Para criadora, sétima temporada de "Grey's Anatomy" mostra ciclo de cura dos personagens; leia a entrevista
HELOÍSA DALL'ANTONIA
Enviada especial a Los Angeles (EUA) *
O Prospect Studios, em Los Angeles, onde é filmada a série “Grey’s Anatomy”, existe desde 1915 e já foi propriedade de várias companhias antes de ser adquirido pela rede ABC, que detém o show. Assim como a criadora do programa, Shonda Rhimes, o estúdio entende de séries passadas em hospitais –além de Grey’s, a soap opera “General Hospital”, no ar desde 1963, também é filmada ali. Assim, salas de operação, laboratórios e outros cenários que reproduzem um hospital estão sempre prontos para que a equipe comece a filmagem.
Foi na recepção do hospital Seattle Grace que Rhimes e a produtora Betsy Beers receberam um grupo de jornalistas da imprensa internacional --do qual o UOL Televisão fez parte-- para falar do sétimo ano do seriado, que voltou ao ar em 7 de fevereiro no Brasil, protagonizado por Ellen Pompeo, Sandra Oh e Patrick Dempsey.
SPOILER: SE NÃO QUISER SABER DETALHES IMPORTANTES DA SÉRIE, NÃO CONTINUE A LER ESTE TEXTO
Pergunta - Depois de tantas temporadas, como você mantém o show interessante? É difícil criar novas tramas?
Shonda Rhimes – A gente trabalha duro. Sempre sentamos para conversar sobre como vamos fazer alguma coisa diferente, quebrar a estrutura. Acredito que a personagem de Sara [Ramirez, intérprete da Dra. Callie Torres] é um exemplo perfeito disso. Ela era hétero com o George [O’Malley, médico interpretado por T.R. Knight], e então está dormindo com o Mark [Sloan, outro médico, vivido por Eric Dane] e aí também era lésbica e a última vez que a vimos ela estava grávida... (risos)
Betsy Beers– Em termos de medicina também é ótimo porque há os residentes e os internos e eles estão sempre mudando de especialidades. Alex [Karev, o ator Justin Chambers] é um bom exemplo disso. Ele é o último cara que você iria imaginar cuidando de crianças [o personagem descobre que sua paixão são as cirurgias pediátricas]. Se você me dissesse isso na segunda temporada, eu teria rido da sua cara.
Pergunta - O episódio "Golden Hour" [sétima temporada] deve mostrar a Dra. Meredith Grey [personagem de Ellen Pompeo] comandando o pronto-socorro em tempo real...
Shonda Rhimes – Queríamos ver literalmente como é uma hora de um médico. É muito interessante ver a velocidade com a qual os doutores trabalham e quão rápido eles tomam decisões.
Pergunta - Como você dá conta de todos os projetos que tem nas mãos no momento ["Grey's Anatomy", "Private Practice" e "Off the Map", além de o piloto de uma nova série, "In Crisis"]?
Shonda Rhimes – Tenho dois clones que eu tranco no armário. (risos)
Betsy Beers – E eles se parecem incrivelmente com ela.
Shonda Rhimes – É legal pensar todo ano em como manter o interesse e parte disso é usar a criatividade de diversas maneiras. Algumas vezes é como a gente conta as histórias na série, outras vezes é encontrar novos projetos. Honestamente, não durmo muito, mas consigo fazer tudo. Então acho que não é uma coisa ruim.
-
A produtora de "Grey's Anatomy" Betsy Beers e a criadora e produtora executiva da série, Shonda Rhimesm em premiação, em LA (13/1/2006)
Pergunta - Houve crossovers entre "Private Practice" e "Grey’s Anatomy". Vocês consideram fazer isso com "Grey’s" e "Off the Map" [série que ainda vai estrear no Brasil e que trata de um grupo de médicos que trabalha no meio da floresta]?
Shonda Rhimes – Não, não é o mesmo universo.
Betsy Beers – A Callie podia decidir tirar umas férias do resto do pessoal...
Shonda Rhimes – É, na 'América do Sul do Havaí' [apesar de retratar ‘algum país da América do Sul’, o seriado é gravado no Havaí]. Seria muito legal levar as pessoas para lá e meio que ver o que acontece. Mas são dois universos diferentes e a gente quer que continue assim. Jason George era Ben Warren em "Grey’s" e é agora o Otis em "Off the Map", e os personagens são tão diferentes... Otis é um ex-drogado em recuperação, Ben tinha um romance com [Miranda] Bailey e era um anestesista.
Pergunta - Um dos episódios mais interessantes da sexta temporada foi o do tiroteio (“Sanctuary”). Teve muito mais emoção do que outros. De onde veio isso?
Shonda Rhimes – Foi realmente desafiador. Eu passei a sexta temporada dizendo que teríamos um fim da temporada com um paciente descontente atirando no hospital. Quando escrevi foi surpreendentemente emocional, principalmente porque sabia como seria difícil machucar nossos personagens e assistir aquilo acontecendo com eles de um jeito tão brutal. Minha ideia era mostrar que a violência não é o caminho para resolver os problemas.
Pergunta - E então você voltou agora com o tema no tiroteio na escola (“Disarm”, na sétima temporada).
Shonda Rhimes – É, e pra mim, aquilo era assistir ao círculo de cura dos personagens. Trabalhamos duro para honrar as pessoas que tem Síndrome de Stress Pós-Traumático. Li muito e falei com terapeutas sobre como aquilo funcionaria e queria fechar isso de forma real. Sentimos que a melhor forma de fazer isso seria com nossos doutores ajudando outro grupo de pessoas passando pela mesma coisa.
Eu não penso 'estou escrevendo séries médicas'. Quero dizer, 'Grey’s' é uma história sobre relacionamentos com medicina e não um show sobre medicina.
Shonda Rhimes, criadora de "Grey's Anatomy" e "Private Practice" Pergunta - Rachel Taylor (Lucy Fields) acabou de se juntar ao elenco. Fale sobre a contratação dela.
Shonda Rhimes – Ela é a ginecologista de Callie. E também tem interações interessantes com Alex.
Pergunta - Há potencial para ela ficar mais?
Shonda Rhimes – Sempre há. A porta está sempre aberta.
Betsy Beers – Até pra trazer pessoas do mundo dos mortos... (risos)
Shonda Rhimes – Trazer pessoas dos mortos... Tudo pode acontecer. (risos)
Pergunta - Como você escolhe o elenco? Repara em alguém de quem gosta e prepara um papel?
Shonda Rhimes – Temos uma ótima diretora de casting, Linda Lowy, e sua equipe. Eles trabalham duro pra encontrar gente interessante e nos manter informados. Algumas vezes a Linda diz "tenho alguém realmente interessante" e outras vezes eu digo "não sei dizer pra quê exatamente, mas preciso de um cara. Ele precisa ter mais ou menos essa idade e eu acho que vai ser mais ou menos assim". Foi assim que encontramos Jackson [Avery, o ator Jesse Williams]. Ela me disse "eu achei". Uma das coisas de trabalhar junto é que ela entende quando estou procurando por alguém que tem uma fagulha, uma coisinha especial. Todo mundo que colocamos aqui tem essas fagulhas...
Betsy Beers – ...de energia. A gente costuma trazer pessoas para lerem um script e depois da sessão a gente senta e diz "tudo bem, o papel não é exatamente certo pra essa pessoa, mas mantenha-a na cabeça".
Shonda Rhimes – Como a Jessica Capshaw lendo o papel da enfermeira Rose
Betsy Beers – O interesse amoroso do Derek [Shephard, interpretado por Patrick Dempsey].
Shonda Rhimes – Eu sabia que ela não era a enfermeira Rose, mas sabia que ela seria alguém. Quando procuramos um interesse amoroso para a Callie, sabia que era ela que procurávamos [Jessica interpreta atualmente a Dra Arizona Robbins].
Pergunta - Agora você tem três séries médicas na lista e um piloto de série política [‘In Crisis’, sobre uma relações públicas e sua equipe, especialistas em lidar com situações extremas, envolvendo escândalos, de seus clientes]. Está assustada sobre ir para um outro mundo agora?
Shonda Rhimes – Não assustada. Eu não penso "estou escrevendo séries médicas". Quero dizer, "Grey’s" é uma história sobre relacionamentos com medicina e não um show sobre medicina. Nunca foi pra mim. "Private Practice" é muito mais sobre os dilemas ético-morais dos médicos. A medicina é um veículo interessante. Agora eu sei um monte de coisas, sei o suficiente para ser perigosa até. (risos)
Pergunta - A história do atirador tem sido um dos grandes temas da sétima temporada. Você sabe dizer o que teremos na temporada 8?
Shonda Rhimes – Não sei nada da temporada 8 e não estou brincando com você. Mas estou tão ansiosa para descobrir quanto você vai estar para vê-la.
GREY'S ANATOMY
Onde: Sony Entertainment Television
Quando: segunda-feira, às 21h (7ª temporada) / Reprises na mesma noite, às 0h e aos domingos, às 16h e às 23h
* A jornalista viajou a convite da Sony Entertainment Television.