David Letterman recebe ameaça em fórum muçulmano após piada em programa

David Bauder

De Nova York

  • Dimitrios Kambouris/Getty Images

    O apresentador David Letterman

    O apresentador David Letterman

Um frequente colaborador de um site jihadista ameaçou David Letterman, pedindo que seguidores muçulmanos "cortassem a língua" do apresentar por conta de uma piada feita por ele em seu programa.

O Site Monitoring Service, uma organização de inteligência privada que observa atividades na internet, disse nessa quarta-feira (17) que a ameaça foi publicada no dia anterior no fórum Shumuka Al-Islam, um destino popular para muçulmanos radicais.
 
O colaborador, que se identificou como Umar Al-Basrawi, estava reagindo ao que disse Letterman após os militares norte-americanos anunciarem no dia 5 de junho que um ataque aéreo no Paquistão tinha matado o líder da Al-Qaida Ilyas Kashmiri.
 
Al-Basrawi escreveu que Letterman tinha feito referência tanto a Osama Bin Laden quanto a Kashmiri e que ele havia "colocado suas mãos em seu pescoço para demonstrar como tinha sido a matança".
 
"Será que não há entre vocês um Sayyid Nosair Al-Mairi para cortar a língua desde judeu inferior e calá-lo para sempre?", escreveu Al-Basrawi, referindo-se a El Sayyid Nosair, que foi condenado por ter matado, em 1990, o fundador da Liga da Defesa Judaica Meir Kahane. Letterman 
não é judeu.
 
Al-Basrawi, que provavelmente é um pseudônimo, já publicou aproximadamente 1,200 mensagens no site muçulmano, disse Adam Raisman, um analista do Site Monitoring Service. A empresa privada, parte do grupo Site Intelligence, disponibiliza informações ao governo e a clientes comerciais sobre o que jihadistas estão dizendo na internet e na mídia tradicional. Raisman afirmou que o fórum online é frequentemente usado pela Al-Qaida.
 
Nos últimos meses, tem crescido o número pedidos por parte de grupos muçulmanos extremistas para que pessoas tomem medidas violentas contra alguns alvos do ocidente, ele disse. "A preocupação é que exista alguém que vá ler, concordar e dizer: 'quero ser o Sayyid Nosair de 2011 e matar David Letterman", disse Raisman.
 
O FBI também está de olho na ameaça, disse Jim Margolin, que é porta-voz da agência. "Levamos a sério qualquer ameaça em potencial".
 
Nem a CBS e nem um porta-voz de Letterman, Tom Keaney, comentaram sobre o ocorrido. A CBS também não tornou disponível a transcrição da piada de Letterman sobre a morte de Kashmiri.
 
O apresentador já foi alvo de ameaças criminosas no passado. Um antigo produtor da CBS News foi preso por tentar extorquir US$ 2 milhões de Letterman em 2009, ameaçando expor os casos sexuais do apresentador com pessoas de sua equipe. Um ex-pintor do rancho de Letterman em Montana foi presto em 2005 por planejar o sequestro da babá e do filho do apresentador.
 
No ano passado, um grupo muçulmano radical avisou os criadores de "South Park" que eles poderiam sofrer atos violentos por terem feito uma representação do profeta Muhammad vestido de urso no desenho animado. O autor Salman Rushdie passou anos escondido depois que o líder iraniano Aiatolá Ruhollah Khomeini ter dito que ele seria morto por ter escrito o livro "The Satanic Verses".
 
O cineasta Theo van Gogh foi assassinado em Amsterdã em 2004 por um muçulmano holandês que ficou enfurecido com o filme "Submission", um estudo fictício de mulheres muçulmanas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos