Roteirista de "A Rede Social" produz série para TV sobre os bastidores do jornalismo
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Gary Hershorn/Reuters
O roteirista Aaron Sorkin recebe o Oscar de roteiro adaptado por "A Rede Social" durante a cerimônia realizada em Los Angeles, em fevereiro
O criador de "West Wing: Nos Bastidores do Poder", Aaron Sorkin, que foi premiado com um Oscar pelo roteiro de "A Rede Social", esmiúça os bastidores do atual jornalismo com seu novo projeto para TV, intitulado "The Newsroom".
A série, que estreou no último domingo no canal "HBO" (dos Estados Unidos) e conta com dez capítulos de uma hora, explora o trabalho desenvolvido pelos fictícios repórteres de um telejornal e notícias reais, como o tsunami do Japão e o drama migratório.
"Honestamente, o programa foi pensado como uma carta de amor ao que vocês fazem", disse Sorkin aos jornalistas que acompanhavam a coletiva de imprensa do lançamento de "The Newsroom", realizada na última quarta.
Na série, Sorkin confronta a fé de um jornalista, que acredita que pode mudar o mundo, com a necessidade dos canais de televisão de manter sua audiência elevada e de entreter, características que influenciam diretamente na qualidade da informação produzida.
O diferencial da trama de "The Newsroom" é a comparação estabelecida entre a figura do repórter idealista, vivida pela produtora Mackenzie McHale (Emily Mortimer), com o eloquente personagem de Dom Quixote, já que ambas as tarefas aparecem como "uma loucura".
Apesar das implicações envolvidas, o criador da série assegurou que não pretende refletir uma opinião sobre o ideal de jornalismo, como as notícias devem ser feitas, e nem dar lições em ninguém.
"Pode ser que eu esteja louco, mas não tentaria mudar o mundo com uma série de televisão. Sou um profissional do entretenimento, um escritor de ficção, e o programa é para divertir. Não sou um ativista", afirmou o autor.
A visão mais cínica da profissão jornalística recai sobre os ombros do veterano apresentador Will McAvoy (Jeff Daniels), que depois de anos acomodado graças a sua habilidade de evitar polêmicas, acaba sendo obrigado a tomar sérias decisões sob a influência da produtora Mackenzie, que entra em seu programa após voltar da guerra do Afeganistão.
Desta forma, os dois personagens contrastantes acabam esquentando o clima da redação e, por consequência, animando a trama da nova série de TV de Sorkin.
"A reação dos jornalistas nos EUA em relação à série e como esta pode refletir em seus trabalhos variam entre extremos", apontou o Sorkin, que explicou que alguns famosos jornalistas se emocionaram ao entender que a trama apresentava o profissional da imprensa como uma espécie de "herói", enquanto para outros a imagem era de mero "vilão".
Além desta contradição evidente, a crítica se mostrou pouco complacente ao novo trabalho do admirado Sorkin, considerado um dos roteiristas mais sobressalentes da atualidade no cinema e na televisão.
Isso porque, tanto os críticos dos "Los Angeles Times", como os do "The New Yorker", concordaram que "The Newsroom" promete mais do que oferece e, apesar do bom começo, a série perde seu interesse ao longo dos capítulos.
Uma das acusações contra a série é que a mesma aparece carregada de opiniões políticas, que supostamente seriam as mesmas do autor, algo que aparece logo nos primeiros minutos da série. Nesta ocasião, o personagem Will McAvoy faz um discurso dizendo que os Estados Unidos "já não é o melhor país do mundo".
O jornal "The Hollywood Reporter" considerou que "The Newsroom" mantém os elementos de sucesso de "West Wing: Nos Bastidores do Poder" e "Sports Night", embora os críticos do "Los Angeles Times" tenham dito que os longos diálogos desta nova trama acabam se transformando em sermões carentes de conteúdo.
Jeff Daniels assegurou que a rodagem da série foi exaustiva e muito exigente, já que tiveram que aprender "não montanhas, mas cordilheiras de diálogos" e sem tempo para ensaios. Mas, segundo o ator, essa experiência o fez "apreciar" ainda mais o trabalho dos jornalistas e, inclusive, mudar sua forma de se informar.
Daniels comentou que antes era acostumado a ver os noticiários de televisão da "MSNBC" e que após "The Newsroom", que curiosamente retrata o interior de um telejornal, começou a ler notícias mais na internet e a prestar mais atenção nos jornais de papel.
"Acho que não somos bem informados sobre as coisas que ocorrem no mundo", assinalou Daniels, rejeitando a ideia de que a audiência seja "estúpida", embora tenha considerado que as pessoas "não são bem informadas".