Roubo de formatos de fora está próximo de zero

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Pedro Bial, apresentador do "Big Brother Brasil"

    Pedro Bial, apresentador do "Big Brother Brasil"

Houve um tempo em que as emissoras de televisão, aqui no Brasil tinham como função obrigatória enviar roteiristas e diretores a outros países, Estados Unidos de preferência, para o aprimoramento desses profissionais. À maioria era permitido visitar estúdios e conferir de perto tudo o que havia de novidade. Depois de certo tempo, devidamente municiados, voltavam para cá.

E assim, muito do que acontecia lá fora era repetido aqui, na mão grande. Sem autorização. Um negócio descarado. Essa farra só viria a ter um melhor controle com o crescimento das empresas de conteúdo, como Endemol e Fremantle entre elas, que passaram a estabelecer parcerias no Brasil e monitorar tudo. O "Big Brother" foi a linha divisória de tudo, o antes e o depois.

Os direitos, até com as chegadas da TV paga e Internet, passaram a ser mais respeitados. Hoje, inclusive, existem as feiras internacionais para o livre exercício do comprar e vender formatos. As possibilidades de êxito para as tentativas de plágio ou para os que ainda insistem em passar por cima disso, felizmente, estão bem próximas de zero.

Calma com isso
Nem é o caso de entrar nos maiores detalhes ou até mesmo citar nomes, mas não há nada de anormal no desaparecimento deste ou daquele personagem em determinadas novelas, como acontece agora em "Salve Jorge". Como obra aberta, há sempre o risco de algum deles dar liga ou não.

Separando as coisas
Não vai aí nenhuma crítica ao trabalho ou à interpretação de ninguém. Quantos são os casos de grandes atores ou atrizes que não apareceram ou se destacaram em algum trabalho?
Isto é perfeitamente natural, especialmente quando é o caso de elencos muito grandes. Nem sempre existe história para todos. Ou nem sempre decola a história deste ou daquele personagem.

Quer um exemplo?

  • Ricardo Leal/UOL

    Nando Cunha é o Pescoço em "Salve Jorge"

Quando "Salve Jorge", da Glória Perez, começou, com toda certeza a maioria das pessoas jamais tinha ouvido falar do Nando Cunha, o malandro Pescoço. Pois bem, ele começou a aparecer de fininho, foi comendo pelas beiradas e hoje tem seu papel assegurado num dos núcleos da história. É meio assim que funciona. Ele foi uma aposta que deu certo. Isto também acontece. Hoje, até, será convidado do "Domingão", com a Delzuite e Maria Vanúbia, Solange Badim e Roberta Rodrigues.

Como pode?
No SBT, verifica-se, organização não é a especialidade da casa. Há quase dois anos, no site da emissora, se anuncia a realização do "Vivendo com o inimigo", um novo (?) reality show, segundo consta, criado pelo próprio Silvio Santos.

Caiu no esquecimento
"Vivendo com o inimigo", como ponto de partida, pretendia criar a possibilidade de ex-casais voltarem a conviver numa mesma casa. Ao vencedor, depois de 13 semanas, foi também prometido um prêmio de 300 mil reais. A própria direção do SBT admite que não existe mais nenhuma chance do programa ser produzido. Só não se entende por que continua sendo anunciado.

Jornalismo
Depois da licença-maternidade, Yula Rocha já viajou para Nova York e a qualquer momento irá reassumir o seu posto como correspondente do SBT nos Estados Unidos. Segundo a direção da emissora em São Paulo, depende apenas dela escolher quando se dará esta sua volta.

Retomada
Depois de rápido período de férias, Marcelo Rezende volta amanhã a apresentar o "Cidade Alerta", todas as tardes, na Record. Durante a sua ausência, o programa foi comandado por Reinaldo Gottino.

Mais uma
No "Jornal da Globo", Carlos Alberto Sardenberg continuará dividindo a bancada com Christiane Pelajo por mais uma semana. O titular William Waack, em férias, só retornará na outra segunda-feira.

Abertura da série

  • Divulgação/TV Globo

    O repórter Thiago Asmar foi ao Taiti, país que abre a série

A partir de hoje, o "Esporte Espetacular", da Globo, começa a exibir os perfis das 8 seleções que irão disputar a Copa das Confederações, em junho. O repórter Thiago Asmar foi ao Taiti, país que abre a série, para mostrar que o lugar, referência pela sua beleza natural, também surpreende no futebol. A sua seleção é formada por jogadores amadores, que ganham a vida como pedreiro, entregador de mercadorias e recepcionista de turistas, entre outros. Apenas um é profissional e joga num pequeno clube da Grécia.

Caiu no esquecimento
O assunto igreja na Bandeirantes desapareceu novamente do centro de discussões. Alguns setores tentaram, em vão, como última alternativa, a sua saída da faixa nobre por qualquer outro espaço na programação, mas nem isto se fala mais. Aliás, os mesmos diretores que estavam nesta luta já jogaram a toalha, entendendo que R.R. Soares só deixará a Band quando quiser.

Profissão de risco

  • Divulgação

    Silmara Volpi vai participar do programa

O diretor americano Joe Tripician vai filmar em São Paulo, ainda neste semestre, o longa-metragem "Moto Anjos", sobre motoboys, abordando as dificuldades e o que os movem a continuar na profissão.

Um motoboy que se envolve com uma gangue de criminosos vai conduzir a ação do filme, que já tem confirmadas as participações de Maria Flor e Silmara Volpi.

Bate – Rebate
• O projeto para a reformulação do "Jornal da Band" caminha para a sua reta final.
• Cerca de 90%, em termos visuais, técnica e cenário, foram aprovados pela direção da emissora.
• Dentre outros detalhes, falta o mais importante: a liberação da verba.
• E é bem provável que a estreia fique mesmo para a segunda quinzena de junho.
• Amaury Junior vai voltar a conversar com a direção da Rede TV! sobre a ideia de um novo programa.
• Silvio Luiz faz questão de informar a quem interessar possa: chegou aos 61 anos de carteira assinada.
• Não "apenas" 60, como se chegou a anunciar.
• A TV Gazeta está armando uma campanha especial sobre o "Dia das Mães"...
• ... Talvez seja a emissora mais apropriada para isto. Várias das suas apresentadoras estão em diferentes estágios de gravidez.
• O "Auto Esporte", da Globo, completa neste domingo, com o 3º episódio, uma série sobre a correta utilização dos freios.

C´est fini
Com toda essa febre de gravar novela em São Paulo, moda que vai e que vem, telespectadores mais atentos já perceberam que o Pão de Açúcar paulistano é a Ponte Estaiada da Marginal Pinheiros. O Ibirapuera, a Baia de Guanabara e assim por diante...

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos