"Comédia MTV" exibirá pedido de desculpas por quadro com autistas
do UOL, no Rio
-
Divulgação
"Comédia MTV", apresentado por Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Rafael Queiroga, Fabio Rabin, Guilherme Santana, Paulinho Serra, Tata Werneck e Rodrigo Capella
A MTV irá exibir, no "Comédia MTV" desta terça, 26, um pedido de desculpas pelo quadro "Casa dos Autistas", exibido no programa do dia 22 de março. O quadro, uma paródia do reality show "Casa dos Artistas", foi motivo de representação impetrada no Ministério Público Federal pelo deputado Paulo Pimenta (PT) nesta segunda (25). No documento, o deputado diz que o programa é discriminatório e que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.
Marcelo Adnet, que apresenta o "Comédia" com Dani Calabresa e Paulinho Serra, entre outros, já havia se desculpado pelo quadro. Pelo Twitter, o humorista declarou que sempre foi contra esta cena, mas foi voto vencido. Também disse que não pode ser responsabilizado sozinho por algo que não escreveu. "Não escrevi esta cena e não sou o diretor do pgm (programa)", escreveu Adnet.
Quadro "Casa dos Austistas"
Leia na íntegra o comunicado distribuído pela MTV nesta terça (26):
"É de total responsabilidade da MTV a exibição da esquete “Casa dos Autistas”, exibida no dia 22/03/2011 no programa Comédia MTV. Todo o elenco do programa, assim como sua equipe de roteiristas e produção, são contratados da emissora e a ela prestam serviço, inclusive o humorista Marcelo Adnet, que vem sendo apontado por alguns como único responsável pelo conteúdo do programa. A MTV Brasil entende que a esquete “Casa dos autistas” ultrapassou limites aceitáveis do humor. Portanto, pedimos desculpas a quem quer que tenha se sentido ofendido pelo conteúdo exibido. Já estamos articulando possíveis ações conjuntas com associações ligadas ao autismo para dar ao assunto o devido encaminhamento. A MTV reforça ainda que, independentemente desse episódio, ao longo dos últimos 20 anos a emissora vem defendendo a inserção social de pessoas com deficiência de maneira séria e informativa."