TV paga disfarça bem, mas não produz coisa nenhuma
"A Escrava Isaura", versão da Record escrita por Tiago Santiago, está bombando no canal Fox Life.
Desde sua estreia em agosto, a novela, exibida de segunda a sexta a partir das 20h30, ocupa o primeiro lugar de audiência entre os canais de Lifestyle - GNT, Discovery Home & Health, TLC e Viva, em relação ao público formado por mulheres de 35 a 49 anos.
Cerca de 740 mil pessoas já assistiram "Escrava Isaura" no Fox Life. Isso é uma coisa. Importante e que deve ser destacada.
Outra que também merece a apreciação de todos é a acomodação da TV paga em relação à lei que obriga emitir mínimo de conteúdo nacional. O que se verifica na quase maioria das emissoras é que uma outra lei, a do menor esforço, está prevalecendo sobre a primeira. Praticamente ninguém está realizando coisa nenhuma. Compram pronto e dessa forma atendem o que foi criado para incentivar a produção audiovisual nacional. É quase um engana trouxa.
É preciso dizer...
Ainda sobre o assunto acima, se a lei do conteúdo nacional foi criada com o objetivo de assegurar mercado de trabalho para o profissional brasileiro, isto não está acontecendo e, do jeito que vai, dificilmente vai acontecer um dia.
Exceção aos canais de jornalismo e esportivos, as demais só disfarçam, mas não produzem rigorosamente nada.
Um dos disfarces...
Mais utilizados é cobrir o material de fora com "off" e "cabeças" de apresentadores ou apresentadoras brasileiros. É o vai que vai.
Como a fiscalização é inexistente, devem continuar desse jeito por muito tempo.
Chamada de embarque
Uma equipe da novela "Os Dez Mandamentos" viaja neste domingo para o Egito, onde serão gravadas cenas de stock shots.
Ninguém do elenco irá, agora ou lá na frente, por se tratar de uma zona de risco.
Não vai parar
O SBT vai levar a reprise de "Esmeralda", no mínimo, até o dia 3 de fevereiro. É o que está estabelecido na sua programação.
No entanto, em função dos bons índices conquistados – vice-liderança no horário, já se cogita uma discreta espichada em sua duração.
Buraco duplo
O calendário esportivo da Band, apesar dos regionais, Série A e Copa do Brasil, ainda tem furos importantes.
A "Libertadores" e "Sul-Americana" continuarão de fora, o mesmo acontecendo com a Copa América e as eliminatórias da Copa do Mundo que terão início.
Problema mais grave...
Passa a ESPN, prestes a perder o campeonato alemão, e agora sem a Liga dos Campeões.
Alguma coisa precisa ser feita e o mais depressa possível. Vai ser difícil sobreviver apenas às custas da programação.
Guardadas as proporções...
O drama que hoje a ESPN começa a enfrentar é o que o BandSports vive há muito tempo.
Passam a ser muito raros os atrativos para o telespectador. O alemão e a Liga são competições que irão fazer muita falta.
Selo diferente
Embora existisse há mais de dois anos, só agora o SBT resolveu intensificar o uso do selo "SBT do Bem".
Ele vai aparecer no canto da tela, acompanhando qualquer ação de responsabilidade social.
Assim será...
Por exemplo, durante toda a realização do Teleton no outro fim de semana, como de 24 a 28 de novembro no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
Aliás, durante este período, o Jornalismo do SBT irá montar uma base no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Falta de cuidado
Desde a última segunda-feira, passadas as eleições, o "Bola Dividida" da Rede TV! voltou ao horário original das 11h30.
E com a mesma meia hora de duração, não considerando as indispensáveis ações de merchandising. De programa mesmo, passa um pouco mais de 10 minutos e olhe lá.
Bancada
A partir de segunda-feira, a bancada do "Fala Brasil" na Record será formada por Roberta Piza e Manuela Queiroz, devido às férias de Carla Cecato, que ficará um mês fora.
Por conta disso, a repórter e ex-miss Pará, Salcy Lima, voltará a apresentar o bloco de esportes.
Primeiro capítulo
A Globo promove nesta segunda, a estreia de "Alto Astral", novela de Daniel Ortiz com supervisão de Silvio de Abreu.
Uma comédia romântica que tem tudo para movimentar os índices desse horário e com uma expectativa muito grande em torno do trabalho do protagonista Sérgio Guizé, médico que possui o dom de ver e falar com pessoas mortas.
Para o autor, baseado nas primeiras gravações, a escolha de Guizé para o papel - recusado por Bruno Gagliasso - foi mais que acertada. "Não tinha ator melhor para fazer o Caíque, está maravilhoso", comemora Ortiz.
Espírito de porco
Simone Gutierrez também estará em "Alto Astral", como um dos fantasmas da trama, e sua participação terá início por volta do capítulo 40.
Em tom de brincadeira, a atriz disse à coluna que sua personagem é um "espírito de porco", porque vai atormentar a vida de Samantha, Cláudia Raia.
A personagem imaginará estar sendo guiada por alguém do bem, mas a Gutierrez será completamente do mal e colocará a Raia em várias enrascadas.
Companheira
Companheira
Cláudia Raia é daquele tipo de profissional que joga junto com o time.
E neste fim de semana que antecede a estreia de "Alto Astral", ela fez questão de dar uma lembrancinha aos colegas de elenco e à equipe técnica, um amuleto, "a mão de Deus", para proteger "todos nós" neste novo trabalho. Bacana.
Bate – Rebate
· João Daniel Tikhomiroff é o diretor do especial "Didi e o Segredo dos Anjos", telefilme com Renato Aragão, Lima Duarte e Mel Maia...
· ... A Globo exibe na sua programação de fim de ano.
· Luana Xavier, neta da atriz Chica Xavier, fará participação no próximo episódio do seriado "Sexo e as Negas" na Globo, terça agora, dia 4...
· ... Ela interpreta Julia, colega de trabalho de Tilde (Corina Sabbas).
· Está prevista para o outro domingo, 9, no "Fantástico", a estreia de "Eu que amo tanto", do Euclydes Marinho, baseada em obra homônima da Marília Gabriela...
· ... No elenco, nomes como Carolina Dieckmann, Mariana Ximenes, Marjorie Estiano e Suzana Vieira, as protagonistas...
· ... E ainda, Márcio Garcia, Antonio Calloni, Paula Burlamaqui e Mel Maia em importantes participações.
· Record informa que não irá gastar R$ 27 milhões no total com os cenários de "Os Dez Mandamentos"...
· ... Garante que será menos que isso.
· O narrador esportivo Rogério Assis, que deixou a Jovem Pan, teve uma primeira conversa com o pessoal do SporTV. Existem chances de sair negócio.
C'est fini
Na próxima quinta-feira, 6, vai acontecer a estreia nacional do filme "Apneia", direção do Maurício Eça.
O elenco é dos melhores, com Marisol Ribeiro como protagonista e mais Maria Fernanda Cândido, Júlio Souto, Marjorie Estiano, Supla, Thaila Ayala, Paulo Ricardo e Fernando Alves Pinto.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração José Carlos Nery