Rede norte-americana NBC cancela exibição de episódio da série "Hannibal"
Da AP, em Los Angeles (EUA)
A rede de TV norte-americana NBC anunciou na sexta-feira (19) que cancelou a exibição de um episódio da série "Hannibal" em função dos recentes acontecimentos envolvendo violência, incluindo os atentados de Boston. O episódio que iria ao ar na próxima semana apresenta um personagem, interpretado pela atriz convidado Molly Shannon, que faz lavagem cerebral em crianças para matar outras crianças. No Brasil, a série é exibida pelo canal de TV por assinatura AXN.
O produtor executivo da série, Bryan Fuller, pediu para cancelar o episódio, citando o tiroteio na escola Newtown, Connecticut, em dezembro, e o ataque durante a maratona de Boston esta semana, disse o porta-voz da NBC Stuart Levine. Fuller disse na sexta que começou a discutir com executivos da NBC há várias semanas sobre como manter o episódio fora do ar. Sua preocupação foi motivada por Newtown e reforçado pela violência de segunda, disse ele.
Embora A história de "Hannibal" não esteja relacionada a eventos do mundo real, a intenção era "sermos sensíveis sobre o momento pelo qual estamos passando como país", disse Fuller.
O episódio, o quarto da nova série, será substituído por outro. Os espectadores não perceberão problemas de continuidade na trama, segundo Levine. Mas na próxima semana um "pacote clip" com cenas do episódio cancelado estará disponível no site NBC.com, sem as cenas de violência infantil e com comentários de Fuller. Isso permitirá que os telespectadores possam se manter atualizados com os grandes arcos da história do programa, disse o produtor.
"Hannibal" é estrelado por Mads Mikkelsen como o personagem-título, o brilhante assassino canibal visto na telona em "O Silêncio dos Inocentes" e sua continuação, apresentados no romance "Red Dragon", de Thomas Harris. Hugh Dancy e Laurence Fishburne também fazem parte do elenco.
Houve outros casos de redes de TV norte-americanas que responderam rapidamente à sobreposições potencialmente difíceis entre fatos reais e ficção. A ABC adiou levar ao ar um episódio do drama policial "Castle" em que um personagem principal, a detetive da polícia de Nova York Kate Beckett (Stana Katic), pisa em uma bomba sensível à pressão. O episódio havia sido agendado para ir ao ar na próxima segunda-feira, uma semana após duas bombas explodirem perto da linha de chegada da maratona de Boston, matando três pessoas e ferindo mais de 180.
"Por respeito", twittou Katic na quarta-feira.
Em dezembro passado, após o tiroteio na escola de Ensino Fundamental Sandy, em Newtown, o canal Syfy cancelou um episódio da série "Haven", que contava com enredo envolvendo violência campus.