Empresas de formatos atravessam séria crise de criatividade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Felipe Panfili/AgNews

    Criatividade estacionou no "The Voice"

    Criatividade estacionou no "The Voice"

Tem uma boa ideia guardada aí, que possa resultar num formato interessante de programa para TV? Se a resposta for sim, então não perde tempo! Vai atrás de uma dessas muitas empresas de conteúdo, lá de fora ou daqui, porque elas certamente estão necessitando de alguém nesse campo da "criação". Prova disso é que várias ofertas têm sido rechaçadas por nossos canais, incluindo pagos, por absoluta falta de originalidade, qualidade e apelo. É tudo mais do mesmo.

E como se constata, já faz tempo que não surge algo surpreendente no mercado capaz de provocar o interesse ou investimento de qualquer emissora.
 
Salvo engano, a criatividade estacionou no "The Voice" ou "Rising Star", e puxou o freio de mão. Tudo o mais é perfumaria.
 
Importante considerar também que as produtoras já não possuem a mesma facilidade de empurrar tudo goela abaixo, como era antes, devido à necessidade de fechar a conta. Ninguém mais compra gato por lebre.
 
Fato é que a era dos grandes formatos decididamente está em baixa, e o problema já entrou na pauta de discussão até de gigantes como Endemol e Fremantle.
 
Não é à toa que seus executivos estão procurando, como nunca, conteúdos inovadores para comprar e depois revender aos principais mercados, que inclui o Brasil. O problema é que não está aparecendo nada. Alguma sugestão?
 
Novo filão 
Devido ao espaço cada vez mais limitado na televisão aberta e às raras oportunidades no segmento pago, executivos de empresas de formatos procuram outras alternativas de negócio.
 
E estão voltando atenções também para a Web, talvez até em função do barulho provocado pelo grupo "Porta dos Fundos". Resta saber no que isso vai dar. Se é que vai dar.
 
Divulgação/RedeTV!
Ricardinho Mendonça, Angelo Campos, Dennys Motta e Tatola Godas comandam o "Encrenca", que estreia dia 29, na RedeTV!
É hoje
Logo mais, às 19 horas, a Rede TV! estreia o "Encrenca", o seu novo programa dos domingos.
 
Trata-se de mais uma investida da emissora, que já viveu dias melhores na acirrada audiência de domingo, quando exibia o "Pânico".
 
Continua
 O SBT iniciou as gravações da quarta temporada do seriado "Patrulha Salvadora", liderado por Larissa Manoela e Jean Paulo Campos.
 
A segunda, no ar, termina em 5 de julho e a terceira irá começar no dia 12, com direito a novos personagens.
 
Ou seja, quem apostou que não ia além da primeira, errou e errou feio.
 
Reprodução
Maitê Proença e Eduardo Bueno no programa "Extra Ordinários"
Uma vez
O "Extra Ordinários", novidade do Sportv para esta Copa do Mundo, já garantiu lugar fixo na grade de programação.
 
Mas apenas uma vez por semana, depois do Mundial. A ideia do canal campeão é apostar em uma edição nas noites de domingo.
 
Data provável
A Bandeirantes trabalha com 14 de julho para a estreia do programa do Luiz Bacci, diário, das 15h às 16h30.
 
Esse planejamento, no entanto, poderá variar em até duas semanas. Sempre para mais, claro.
 

Divulgação
Liége Müller, atualmente em "Vitória", na Record, também integra o elenco do longa-metragem "Sobrevivente Urbano", em filmagens no Rio de Janeiro e que será lançado ainda este ano
Quanto ao outro programa de Luiz Bacci, semanal, que entrará domingo antes do "Pânico", pretende-se apostar a ficha em um formato.

 
Mais até para um conteúdo de game show, com lançamento previsto para outubro ou novembro.
 
Na espera
Moacyr Franco e Gorete Milagres gravaram piloto de uma nova versão do programa "Ô... Coitado", com direção de Guto Franco, para o SBT.
 
E agora estão no aguardo de uma posição oficial de Silvio Santos. Eles acreditam que a manifestação do dono virá, mas só depois da Copa.
 
Temporada de caça 
O departamento musical da Record já busca no mercado, entenda-se as principais gravadoras, trabalhos para as trilhas sonoras da minissérie "Plano Alto" e "Milagres de Jesus – Segunda Temporada".
 
As duas serão exibidas no segundo semestre.
 
Novos ares
Frequentemente, surgem informações sobre a presença de Caio Castro em uma determinada novela – a de agora, "Lady Marizete", que estreia na Globo em abril.
 
Porém, recomenda-se ainda um pouco de calma sobre o assunto. Caio, no momento, não esconde de ninguém o desejo de investir na carreira de apresentador.
 
Que poderá ser na Globo, Record ou em qualquer outro lugar.
 
Divulgação/TV Globo
Cauã Reymond em cena da série "O Caçador"
Ficou devendo
Na Globo, entre alguns de seus executivos, a avaliação é que a série "O Caçador", com Cauã Reymond, "não funcionou". Tem recebido boas críticas é verdade, mas não alcançou até aqui a audiência desejada.
 
Esperava-se muito, mas muito mais, até como reflexo do sucesso do seu protagonista em "Amores Roubados". Sai do ar em 11 de julho.
 
Casa do artista
Sabrina Sato vai amanhã a Goiânia, especialmente para gravar com Lucas Lucco, na casa do cantor sertanejo, que é mais um fenômeno da Internet que está tomando conta do mercado musical.
 
Na verdade, um reencontro, porque ela já havia participado do programa dela nos estúdios de São Paulo.
 
Bate – Rebate
·       Manoel Carlos, autor de "Em Família", trabalha no desfecho dos muitos personagens da sua novela...
·       ... E poucos duvidam em algo diferente que não seja um final feliz para os personagens Silvia e Felipe, personagens de Bianca Rinaldi e Thiago Mendonça.
·       ... A própria Bianca, nas ruas do Rio de Janeiro, já sentiu essa torcida do público.
·       A garotinha Lorena Tucci é mais uma novidade no elenco de "Chiquititas", como Teca.
·       Dennis Carvalho praticamente definiu o elenco de "Babilônia", novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, substituta de "Império"...
·       ... Puxando esse time, Fernanda Montenegro e Camila Pitanga.
·       A Copa também serviu para "resgatar" Luis Ernesto Lacombe na programação da Globo.
·       O sucesso de "Revenge" na Globo não está diretamente relacionado a uma suposta "má fase" de Jô Soares. Nada disso...
·       ... É que com três emissoras abertas, Globo, Band e SBT, fazendo a mesma coisa - programas de entrevistas, todo dia - é normal o telespectador se interessar um pouco mais por outros produtos...
·       ... Só que o Jô volta, após o Mundial...
·       ... Em tempo, amanhã, no lugar de "Revenge" a Globo passa a exibir a série "Under The Dome".     
·        Ana Paula Arósio tirou as novelas da sua vida, mas não os amigos...
·       ... Na opinião de muitos deles, "ela continua linda e querida como sempre".
 
C'est fini
A ordem na Direção Artística da Record é não receber nenhum novo projeto de programa.
Pelo menos por enquanto, a prioridade é se concentrar nos produtos em exibição e nas estreias do próximo semestre, como "Plano Alto" e "A Fazenda", entre outras.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos