As TVs precisam trabalhar com algum planejamento
-
Lourival Ribeiro/SBT
Cena de "Carrossel", novela esticada pelo SBT depois dos bons resultados
Entre tantas outras coisas importantes, a diferença da Globo em relação às demais emissoras é o seu bom planejamento. Tudo é previsto, avaliado e calculado no devido tempo antes de ser colocado em prática.
Algumas, como Band e Record, têm procurado se corrigir neste aspecto. Ainda estão longe do estágio ideal, mas, pelo menos, há um trabalho em relação ao que se deseja fazer a curto prazo.
O SBT, de todas, é a única que não tá nem aí com isso. Tudo vai do momento e da improvisação. “Carrossel” deu certo, por isso foi espichada. Para o seu lugar, se aposta em “Chiquititas”, que tem uma pegada diferente. Pode até dar certo, porém é mais um chute no escuro.
Não fosse isso, toda a sua “linha de shows” hoje é composta por produtos que já entraram na hora extra, casos de “Astros”, “Aventura Selvagem”, “Supernanny” aos sábados etc.
Uma pesquisa recente encomendada pelo SBT, cujos resultados a sua direção não faz nenhuma questão de divulgar, revelou que de todas as emissoras é, sem dúvida, a que o público mais gosta. Mas também mostrou que é uma televisão ultrapassada e que insiste em viver do passado. Lamentavelmente nada é feito para mudar essa imagem.
-
A apresentadora Nadja Haddad, cujo novo programa terá o nome de "Band Zoo"
Vem aí
“Band Zoo”, já registrado, é o título do novo programa da Nadja Haddad nas tardes da Band.
O formato, de acordo com informações de bastidores, é semelhante ao do “Vídeo News”, só que mais turbinado. A Nadja volta hoje de um período de férias.
Barraco daqueles
No roteiro do “Super Crô”, escrito pelo Aguinaldo Silva, tem o casamento do protagonista, Marcelo Serrado, com Jean Jacques (Carlos Machado), irmão gêmeo de Ferdinand --vilão da novela “Fina Estampa”. É o grande momento da história. Apoteótico.
Na hora do “alguém tem alguma coisa contra...”, o Zoiudo, Alexandre Nero, vai levantar o braço e armar o grande barraco do filme.
História da cigarra
Enquanto as concorrentes descansam e praticamente desceram a porta do departamento de esportes neste começo de ano, a Globo mandou o Abel Neto acompanhar a apresentação do jogador Lucas no PSG.
Foi feito, inclusive, um farto material sobre a sua estreia, no amistoso contra o Lekhwiya, no Catar.
Tem uma coisa
A Globo botou no ar outra chamada do “Big Brother Brasil”, dando destaque a uma conversa do Pedro Bial com o robozinho.
Tudo bem se a Record já não fizesse isso --e há muito tempo. Na “Fazenda” sempre foi assim, com o Britto Júnior e os demais participantes interagindo com os bichos. De duas, uma: ou falta de criatividade ou de atenção.
-
Pedro Bial, apresentador do "Big Brother Brasil"
No que dá
A direção da Record, meio que na surpresa, antecipou a estreia da série “José do Egito” para o dia 30 deste mês, e também de última hora decidiu que a sua exibição será uma vez por semana.
Entre outras consequências, um completo desespero se instalou em alguns dos seus mais diferentes setores. No comercial, por exemplo, meio que às pressas o pessoal botou a pastinha debaixo do braço e saiu pra tentar vender.
COMEÇOU
-
O estreante e vilão da próxima novela das seis da Globo, "Flor do Caribe", Igor Rickli, durante as primeiras gravações no Rio Grande do Norte
Depois reclamam
A nota acima bate exatamente com o que foi escrito lá no começo. Fora a Globo, todas as demais trabalham sem nenhum planejamento. As decisões são tomadas de acordo com o humor dos seus diretores, sem observar qualquer critério ou avaliar as consequências. Tudo nas escuras, dificultando a vida de meio mundo, especialmente das afiliadas.
Como é que pode dar certo desse jeito?
Preferência por ele
Tiago Leifert, a princípio, está confirmado como apresentador do próximo “The Voice Brasil”. Ele foi bem pra caramba e tem a preferência do Boninho.
O problema todo está no início desta próxima edição. Se começar em julho, tudo bem. Antes, junho por exemplo, vai complicar porque irá coincidir com a Copa das Confederações. O melhor agora, antes de cravar qualquer coisa, é esperar.
Como ficamos?
Insatisfeito com a programação local da Inter TV, afiliada da TV Globo no norte de Minas, um candidato à câmara de vereadores de Curvelo, se eleito, prometeu retirar o sinal da emissora e substituir pelo da TV Globo - Belo Horizonte.
Pois bem, vitorioso nas urnas e já no desempenho das funções, tem gente batendo na porta dele, cobrando a promessa de campanha. E agora?
Suspense - 1
-
A atriz Sonia Braga, que participará de "Salve Jorge"
Rolou um comentário de que a entrada da Sonia Braga em “Salve Jorge”, depois de anunciada não iria mais acontecer. Isto, provavelmente em função da ausência de informações sobre o seu papel na novela.
Mas não é bem assim. Consultada, a autora Glória Perez informa que nada se modificou. O plano é o mesmo. Ela só não dá maiores detalhes sobre esta participação. Faz mistério.
Suspense – 2
Curiosamente, nos bastidores da Globo, falam também de um plano B, se a participação da Sonia, por qualquer motivo ou pelos seus compromissos nos Estados Unidos, acabar não sendo possível.
Neste caso, outra grande atriz, Christiane Torloni, seria convocada para esta função.
Bate - Rebate
• Eduardo Grillo assumiu a bancada do "Jornal das Dez", da Globo News. A titular Mariana Godoy está em férias com a família em São Miguel dos Milagres, Alagoas.
• O mesmo acontece com o "Estúdio i". Leilane Neubarth está apresentando no lugar da Maria Beltrão.
• Depois de dois anos trabalhando em Nova York, Luciana Liviero está de volta ao Brasil.
• E agora deve ficar na redação da Record, em São Paulo.
• As TVs do Rio, todas, deram um show durante a cobertura das fortes chuvas na Baixada Fluminense.
• Sem medo ou frescura, os seus repórteres botaram o pé na lama e foram mais próximos de onde estava a notícia.
• Em São Paulo, parece que o pessoal não gosta muito de sujar o sapato.
• Um dos poucos que faz isso ou que não tempo ruim pra ele é o José Roberto Burnier.
• Está no ar - na própria, claro - uma chamada anunciando que “em 2013 a ‘Libertadores’ é no SporTV”.
• O anúncio é fruto do contrato de troca de conteúdo entre Globosat e Fox Sports, que terá direito a parte do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
• A Fox Sports também já anuncia a transmissão desses dois importantes eventos do nosso calendário esportivo.
C'est fini
A proposta de incluir o site das afiliadas do SBT na homepage da cabeça de rede continua em pé e o contato com todas já foi feito. Mas até agora apenas o SBT - RS concluiu o processo.
Isso acontece porque, entre tantos outros problemas, muitas delas por esse Brasil afora não possuem sequer um site. Aí complica.
A festa de Ano Novo, em grande parte das emissoras de televisão, se estendeu até ontem, domingo. Espera-se que a partir de hoje, parte deste povo volte ao trabalho e as coisas voltem a acontecer. Feliz 2013 aos que chegam.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
* Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.