''O Miguel é dessa geração Y, que já vem com o chip desbloqueado. Isso foi um peso na balança'', diz Nelson Freitas sobre final do ''Dança dos Famosos''
ESTEFANI MEDEIROS<br>Da Redação
-
Divulgação/TV Globo
Miguel Roncato vence a "Dança dos Famosos" graças ao voto do público (4/9/2011)
Um vulto passa de vermelho pelo corredor e entra na sala de imprensa pra fazer graça. Vestido como um digno latino, Nelson Freitas, um dos finalistas do quadro “Dança dos Famosos”, faz um passinho e, confiante, mostra o figurino. Antes que as câmeras possam ser apontadas para ele, o ator de sorriso largo diz que só está dando uma “passada”. E sai da sala na velocidade que entrou.
A cena ilustra um dos momentos de descontração nos bastidores do quadro de dança do programa do Faustão, que apresentou a final de sua terceira edição no último domingo (4).
Fora do estúdio do programa dominical, funcionários e visitantes torcem a cada passo dos candidatos. Mas os eliminados do programa são diplomáticos ao citar os amigos finalistas. “Os dois participantes têm condições de vencer. Vai ganhar quem não cometer deslizes”, palpita o jurado Carlinhos de Jesus.
“Acho que o Nelson tem mais experiência como ator e maturidade. Falei pro Miguel que ele vai precisar ser mais intenso”, comenta o ator Odilon Wagner.
Com cerca de quatro ensaios por semana, que geralmente acontecem de terça a domingo, os participantes do programa caem, sentem dores, mas também se divertem e percebem mudanças no corpo. “A parte dos ensaios era a mais engraçada. Sou naturalmente desastrada. Aqui aprendi a lidar com novos limites”, comenta a atriz Milena Toscano.
Já MV Bill diz que apesar de curta, sua trajetória no programa foi intensa. “Participei de apenas dois programas. A parte do rock, anos 60, foi muito difícil pra mim. Mas não faço atividade física, então a dança fez diferença. A cintura deu uma afinada, a barriga fica tanquinho. Minha mulher gostou”.
Quando o programa começa, apresentando a disputa com o ritmo espanhol, Freitas é favorito e os jurados continuam a falar sobre a maturidade corporal de Miguel. Mas um deles não concorda. “Eu era fã de um cara caolho, negro, baixinho de 1.5 metro. Ele entrava no palco assim e saia dele um gigante”, opina Rodrigo Lombardi sobre a performance do ator mais jovem.
Miguel se atrapalha durante a apresentação do samba, coloca a mão dentro do bolso do casaco, se enrola e perde pontos. Mas ao contrário do que pareceu, não foram os jurados que decidiram a competição, e sim o público, que fez o ator vencer com um décimo na pontuação.
Acompanhado da companheira de dança, Miguel agradeceu a votação dos fãs e disse como se preparou. “Na hora não foi o Miguel que pensou. Criei um personagem pra cada ritmo, e quando o casaco enrolou, continuei”, diz o ator extasiado. “Agradeço muito o carinho do público por tudo isso, esse prêmio foram eles que nos deram”.
Freitas também falou sobre sua participação no programa. “Não foi um empate técnico porque teve um vencedor. O Miguel é dessa geração que já vem com o chip desbloqueado, fãs que votam pela internet. Isso foi um peso na balança”.
“O Miguel fez uma campanha incrível. Mas ameaçamos com dignidade. Aprendi muito com a dança. Vou continuar a fazer tango com a minha mulher. Não imaginei que chegaria até aqui. Foi uma batalha digna, esse é meu prêmio”, completa o ator.