Chiquititas

O terror está instalado em emissoras da Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Tem um jogo sujo acontecendo nos bastidores de algumas emissoras da Record, no interior, especialmente em suas redações do jornalismo. A generalização entra porque são numerosas as reclamações, muito embora se tenha conhecimento também da existência de raras e honrosas exceções.

Alguns profissionais, que estão à frente desses departamentos, resolveram botar pressão nos seus comandados, em cima de uma informação (?) de São Paulo sobre a possibilidade de cortes. Coisa de gente fraca, que usa de tais prerrogativas apenas para aumentar ou qualificar a sua produção, esquecendo que isto só tem tornado ainda mais insustentável as péssimas condições de trabalho oferecidas. Quando, por qualquer motivo, cai uma matéria, o seu responsável é colocado quase à beira do precipício.

É bom que a base em São Paulo, até para o próprio bem dos seus informativos, passe a acompanhar mais de perto o que está acontecendo em outros centros. O terror, é bom que todos saibam, está instalado.
 
Outra coisa
 
Não sei se isso está de acordo, se é moral ou ilegal, mas fato é que em Bauru, interior de São Paulo, o chefe de jornalismo, Arnaldo Ferraz, oferece aos estudantes de jornalismo cursos de repórter de TV.

Custa R$ 600 cada módulo. As explicações estão no site http://cursoreportertv.blogspot.com.br/. Não é esquisito?
 
É bom avisar
 
Algumas pessoas acabam procurando esta santa coluna, achando que pode ser um caminho para fazer testes nas novelas. “Chiquititas”, no momento, aparece como bola da vez. Só que não é por aqui.

É importante que todos saibam que apenas no SBT existem pessoas – autorizadas e credenciadas - cuidando disso.
 

  • Divulgação

    A jornalista Érica Reis que irá apresentar o "Leitura Dinâmica" da RedeTV! (16/12/2012)

Estreia
 
A partir de hoje, o “Leitura Dinâmica”, da Rede TV!, segunda edição, passa a ser apresentado pela jornalista Érica Reis, ex-BandNews TV.

Contratada na sexta-feira, ela passa a ocupar o lugar da Cláudia Barthel, que teve o seu nome incluído na lista de dispensas da semana passada.
 
Tá perigoso
 
Uma produtora do “Pânico”, na noite da última quinta-feira, foi assaltada com revólver na cabeça, quando deixava a sede da Bandeirantes no Morumbi. Levaram a bolsa com todos os documentos.

Além de ser uma região muito mal iluminada, entre outras coisas, falta policiamento por ali.
 
Se toca
 
Novo contratado da Rede TV!, Luiz Ceará participou do "Se Liga Brasil", o programa da manhã, na sexta-feira. Preparou um arroz com brócolis.

O detalhe é que a chef de cozinha, Heaven Delhaye, atropelava a todo momento. Não parava de falar nem com a boca cheia.
 
Que chato
 
A Record, no começo da madrugada de quinta-feira, dentro do programa da Igreja Universal, reprisou a entrevista com o assassino da Daniela Perez.

Com perdão da palavra, é uma coisa que dá nojo.
 
Tempo – 1
 
Silvio Santos deu um prazo, março, aos seus principais diretores para cumprir as metas no SBT. Todos já foram avisados que, se isto não ocorrer, serão processadas mudanças em vários setores.

Nem sei se é o caso, mas algumas emissoras, apenas para não escancarar prejuízos, costumam adiantar receitas no começo do ano. E depois compensam no decorrer dos próximos meses.
 
Tempo – 2
 
Preocupado com os resultados da sua emissora, Silvio Santos resolveu fazer a conta.

Uma das coisas que ele não entende é como a Bandeirantes, que tem audiência e custo operacional menores, vai fechar o ano com faturamento cerca de 15% abaixo do SBT, que tem resultados e despesas muito maiores.
 

  • Leandro Moraes/UOL

    Record não renovará contrato de Val Marchiori devido a sua participação no "Mulheres Ricas"

Olha a encrenca – 1
 
Val Marchiori tem contrato valendo com a Record até o dia 31 de dezembro.

A renovação deste seu compromisso, para continuar no “Programa da Tarde”, já estava sendo acertada pelo advogado Sérgio D´Antino – um cara sério e super do bem. Acontece que no meio disso, sem autorização e sem avisar ninguém, a Val resolveu participar do “Mulheres Ricas”, na Bandeirantes.
 
Olha a encrenca – 2
 
A Record, diante disso, mesmo tendo preferência, optou por não renovar mais o contrato e decidiu fechar definitivamente as suas portas para ela. O seu caso, inclusive, já foi entregue ao departamento jurídico para as devidas providências.

O D´Antino, também como era de se esperar, optou por sair deste circuito e não mais representar a artista.
 
Posto de comando
 
Tiago Leifert deve retornar ao "Globo Esporte" paulista nesta próxima quarta-feira. Oficialmente, no entanto, a Globo diz que a data ainda não foi definida.

Ele volta depois de alguns meses afastado e de um outro bom trabalho apresentando o “The Voice”.
 
Bate – Rebate

 

  • Terminado o "Ídolos", na Record, Fafá de Belém tira férias da TV e vai iniciar uma viagem por Paris, Londres e Lisboa, onde, aliás, é bastante conhecida.
  • Fafá já está com o rascunho do repertório de um novo CD bem encaminhado. Deve gravar em março do ano que vem.
  • Diretor Musical da Record, Marco Camargo ainda desenvolve a trilha sonora de "Dona Xepa", próxima novela da emissora.
  • E ele não descarta a possibilidade de aproveitar um dos três finalistas do "Ídolos".
  • Silvio Santos embarcou ontem para os Estados Unidos. Tirou dois meses de férias.
  • “Rainha da Sucata”, do Silvio de Abreu, com Regina Duarte, Fagundes, Aracy Balabanian e tantos outros será apresentada no “Viva” a partir de 21 de janeiro.
  • Mesmo diante de tantas dificuldades e do distanciamento do SBT com as coisas do esporte, o trabalho do repórter Rodrigo Viana no Japão merece destaque.
  • Ele esteve sempre presente nos diversos telejornais da emissora, com todas as informações do Mundial. Ponto a favor.
  • Pablo Morais, de “Suburbia”, vai fazer “Sangue Bom”, de Maria Adelaide Amaral, na Globo.
  • Outros nomes: Yaçanã Martins, Guilherme Gonzalez e Mila Moreira.

C´est fini
 
O SBT vem com uma programação de filmes muito forte para os próximos dias. Títulos como "Sex and the City 2", "Natal S.A.”, “Ensinando a Viver" e "O Suspeito".
 
O +GSat, canal em alta definição da Globosat, irá reprisar no sábado, dia 22, às 22 horas, a primeira temporada de "Braquo".

A série francesa, que conta a história de um grupo de policiais em busca justiça após o suicídio do chefe, ganhou o Emmy Internacional na categoria de "Melhor Série Dramática".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos