, mesmo que para E. o passo inicial seja administrar a carreira de Vince. "O grande problema de E., agora, é o que fazer do resto da sua vida, principalmente depois que ele rompeu seu noivado", diz Connoly. "Ele precisa aprender a diferença entre garotas e mulheres. Ele tem que amadurecer".
"Turtle agora achou seu passo", diz Ferrara (que emagreceu dez quilos para a última temporada). "Ele não tem mais distrações, nada de garotas, confusões, festas todo dia. Ele só quer saber dos negócios, e é um prazer ver como ele descobriu como é bom neles".
Como seus personagens, a vida continua para os integrantes da "Entourage": Kevin Dillon estará numa nova série de comédia da CBS, "How to be a Gentleman"; Jerry Ferrara já está filmando a comédia romântica "Think Like a Man", que será lançada ano que vem; Kevin Connoly e Adrian Grenier ainda estão estudando propostas, mas ambos gostariam de dirigir. Grenier, que dirigiu o episódio sete da sétima temporada e produziu e dirigiu o documentário "Teenage Papparazzo", que foi ao ar na HBO, está conversando com o canal sobre novos projetos atrás das câmeras.
E Doug Ellin, o homem que inventou "Entourage", já está trabalhando em seu novos projetos: a série "Forty", estrelada por Ed Burns, que ele define como “meio um 'Sex and the City' para homens", um filme inspirado na vida de Mike Tyson, e, é claro, a versão tela grande de "Entourage": "Gosto demais desses personagens para me despedir deles completamente".
A última temporada de "Entourage" estreia hoje (7), às 22h na HBO.