Roteiro de "Cougar Town" faz piada do nome da série e investe no relacionamento dos personagens
HELOÍSA DALL'ANTONIA
Enviada especial a Los Angeles (EUA) *
-
Divulgação
Da esquerda para a direita: Busy Philpps, Josh Hopkins, Courteney Cox, Christa Miller, Ian Gomez e Brian Van Holt em cena do episódio "A Thing About You" de "Cougar Town", que vai ao ar nesta quinta-feira, às 21h, no Sony (10/3/2011)
"Cougar", numa linguagem mais informal, define mulheres na casa dos 40 anos que preferem homens bem mais novos do que os de sua faixa etária. A tradução também abrange um certo perfil comum a todas –‘caçadoras’ que sabem muito bem o que querem e o que precisam fazer para chegarem a seus objetivos.
Assim, quando "Cougar Town" estreou na TV americana, no começo de 2010, e parte do público preferiu ignorar ou simplesmente difamar o programa, mesmo sem conhecê-lo, a reação não foi exatamente inesperada. “As pessoas pensam imediatamente em sexo’, diz Josh Hopkins, que interpreta Grayson Ellis (o vizinho bonitão de Jules, a protagonista da história, vivida por Courtney Cox), em entrevista do elenco concedida a um grupo de jornalistas da imprensa internacional, do qual o UOL Televisão fez parte, no cenário da rua que fica na frente da imobiliária de Jules. "Muita gente vinha até mim e dizia não estar interessada em assistir à série por causa do nome. Agora, eles dizem adorar o show e a trama", completa o ator Brian Van Holt (Bobby Cobb, ex-marido de Jules).
"A gente faz piada com isso o tempo todo", reforça Courtney Cox, que também é produtora do programa. O termo, carregado dessa conotação sexual, ficou obsoleto conforme o roteiro passou a apostar nos personagens. "Mas agora a gente não sabe como se livrar desse nome", confessa.
No ano passado, Bill Lawrence, roteirista e também produtor do seriado, cogitou alterar o nome de sua criação. A ideia foi descartada algum tempo depois. "A série não é realmente sobre mulheres saindo com caras mais novos. É sobre relacionamento de quem está na casa dos 30 e dos 40 anos", opina Van Holt. "Trata-se de um bando de amigos saindo e se vendo em situações absurdas... Não acho que a série seja diferente de várias comédias clássicas da TV", afirma. "A discussão sobre o nome acabou fazendo as pessoas se interessarem mais pelo show", comenta a atriz Busy Philipps (a loira Laurie Keller, assistente de Jules), "e até fizemos uma brincadeira com isso nas aberturas da segunda temporada". Nos episódios que estão indo ao ar nos Estados Unidos, o nome da série é apresentado com um subtítulo divertido, como ‘100% Cougar Free’ ou ‘It's Okay To Watch A Show Called...’.
O clima divertido da produção não fica apenas na auto-ironia com o nome da produção. "Nós todos somos amigos no elenco. Eu sei que todo mundo fala isso, mas não é realmente verdade nas outras séries", diz a atriz Christa Miller (Ellie Torres, a melhor amiga de Jules), rindo. Christa também é, na vida real, casada com Lawrence e a amizade com Courtney Cox parece ultrapassar a convivência no trabalho: "Somos meio que gêmeas de alma, temos o mesmo senso de humor. E obviamente é mais divertido ir trabalhar quando é com sua melhor amiga", conta.
Piadas internas
"Qualquer coisa que aconteça no fim de semana vai estar no episódio da semana seguinte", diz Christa. "Moramos muito perto da Courtney e nossas famílias passam muito tempo juntas. Aí, Bill vai escrever qualquer coisa besta que digamos juntas, bebendo vinho, o que é sempre embaraçoso." Para Busy Philipps, o fato de os roteiristas sempre permitirem, e até incentivarem, os atores a trazerem suas próprias piadas para o script, aliado ao fato de o grupo todo trabalhar em harmonia, faz com que o texto fique cada vez mais divertido e real para os espectadores. "Queremos deixar a série a mais divertida possível. Venho de uma carreira de comédias, assim como Ian Gomez (Andy Torres, marido de Ellie na trama). Não é como se viéssemos trabalhar, disséssemos nossas falas e voltássemos para casa. A gente está se divertindo e acho que a atuação traduz isso".
O que esperar
Apesar de não ter adiantado muito sobre os episódios que estão por vir, todo o elenco de "Cougar Town" estava radiante com a renovação da série para um terceiro ano.
Bobby voltará a investir em sua carreira no golfe, o que anima van Holt. "Também gostaria que o personagem saísse com mulheres, meninas, seres humanos de forma geral", comenta rindo. Laurie continua a procurar alguém legal, apesar de que, para Busy Philipps, ela está aprendendo muito com seu relacionamento com o advogado Smith. Os personagens tanto de Courtney Cox quanto de Josh Hopkins vão continuar a conhecer o lado bom e o ruim de um namoro adulto.
"Eu ficaria feliz se meu personagem ganhasse mais músculos", contenta-se Dan Byrd (Travis, filho de Jules). Mesmo tendo entrado na universidade nessa temporada, Byrd garantiu que seu personagem não ficará de fora das situações do grupo.
Christa Miller e Ian Gomez, porém, não têm a menor ideia do que pode acontecer com seus personagens, segundo a atriz porque seu marido nunca conta o que está tramando para Andie e Ellie.
Para Courtney Cox, o roteiro do seriado mudou um pouco da primeira temporada para o momento atual da trama. "Acredito que desaceleramos um pouco, dando mais tempo às situações para que elas se desenrolem”, opina.
Webisodes e participações especiais
Uma das novidades de 2011 para "Cougar Town" é uma série de divertidos webisodes que está disponível no site da ABC. Protagonizado por Ian Gomez, "Andy’s Dreams" mostra o que pensa o personagem quando está tirando uma soneca no trabalho. Em um dos capítulos, ele encarna uma nova versão de "Miami Vice" com Bobby, em outro, dá uma de professor John Keating numa "Sociedade dos Poetas Mortos" com zumbis, entre os quais Dan Byrd.
Atores convidados também devem surgir nos próximos meses, como Nia Vardalos, mulher de Ian Gomez na vida real. "Não sei qual será seu papel, mas espero que ela não tenha de beijar um dos outros homens do elenco. Minha única esperança é que ela seja tipo a irmã lésbica de alguém’, divaga Gomez, rindo. “Eu trabalhei em ‘Felicity’ (como Javier Quintata) então a Keri Russel (protagonista da trama) podia vir e ser uma lésbica com minha mulher", completa, sendo alertado por Christa Miller de que isso não funcionaria.
Mariska Hargitay (a policial Olivia Benson de "Law & Order: Special Victims Unit") também pode vir a fazer um papel no seriado. Outros astros de "Friends", porém, não devem dar as caras tão cedo em "Cougar Town". "Matt (Matthew Perry) acabou de começar uma série ('Mr Sunshine'); Matt LeBlanc também ('Episodes') e David (Schwimmer) acabou de casar. E Lisa (Kudrow) e Jennifer (Aniston) já apareceram (Lisa foi uma dermatologista e Jennifer, uma terapeuta), então não vejo isso acontecendo", resume Courtney Cox, citando todo o elenco do seriado sobre outro grupo de amigos, que viviam em Nova York em vez de na Flórida.
COUGAR TOWN
Onde: Sony Entertainment Television
Quando: quinta-feira, às 21h / Reprises sextas à 0h e aos domingos, às 8h e às 15h
* A jornalista viajou a convite da Sony Entertainment Television.