Renata Ceribelli se surpreende com a repercussão do "Medida Certa"

PopTevê

  • Luiza Dantas/Carta Z Notícias

    A apresentadora Renata Ceribelli

    A apresentadora Renata Ceribelli

Quando foi convidada para participar do quadro "Medida Certa", no "Fantástico", Renata Ceribelli pensou bastante antes de aceitar. Mas Zeca Camargo se animou imediatamente e convenceu a colega a levar tudo no bom humor. Depois de analisar bem a proposta – estar em um "reality" onde teria de reprogramar seu corpo em 90 dias sob os olhos atentos do público –, Renata topou. Principalmente por ter o intuito de fazer uma grande reportagem, muito mais do que ser a personagem do quadro.

"Não tem o repórter que passa a noite como mendigo para ver como é a vida na rua? Estou fazendo uma reportagem como um repórter de revista que tem aquela experiência para contar como é", explica.

Com uma rotina diária de exercícios físicos e alimentação regrada, Renata sente que o mais difícil não foi reestruturar seu modo de vida. Foi se ver no vídeo de ângulos nunca antes explorados – de lado e de costas – e sem nenhuma maquiagem. "Diria que fui muito corajosa, mas foi bom porque acho que as pessoas gostaram dessa verdade", acredita.

  • Luiza Dantas/Carta Z Notícias

    A jornalista Renata Ceribelli

Há dez anos no "Fantástico", Renata não planejava trabalhar em televisão no início da carreira. Sua vontade, na época em que cursava a faculdade, era fazer jornalismo científico e atuar na área de jornalismo rural. Mas acabou sendo selecionada para um estágio na TV Campinas – atual EPTV –, onde começou como rádio-escuta até chegar à reportagem. "Tinha uma chefe que disse que eu não serviria para aquilo porque não levava jeito. Mas um faltava aqui, outro ali. E nessa de substituir, dei certo como repórter", recorda. Depois, Renata foi para a Globo de Ribeirão Preto, SBT, TV Cultura e trabalhou no "Video Show" até chegar no programa dominical.

"Nunca imaginei que fosse participar de um 'reality show'. Só no 'Fantástico' mesmo é que posso fazer uma coisa dessas. É também uma experiência de vida bem diferente", ressalta.        

PopTevê – O jornalista que trabalha em tevê acaba sendo visto como celebridade por muitas pessoas. Como está sendo a reação do público desde que você se propôs a expor sua rotina de exercícios físicos e alimentação dentro do quadro "Medida Certa"?
Renata Ceribelli – Eu tinha um pouco de medo da reação das pessoas, das palavras que iriam chegar até mim. E o mais bacana é que virou um grande incentivo e as pessoas falam que começaram a fazer ginástica e regime também. Acho que especialmente as mulheres estão cansadas daquele modelo de pessoa que aparece na mídia dizendo: "Olha, eu cortei o pão no café da manhã e perdi 5 quilos em uma semana". O Márcio Attala, preparador físico do quadro, tem uma frase sensacional: as pessoas não querem emagrecer, querem ser emagrecidas.        

PopTevê – De que maneira o quadro influenciou no seu dia a dia?
Renata Ceribelli – Mudou bastante minha rotina porque além da reportagem semanal, estou gravando o quadro. Como a proposta é ser um "reality", no tempo em que estou malhando, a equipe está comigo. Em algumas atividades, eles me acompanham. Tenho mais câmaras comigo o dia todo.

PopTevê – O "Fantástico" é o lugar onde você está trabalhando há mais tempo. Como se renovar dentro do programa?
Renata Ceribelli – No "Fantástico", já tive alguns quadros. Gosto muito de falar da mulher, acho que por isso estou gostando tanto de fazer esse "reality", porque mexe muito com elas. Já fiz o "Elas Só Pensam Nisso", que mostrava como as mulheres lidavam com sua sexualidade, fiz "Etiqueta Urbana" com a Glória Kalil, fiz "Liga das Mulheres". O "Fantástico" permite isso, você nunca faz a mesma coisa, não dá para cansar. Ainda mais quando se tem um diretor como Luiz Nascimento. Ele tem toda a inquietude que um jornalista precisa ter. Na hora que a gente está se acomodando, ele bagunça tudo e bota todo mundo para criar.

(Por Luana Borges)

UOL Cursos Online

Todos os cursos