SporTV sai com os melhores resultados da Copa do Mundo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/SporTV

    Milton Leite foi um dos destaques da cobertura da SporTV na Copa do Mundo

    Milton Leite foi um dos destaques da cobertura da SporTV na Copa do Mundo

Reconhecidamente, o SporTV saiu bem fortalecido da Copa do Mundo, em nada representando no seu resultado, como um todo, o decepcionante desempenho da seleção brasileira.

Foi, com toda a certeza, a emissora que mais investiu e o retorno alcançado, comprovadamente, compensou com sobras o esforço realizado.
 
De todas as TVs que se envolveram nesta cobertura, e ainda que se incluindo na mesma conta os canais abertos, acabou sendo aquela que mais se aplicou em entregar ao seu assinante ou telespectador um trabalho da melhor qualidade.
 
Entende-se como inexplicável, no entanto, a ausência do narrador Milton Leite na transmissão dos jogos finais, no momento em que se apontou que com ele os resultados de audiência sempre foram muito maiores. Globo e Band, melhor do que ninguém – porque sentiram na pele, podem falar sobre isso.
 
A existência de uma escala combinada de véspera, não poderia, como numa competição qualquer, impedir uma modificação no seu desenrolar. A viagem a Áustria, para uma entrevista com Franz Beckenbauer, mesmo respeitando-se a importância do Kaiser, soou como "prêmio de consolação". Qualquer outro repórter poderia se encarregar disso com a mesma desenvoltura.
 
Ainda sobre a Copa
Um dos destaques do SporTV, na sua excelente cobertura, sem dúvida foi o trabalho do repórter Rodrigo Viana.
 
Experiente, nunca se assustou com o ao vivo e, de quebra, ainda fez uma exclusiva com Pelé. Na oportunidade, o Rei revelou que um companheiro de Santos, na sua época, tinha mania de sair com a Roberta Close.
 
Linha dobrada
A boa repercussão do "Linha de Passe" diário, durante a realização da Copa do Mundo, levou a direção da ESPN Brasil a colocar em prática uma ideia antiga, que é a exibição do programa também nas noites das sextas-feiras, além das segundas.
 
E com revezamento na equipe de participantes.
 
Reprodução/Instagram/luizbacci
Luiz Bacci estreia na Band no dia 4 de agosto
Chamadão
 Terminada a Copa do Mundo, ainda na noite de domingo, a Bandeirantes colocou no ar uma chamada com as suas novidades para os próximos meses.
 
Em destaque, as figuras de Ana Paula Padrão e Luiz Bacci.
 
Passo à frente
A Rede TV! desenvolveu um software para transmissões externas, que dispensa a utilização de uplink e de outros equipamentos necessários para estabelecer conexão com os seus estúdios.
 
Esse software, 4G, é instalado diretamente na câmera, que transmite o sinal por celular até um outro software da mesa do switcher. Esses equipamentos já estão, há 10 dias, em testes nos diversos programas da casa e serão utilizados mais intensamente pelo departamento de jornalismo. Amilcare Dallevo é um dos mais entusiasmados com a novidade.
 
Gaveta
O SBT ainda não tem data para a estreia do "Sob pressão", o seu reality com chefs de cozinha. É uma versão do "Hell´s Kitchen"
 
Está tudo nas mãos do departamento comercial. Só entrará em produção depois de vendido.
 
Edu Moraes/Record
Fabíola Gadelha comanda o "Cidade Alerta" aos sábados
Rabo de arraia
Fabíola Gadelha está em treinamento intensivo na Record, para servir como substituta do Marcelo Rezende nas suas férias e folgas.
 
O próprio Marcelo, em algumas ocasiões, se investe das funções de professor.
 
Protesto
A volta da novela "Pecado Capital" no Viva está sendo alvo de um autêntico bombardeio por parte dos seus assinantes.
 
São mais de 34 páginas no site da emissora, protestando contra a sua exibição.
 
As críticas, em sua maioria, são direcionadas ao conteúdo da versão produzida em 1998, com adaptação de Glória Perez e que reuniu no elenco, dentre outros, Carolina Ferraz, Francisco Cuoco e Eduardo Moscovis.
 
Tema de abertura
Agora é oficial: a direção da Globo definiu o tema de abertura de "Império", novela de Aguinaldo Silva que estreia dia 21, no lugar de "Em Família".
 
A música escolhida é "Lucy In The Sky With Diamonds", de The Beatles.
 
As negociações para viabilizar a veiculação desse sucesso vinham acontecendo há algum tempo e foram concluídas ontem.
 
 
 
Definido
Carlos Nascimento será o mediador dos principais debates no SBT.
 
O nome dele já foi apresentado nas diversas reuniões com os partidos.
 
Desligado
Com o fim do "Band na Copa", o ator e comediante Robson Nunes deixou a emissora. Não havia outro projeto previsto para ele no momento, daí o desligamento.
 
Robson, porém, continua gravando normalmente sua participação na série "Lili, a Ex", que estreia em setembro no GNT.
 
Divulgação/TV Cultura
Isadora Faber em entrevista ao "Provocações", da TV Cultura
Entrevista
"Eu fiquei com medo [das ameaças], mas nunca pensei em desistir por causa disso". A declaração é de Isadora Faber, em entrevista a Antonio Abujamra, hoje à noite, no "Provocações", da TV Cultura.

A jovem chamou a atenção da imprensa nacional e internacional ao criar uma página no Facebook que denunciava os problemas de ensino e infraestrutura da escola pública onde estudava, em Santa Catarina.
 
Distância regulamentar – 1
Apesar de a nossa política andar sempre de mãos dadas com o futebol, no sentido bom e ruim da palavra, o mundo da bola vai passar longe da minissérie "Plano Alto", novo trabalho de Marcílio Moraes para a Record.
 
Uma distância que inclui o fiasco da seleção na Copa do Mundo realizada no Brasil.
 
Distância regulamentar – 2
"Plano Alto" é uma produção política e atual, mas com foco nas manifestações de ontem e de hoje, que dão origem a criação de uma CPI.
 
Mesmo com a sua exibição prevista para os próximos meses, ela foi escrita bem antes do campeonato mundial.
 
Bate – Rebate
·       Beetto Saad integrou a comitiva de convidados do Johnny e Ricardo Saad na final do Maracanã...
·       ... A volta do "Encontro de Craques" no BandSports, segundo se comenta, é só uma questão de tempo.
·       Fazer televisão aos domingos não é uma tarefa das mais fáceis...
·       ... A cobrança por melhores resultados de audiência é sempre muito grande, em especial, nas principais emissoras...
·       ... E na Bandeirantes essa pressão não seria diferente....
·       ... O "Pânico", por exemplo, passa por uma turbulência e seus produtores não escondem isso...
·       ... Mas, agora, com o fim da Copa, espera-se virar esse jogo. Só que por enquanto, tá tenso.
·       Nesta quarta-feira, às 22h30, o Fox Life apresenta o último "Ser Mulher", comandado por Ticiane e Helô Pinheiro. Último mesmo. Não tem volta...
·       ... No total foram quatro temporadas do programa...
·       ... Ticiane e Helô poderão ser aproveitadas futuramente em outros projetos.
·       Carlos Towsend faleceu, no Rio, vítima de câncer. Foi um dos renovadores da rádio FM no Brasil.
 
C'est fini
Sem os direitos de transmissão do Mundial, o canal Esporte Interativo apostou na "Copa no Videogame", com a participação dos seus contratados.
O último programa, exibido sábado, que mostrou o confronto entre o narrador Luís Felipe Freitas e o comentarista Anderson Moura, teve um alcance de um milhão de pessoas.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
* Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos