Monique Alfradique vibra com a volta da personagem Bárbara em "Lara com Z"

PopTevê

  • Jorge Rodrigues Jorge/CZN

    A atriz Monique Alfradique comemora volta de personagem Bárbara de "Cinquentinha" em "Lara com Z" da Globo (24/3/2011)

    A atriz Monique Alfradique comemora volta de personagem Bárbara de "Cinquentinha" em "Lara com Z" da Globo (24/3/2011)

Cada novo personagem de Monique Alfradique ganha um caderno de anotações. Lá, a atriz faz observações sobre a personalidade, pesquisas e características do papel. E foi exatamente isso que facilitou Monique reencontrar o tom de Bárbara, que interpretou na minissérie "Cinquentinha". Ela volta ao ar depois de um ano, na pele da patricinha em "Lara com Z", derivada da minissérie exibida em 2009, e que estreia dia 7 de abril. "Nunca aconteceu de voltar a interpretar um mesmo personagem. É diferente. É como se eu estivesse reencontrando uma velha amiga. Estou me reencontrando com a Bárbara", explica a atriz de 24 anos. Tanto "Lara" quanto "Cinquentinha" foram escritas por Aguinaldo Silva.

  • Divulgação/TV Globo

    Susana Vieira e Aguinaldo Silva nos bastidores de gravação da série "Lara com Z" no Projac, zona oeste do Rio (2/2/2011)

Neta de Lara (Suzana Vieira) e filha de Celina (Thais de Campos), Bárbara volta na minissérie totalmente repaginada, --principalmente no visual. O estilo ousado e, às vezes, um tanto exótico, dá lugar a uma mulher mais moderna e sofisticada. "Ela era Lady Gaga e agora está totalmente Carrie", exemplifica, fazendo uma alusão à personagem interpretada por Sarah Jessica Parker na série americana "Sex and The City". A mudança tem um porquê. Em "Lara com Z", o principal objetivo de Bárbara é ser aceita pela família do namorado Oliver (Augusto Zacchi). Ele é neto de Maria Beatriz (Beatriz Segal), uma mulher rica e preconceituosa com as atitudes de Lara. Por considerá-la uma desclassificada, não aceita o relacionamento de Oliver e Bárbara. "Ela muda para tentar se enquadrar nos preceitos da família do noivo. Mas não vai ser fácil. Vai ser quase um Romeu e Julieta. As famílias não se entendem, mas o amor entre os dois é puro", adianta.

O que continua igual é o cabelo loiro. Aliás, essa característica foi essencial para Monique relembrar a personagem. "Esse cabelo me dá outra postura. Me coloca em outro lugar que é o lugar da Bárbara. Mas quando acabar de gravar, volto a ser Monique", conta. Não é difícil perceber que a atriz assume uma nova personalidade quando está envolvida em um trabalho. Talvez o intenso aprofundamento na personagem justifique. Para voltar a interpretar Bárbara, ela também assistiu a "Cinquentinha". "Escrevi algumas novas observações e, a partir disso, risquei um novo caminho para Bárbara", conta a atriz.

A personagem de Monique é uma das poucas que foram mantidas para a minissérie criada a partir de "Cinquentinha". Por isso mesmo, a atriz deixa evidente a satisfação com o convite. "Fiquei muito feliz quando soube. Vejo como um reconhecimento do meu trabalho. A personagem cresceu muito e agora os conflitos estão bem mais explorados", analisa. Bárbara, inclusive, marcou a estreia de Monique em minisséries. De lá para cá, ela viveu a médica Érica na novela "Cama de Gato" e a dondoca Nininha Mourão na série policial "Na Forma da Lei", também da Globo. Para ela, atuar em uma obra fechada chega a ser mais fácil do que compor um personagem de folhetim. "Sei exatamente o caminho da personagem e que não vai mudar ao longo da trama. Assim, a gente consegue desenhar direitinho o perfil. Dá para saber em qual episódio terá uma carga mais dramática", compara.
 

(Por Natalia Palmeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos