Roteiro afiado segura a nova série "Happy Endings", que estreia hoje na TV paga

HELOÍSA DALL'ANTONIA

Enviada especial a Los Angeles

  • Divulgação

    Dave (Zachary Knighton), Alex (Elisha Cuthbert), Brad (Damon Wayans Jr.), Penny (Casey Wilson), Max (Adam Pally) e Jane (Eliza Coupe), elenco de "Happy Endings"

    Dave (Zachary Knighton), Alex (Elisha Cuthbert), Brad (Damon Wayans Jr.), Penny (Casey Wilson), Max (Adam Pally) e Jane (Eliza Coupe), elenco de "Happy Endings"

A comparação com "Friends" é inevitável para quem assiste "Happy Endings", nova série que a Sony começa a transmitir nesta segunda (22), às 19h30. Por mais que todo o elenco tenha tentado demover os jornalistas da ideia em entrevista concedida em janeiro deste ano, da qual o UOL Televisão fez parte, é difícil acreditar que depois de Monica, Chandler, Ross, Phoebe, Rachel e Joey conquistaram um espaço cativo em nossos corações, qualquer trama que traga o cotidiano de seis amigos seja inteiramente nova. Ainda assim, o roteiro tem algumas boas tiradas e os episódios não precisam ser vistos na ordem para serem aproveitados pelo público.

"Happy Endings" começa acabando com qualquer ideal de final feliz, com o término da relação entre Alex e Dave, na igreja em que a cerimônia de casamento deveria estar acontecendo. Alex foge, vestida de noiva, com um rapaz que conhecera pouco tempo antes, deixando atônitos todos os presentes, mas principalmente sua irmã, Jane; seu cunhado, Brad; e seus grandes amigos Max e Penny. O mais devastado, é claro, é Dave, que sem ter visto nenhum sinal de que o rompimento poderia acontecer, muito menos àquela altura do campeonato, entra num estado que mistura tristeza e sarcasmo completo.


Passados alguns dias, os amigos se encontram na casa de Dave decididos a fazê-lo superar a história. Num bar, o ex-noivo conhece uma garota e a leva para sua casa, sem imaginar que no dia seguinte Alex vá aparecer em sua porta novamente. Ela pede desculpas, garante que não o traiu nem antes nem mesmo depois da cerimônia, mas que realmente acredita que não era o momento certo de se casar, nem com Dave, nem com ninguém. A fim de que os amigos não tenham de escolher 'um dos lados' para ficarem, ambos decidem que continuarão a se ver e a sair com os demais quatro colegas. 

"As pessoas estão casando e encontrando seus pares mais tarde, então, os seus amigos são -de um jeito estranho- as pessoas com quem você é quase casado", resume Casey Wilson, que interpreta a cômica Penny, que está entrando na casa dos 30 anos sem estar em nenhum relacionamento emocional mais sério. Apesar de a premissa ser verdadeira, é um pouco difícil acreditar que um grupo continuaria unido mesmo depois de uma situação tão complicada quanto a de uma noiva em fuga. Mais ainda, é difícil para o público não julgar os protagonistas logo de início - Dave é o típico sujeito gente boa e engraçado da turma. Simpatizar com ele, e ter ressalvas quanto a personagem de Alex, é fácil.

Um outro tipo de final feliz
Para Eliza Coupe, a Jane da trama, a falta de um final feliz esperado no primeiro episódio é importante porque mostra a realidade de um grupo que "aprende mais sobre si próprio e cresce junto dessa forma", afirmação corroborada por Damon Wayans Jr, que interpreta seu marido na história, Brad. "As coisas são mais complicadas, como na vida real", compara Wayans.

A protagonista, Elisha Cuthbert (conhecida por seu papel como Kim Bauer em "24 Horas"), aposta na mensagem emotiva do roteiro, mas não apenas a do casal principal. "Todos os personagens têm questões sobre o amor a tratar", comenta. "O amor aos amigos, principalmente, porque você precisa amar essas pessoas para lidar com elas", completa Zachary Knighton, que dá vida ao simpático Dave.

Comédia
Com roteiro afiado, os textos de Penny e Max talvez sejam os mais sarcásticos da trama. Da desastrada comemoração de aniversário de Penny às discussões sobre a personalidade das mulheres com quem Dave passa a sair, ambos contam com momentos inspirados. "Eu gosto da forma que Max leva sua própria vida", conta Adam Pally, o intérprete de Max. "Se você não consegue fazer piada do que está vivendo, então o que você está fazendo?", completa.


"HAPPY ENDINGS"
ONDE: Sony Entertainment Television
QUANDO: Segunda a sexta, às 19h30

UOL Cursos Online

Todos os cursos