História de Pablo Escobar estreia em TV hispânica dos EUA
-
AFP
Ator Andres Parra vive Pablo Escobar na série "Escobar - O Chefe do Mal", na TV colombiana
Uma série sobre o narcotraficante Pablo Escobar começou a ser transmitida nesta segunda-feira (9) nos lares hispânicos dos Estados Unidos, através da rede de TV Telemundo. Os episódios fizeram sucesso na Colômbia, onde o capítulo de estreia foi visto por 11 milhões de pessoas.
"Escobar, O Patrão do Mal" tem 63 capítulos e foi transmitida pela Caracol TV no dia 28 de maio. A série tem o objetivo de ensinar para as gerações mais jovens quem foi o chefe do Cartel de Medellín, um criminoso que marcou a história da Colômbia.
Juan Camilo Ferrand, roteirista da série, baseou-se no livro "A Parábola de Pablo", de Alonso Salazar, que conta a história real de Escobar. Ele dedicou três anos de sua vida à tarefa de montar uma história de ficção.
Ferrand garantiu à Agência Efe que quis conhecer todos os ângulos possíveis da complexa personalidade do traficante colombiano. "Falei com filhos de policiais assassinados por Escobar, coronéis, políticos... É uma história que envolve tanta coisa, tantas mortes, que mexeu muito com a vida da Colômbia, e eu quis averiguar tudo o que podia", disse o roteirista.
Juan Camilo Ferrand, que tem 35 anos, já foi roteirista de séries de sucessos nos EUA e na América Latina, como "El Cartel" e "Las Muñecas de La Mafia", e diz que seus personagens são muito "muito típicos, muito locais, mas ao mesmo tempo são muito universais".
"Queria que todos assistissem a série não só como uma forma de entretenimento, mas também para oferecer ferramentas para que o povo veja que Escobar não só era um assassino que mandava droga para os EUA, mas que sua história tinha a ver com política e corrupção também", disse.