Protagonista bonitão garante quarto ano de "Castle"; terceira temporada começa hoje no Brasil

HELOÍSA DALL'ANTONIA

Enviada especial a Los Angeles *

  • Divulgação

    O ator Nathan Fillion, que faz o escritor charmoso escritor Richard Castle na série norte-americana "Castle" (mar/2011)

    O ator Nathan Fillion, que faz o escritor charmoso escritor Richard Castle na série norte-americana "Castle" (mar/2011)

Para o elenco de "Castle", série que estreia sua terceira temporada na AXN nesta quarta (16), o motivo de a audiência da atração ser predominantemente feminina é simples: Nathan Fillion. ‘Nathan é o motivo, aí os maridos [das espectadoras] descobrem Stana [Katic, que interpreta Kate Beckett] e os filhos me encontram’, define rindo Molly C. Quinn, que faz Alexis, a filha do protagonista, em entrevista concedida a imprensa internacional no set da sala de interrogatório do distrito em que se passa a história, da qual o UOL fez parte.

Para Jon Huertas, que faz Javier Esposito, o clima divertido do enredo é um ingrediente do sucesso A bela atriz texana Molly Quinn, que faz filha do protagonista, Alexis Castle "Prometeram pra mim que vem vindo algo para Kevin Ryan", conta Seamus Dever sobre terceira temporada

A trama mostra o dia a dia de Richard Castle, um famoso escritor de best sellers policiais, em seu "laboratório" na divisão de homicídios da polícia de Nova York. Depois de um bloqueio criativo, o autor começa a trabalhar como consultor da equipe, seguindo os passos da detetive Beckett, por quem tem uma "queda".

Mas não são apenas os atributos físicos do protagonista que fizeram a atração conhecida e adorada pelos fãs. "É um show em que se pode identificar alguém que você conheça [na vida real]. E não machuca que Nathan seja uma das pessoas mais charmosas que você vá encontrar na sua vida, porque uma das coisas que ele oferece, e que a maioria dos heróis de outros shows não mostra, é vulnerabilidade", opina Ruben Santiago-Hudson, o capitão Roy Montgomery.

Para Fillion, o mais interessante é que Castle não registra fracassos. "Mesmo que ele tenha uma vitória pequena, pra ele é uma vitória de qualquer forma, e ele está no topo." A autoconfiança-acima-de-tudo do personagem também é um traço da personalidade do ator, que diz que se identificar com papéis assim é uma das coisas que aprendeu trabalhando com Joss Whedon (criador de "Buffy" e "Dollhouse", entre outros), na série "Firefly", como o capitão Malcolm Reynolds.

Uma das provas do quanto Castle não desiste de seus objetivos é seu relacionamento com Beckett, com quem vive em tensão sexual. "Amo essa onisciência do espectador de saber o que está passando pela cabeça e pelo coração deles." Para o ator, seu personagem nunca teve a oportunidade de crescer, nem teve uma figura masculina forte em sua vida. "Acho que é parte dele não saber direito o que está fazendo. Ele está fazendo só o melhor que pode."

O clima divertido do enredo, mesmo incluindo cadáveres, é apontado pelo ator Jon Huertas (que faz o detetive Javier Espósito) como um dos ingredientes de sucesso da trama. “Acho que as pessoas querem anti-heróis. E acho que Castle tem isso: ele não carrega uma arma, mas tem cérebro’, acredita Seamus Dever, intérprete do detetive Kevin Ryan.

Nova temporada

Veja cenas da terceira temporada de "Castle" (spoiler)
Veja Álbum de fotos

Além de um (aguardadíssimo) beijo entre Castle e Beckett (que segundo Fillion será mais como "uma fusão de lábios"), o terceiro ano da série também trará algumas participações especiais, entre as quais a de Laura Prepon (a Donna de "That ‘70s Show").

Mas é o beijo do casal de protagonistas que deve movimentar a linha do seriado. Ao mesmo tempo em que será impossível para a dupla simplesmente apagar a experiência, Fillion acredita que os personagens não vão simplesmente ficar juntos e viver felizes para sempre. "Se você der para todo mundo o que eles querem, as pessoas mudam de canal", acredita.

"Prometeram pra mim que vem vindo algo para Kevin Ryan", conta Dever. O passado do policial, que trabalhou na divisão de narcóticos antes de ir para a de homicídios, deve ser explorado, aproveitando a brecha para assuntos mais pesados.

Outra aposta dos roteiristas para o novo ano da atração é a relação de Esposito e Lanie Parish (a atriz Tamala Jones). "Acho que pode ser uma ferramenta pra divertir o público da tensão entre Beckett e Castle", opina Huertas, que confessa ter trabalhado na campanha para que um romance rápido entre os personagens acontecesse. "Ele envolveu até os fãs no Twitter", conta Jones, admirada com o poder de persuasão da ferramenta.

Pelo Twitter
Foi também pelo microblog que produtores e elenco ficaram sabendo sobre a renovação para uma quarta temporada de "Castle". "Nathan, Seamus e eu estávamos em um set, no carro de patrulha, esperando entre uma gravação e outra quando vimos pelo celular", conta Huertas. "Primeiro ficamos um pouco chateados, mas depois descobrimos que os produtores não tinham nos contado porque eles mesmos também souberam pelo Twitter."

* A jornalista viajou a convite da Sony Entertainment Television.


CASTLE
Onde: AXN
Quando: Quarta-feira, às 22h.

UOL Cursos Online

Todos os cursos