Autor de "Divã" explica que há diferenças na adaptação da série para a TV

Canal Zap

  • Luiza Dantas/CZN

    O autor Marcelo Saback

    O autor Marcelo Saback

Marcelo Saback, que assina a adaptação da nova série da Globo, "Divã", adianta que a produção poderá seguir caminhos diferentes. "A peça e o filme foram concebidos, basicamente, em cima do livro da Martha Medeiros. Na série, a essência da personagem é a mesma, mas as histórias são outras", explica. A produção terá algumas cenas gravadas na cidade de Nova Iorque que, segundo Saback, fazem um link com o perfil da personagem central, vivida por Lília Cabral. "A Mercedez é muito urbana. Seus questionamentos e problemas são de uma mulher típica de cidade grande. E Nova Iorque tem essa característica de grande metrópole. Acho que tem tudo a ver começar lá", acredita o autor.

Rio rico
O rio São Francisco é cenário do Globo Universidade deste sábado (26). O repórter Paulo Mário Martins vai até a Universidade Federal do Vale do São Francisco e descobre que o "Velho Chico", como é chamado, é fonte de pesquisa para estudantes e professores de diversas áreas. Em uma das atividades acompanhadas pelo jornalista, um grupo de pesquisadores explica o trabalho desenvolvido no Centro de Referência para a Recuperação de Áreas Degradadas. Eles investigam a melhor forma de promover o replantio da caatinga, vegetação devastada no entorno do rio. Ele também acompanha o trabalho de professores que encontram nas plantas princípios ativos que podem virar base para remédios de ação antiinflamatória. O "Globo Universidade" é exibido aos sábados, às 7h15, na Globo, com reprise às 15h30 na Globo News e às 13h30 no Futura.

Perigosas do cinema
No mês de março, o canal TCM exibe o especial "Mulheres Assassinas", com uma seleção de filmes que mostram as mulheres mais perigosas da sétima arte. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, sempre às 22h, a partir do dia 3. Abrindo o especial,  "A Noiva Estava de Preto" traz a história da viúva Julie Kohler, interpretada por Jeanne Moreau que após tentar suicídio, começa a perseguir cinco homens que são os assassinos acidentais de seu marido. Na semana seguinte, dia 10, será a vez do longa "Coffy". No dia 17, a comédia "Este Mundo é um Hospício" conta a vida de duas senhoras que moram juntas e desenvolveram o hábito de matar velhos solitários. No dia 24 de março será exibido "A Honra do Poderoso Prizzi". E fechando o especial no dia 31 de março, Bridget Fonda protagoniza "A Assassina".

Final diferente
Em "Ti-Ti-Ti", Ariclenes (Murilo Benício) não reatará seu casamento com a ex-mulher Suzana (Malu Mader). Ao contrário do que aconteceu na primeira versão de Cassiano Gabus Mendes, exibida no ano de 1985, Maria Adelaide Amaral uniu Ari com Marta (Dira Paes). O folhetim termina no dia 18 de março.

Rápidas
# O cantor Latino está hoje no "Uma Hora de Sucesso", no SBT, às 20h30. Ele canta com a sua banda músicas que marcaram sua carreira como "Selinho na Boca", ao lado de Perlla, além de "Festa no Apê". Latino também divide o palco com  Alexandre Peixe.
# Neste sábado (26), às 23h, o programa "Legendários", da Record, exibe uma matéria com Felipe Solari na Patagônia. Ele viaja acompanhado pela veterinária Manu Karsten, para mostrar alguns dos problemas ecológicos que afetam a população do local.
# O diretor do "Big Brother Brasil 11", Boninho, afirmou que, na próxima quinta-feira (3), a prova que definirá o líder da semana será de resistência.

(Por Daniele Ramiro)

UOL Cursos Online

Todos os cursos