"Matt LeBlanc de 'Episodes' é uma versão ficcionalizada de mim mesmo", diz ator de "Friends" sobre nova série

ANA MARIA BAHIANA

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

  • Trailer mostra Matt LeBlanc fazendo testa na série "Episodes" para interpretar a si mesmo

É uma história tão antiga quanto o show business: dupla de roteiristas cria série de sucesso, recebe prêmios, atrai atenção de chefão de uma grande rede de TV, concorda em refazer o projeto para uma nova plateia. E, no processo, perde completamente sua visão, seu compasso moral, seus princípios e tudo aquilo que era a essência de sua vida.

Esta é a premissa de "Episodes", a nova série da Showtime em parceria com a BBC, que estreou nos EUA em fevereiro e acaba de ser renovada para ser uma segunda temporada.

Nesta versão da história da inocência perdida, os atores britânicos Stephen Mangan e Tamsin Greig vivem o casal de roteiristas Sean e Beverly Lincoln, responsáveis por uma premiada série da televisão britânica: "Lyman's Boys", comédia dramática situada num internato de meninos.

Quando Hollywod bate à sua porta na figura de um todo poderoso executivo (John Pankow, o Ira Buchman de "Mad About You"), o feliz casal não consegue resistir à tentação. Em breve estão morando nas colinas de Hollywood numa "mansão cenário" que foi usada para um reality show. A série escrita por eles se transforma num sitcom sobre um time de hockey, e o venerado personagem principal, um professor idoso vivido pelo premiado ator shakespereano Richard Griffiths, agora é um treinador interpretado por… Matt LeBlanc!

"Não sou eu, exatamente", LeBlanc diz, com uma calma bem diferente da energia maníaca de sua persona na série." É uma versão ficcionalizada, totalmente escrita. Eu diria que 90% deste Matt é invenção de David [Crane, um dos roteiristas de "Friends"] e Jeff [Klarik, de "Mad About You"] e 10% sou eu, mesmo."

Bom saber. O Matt LeBlanc de "Episodes" é manipulador, mulherengo, ambicioso, vaidoso, egoísta e dono de um pênis famosamente enorme. Quais destes atributos estão entre os 10%, Matt não diz. "Sou uma pessoa muito cuidadosa com minha privacidade e manter este mistério foi uma das condições principais para que eu participasse da série."

 

  • Trecho mostra primeiro capítulo da série com Matt LeBlanc "Episodes"

"Episodes" marca para LeBlanc o final de um exílio de cinco anos afastado da TV depois do fracasso de "Joey", spin-off de "Friends". "Foi um período ao mesmo tempo doce e amargo para mim", Matt diz. "Doce porque sou muito preguiçoso. Minha atividade favorita é não fazer nada. Além disso, me deu a oportunidade de acompanhar o crescimento da minha filha [Marina, nascida em 2004], e isso não tem preço. Mas foi amargo porque foi uma grande decepção."

A lição que LeBlanc aprendeu com "Joey" foi que "o texto é tudo. 'Joey' tinha coisas que me davam vergonha de dizer. Determinei que meu próximo projeto, caso ele existisse, teria o melhor texto possível, essa seria a condição para que eu me envolvesse em qualquer coisa. Com 'Episodes', estou absolutamente tranquilo."

LeBlanc, Crane e Klarik colaboram na criação do Matt LeBlanc de cada um dos "Episodes", aproveitando, muitas vezes, anedotas e detalhes da vida pública do ator. Uma manchete do "Los Angeles Times" da época de "Friends", anunciando o salário milionário dos atores, inspirou a ridícula opulência do Matt LeBlanc de "Episodes", que tem um jato particular e uma frota de carros de luxo. "Foi uma forma de brincar com isso, trabalhar com uma percepção pública e fazer gozação comigo mesmo", diz Matt. "Aliás, é isso que eu mais gosto de fazer –gozação comigo mesmo. Não me levo a sério de jeito nenhum."

UOL Cursos Online

Todos os cursos