Meu Pedacinho de Chão

Benedito Ruy Barbosa reescreve uma das suas primeiras novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Dia desses, aqui se falou que os planos para o Benedito Ruy Barbosa são outros. E, realmente, são. O autor, com quase 82 anos, recebeu “sinal verde” de Manoel Martins, do Entretenimento da TV Globo, para refazer “Meu Pedacinho de Chão”, apresentada pela primeira vez em 1971, com a colaboração de Teixeira Filho e direção de Dionísio de Azevedo, ambos já falecidos.

E existem algumas curiosidades em torno desta novela. Por exemplo: nela só entraram artistas que estavam desempregados. Foi também a que inaugurou a faixa das 18 horas na Globo e a que marcou a estreia do “Vale a pena ver de novo”, chegando a um total de quatro exibições.

O trabalho de agora não é um remake. O Benedito está reescrevendo a novela, como reescreveu a sinopse, para o horário das 18h. Vítima de um AVC, em 2006, ele conseguiu recuperar todos os movimentos, mas não usa o teclado do computador com a mesma velocidade de antes. Para isto, está contando com a colaboração do seu neto, Marcos Barbosa de Bernardo, que ele pretende transformar no Benedito de amanhã.

Bom número
Em uma semana de Liga dos Campeões, Europa League, MMA e NFL, o Esporte Interativo comemora a maior audiência da sua história.

Mais de 18 milhões de pessoas assistiram ao canal, através de projeção feita a partir de números do Ibope entre os dias 17 e 23 passados. A Liga e os conteúdos do NFL foram os grandes destaques.

Nova etapa

  • Francisco Cepeda/AgNews

    Afonso Nigro e João Gordo, jurados de "Ídolos Kids"

A partir de quarta-feira, 3, serão retomadas as gravações do “Ídolos Kids”, com Cássio Reis, João Gordo, Kelly Key e Afonso Nigro. Só que agora nas instalações da produtora Quanta Estúdios. A mesma Quanta, também receberá o “Ídolos”, de Marcos Mion, no próximo dia 22.

Tudo de novo
Na quinta-feira (4)  termina o horário político obrigatório nas emissoras de rádio e TV.

O sossego dos diretores de programação só deve durar até o fim da semana, quando todos terão um novo quebra cabeças pela frente. É o segundo turno, necessário em algumas cidades e em outras não. O arredondamento de horários é sempre complicado.

Pé de guerra

  • Raphael Dias/Globo

    Irene Ravache e Tony Ramos em cena de "Guerra dos Sexos" (2012)

Em “Guerra dos Sexos”, do Silvio de Abreu, que estreia hoje na Globo, 7 da noite, os primos Otávio (Tony Ramos) e Charlô (Irene Ravache) vão desfilar sempre uma relação de amor e ódio.

Os dois são os protagonistas da novela, vivem na mesma mansão e dividem a administração de uma empresa, a rede de lojas Charlô´s.
Ele, extremamente machista; ela, defensora dos direitos das mulheres. Promete.

Sinal verde
Depois de uma longa espera, o telefone da direção do programa Raul Gil finalmente tocou. Do outro lado da linha, uma executiva da gravadora Universal, autorizando a participação de Ivete Sangalo.

A gravação acontecerá em novembro, quando a cantora já estará livre de “Gabriela”.

Fazendo o dele
Wellington Muniz, o Ceará, a respeito de especulações sobre descontentamento ou saída do “Pânico”, não confirma nada disso. Garante ser muito grato a todos e especialmente ao Tutinha, com quem tem contrato até fevereiro de 2015.

Quanto a um aproveitamento maior ou não no programa, Ceará diz que não cabe a ele comentar. Tá na dele e sempre fazendo o seu melhor.

Tem que tocar
A Record não quer deixar por menos. “No Balacobaco”, música de abertura da nova novela da emissora, promete ser a mais tocada em todos os seus programas a partir de agora.

As produções de “Legendários”, “O Melhor do Brasil” e outras do gênero já foram avisadas da necessidade de escalar a banda de forró eletrônico Brasil Company.

Cautela e caldo de galinha
“Salve Jorge” foi definido como título da substituta de “Avenida Brasil”, escrita por Glória Perez, que estreia dia 22. Só que antes de bater o martelo, outros nomes foram pesquisados, porque havia o temor que esta escolha pudesse afastar o público evangélico, pela referência direta a um dos santos mais populares do catolicismo.

Assim, por garantia, a Globo também registrou “Salve Guerreiro”. Mas não vai usar.

Não curtiu
O pessoal da Globo que esteve em La Paz, na Bolívia, em busca de locações para a novela do Walcyr Carrasco, substituta de “Salve Jorge”, não voltou muito animado com o que viu por lá.

Toda a ação internacional, em seus primeiros capítulos, corre o risco de acontecer apenas no Peru.

Ana Hickmann na Universal
Há quem jure de pés juntos ter encontrado Ana Hickmann, semana passada, num culto da Igreja Universal, no templo da João Dias, acompanhada do seu marido, o empresário Alexandre Corrêa. Na verdade, é difícil da Ana ser confundida.

A presença do casal, claro, chamou atenção de quem lá estava, o que também não tem nada de errado, apesar de toda família da Ana seguir a religião católica.

Procurada, a assessoria particular da apresentadora não retornou as nossas ligações.

Ficou de fora

Chama atenção a ausência do Robson Moura, que canta o tema de abertura de “Avenida Brasil” – “Vem dançar com tudo”, na lista do “Show da Virada”, da Globo. Uma das músicas mais tocadas no país, atualmente.

Pior que isso é que o Latino, seu desafeto, já se garantiu no programa. Ao que o Robson retruca: “eu não sou da Som Livre. Ele é”.


É pra já
Pessoal da Rede TV! decidiu acelerar o passo e antecipar, o quanto possível, a estreia do “Se liga Brasil!”, programa escolhido para substituir o “Manhã Maior”.

Os últimos pilotos, que devem fechar totalmente o esquema, serão gravados ao longo dos próximos dias.

  • Munir Chatack/Record

    A atriz Greta Antoine

Casa nova
Depois de quatro trabalhos no SBT, “Chiquititas” entre eles, Greta Antoine, agora é da Record. Fará Estela, uma vilã que irá se aproximar de Roberta (Lua Blanco). A sua estreia acontece nesta semana.

Rádio na TV
Com produção de Rogério Micheletti, o canal Fox Sports estreia hoje, às 13 horas, o “Fox Sports Rádio”. Um programa de TV mas com a proposta de ter a agilidade do rádio, daí a participação de Alexandre Araújo - na apresentação - e os comentários de Ricardo Martins e Eugênio Leal. A ordem é investir no humor e informação.

Bate – Rebate
•       A direção da Record se reuniu na última sexta-feira, já para decidir coisas da programação do ano que vem.
•       Hoje, no Projac, começam as gravações da nova temporada do “Casseta”.
•       Pequenas empresas, grandes negócios – foi assim que alguém resumiu a Bandeirantes, depois de conhecer toda a sua sede, em São Paulo.
•       Bandeirantes, provavelmente ainda hoje, passa a contar com os trabalhos de Otávio Prévidi, o Magrão, que até a semana passada chefiava o esporte da Rede TV!.
•       Também a partir de agora Américo Martins, da Rede TV!, está saindo em busca de um outro profissional para tocar os trabalhos do departamento esportivo.
•       A produção de “Gabriela” ainda não entregou ao elenco os últimos capítulos da novela. Existe o medo que alguém saia falando o que não deve.
•       A questão do vazamento de capítulos, também, está mexendo e irritando o elenco de “Avenida Brasil”, com a possibilidade de eles serem vistos como X9 da história.
•       O detalhe é que os artistas têm recebido apenas cenas referentes ao seu personagem, enquanto os capítulos são sempre reproduzidos na íntegra.
•       É mistério como isso acontece.
•       Recém-chegada de nova lua de mel na Europa com Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank estará em São Paulo na próxima quinta-feira.
•       Ela vai participar de evento da “P&G”, ao lado de Giovanna Lancellotti, Mariana Rios e Fernanda Paes Leme.
•       A Fast Produção, do Itamar de Oliveira - sob encomenda de uma rede de TV, que ele não revela qual é - está preparando novo programa que mistura jornalismo e entretenimento.
•       Ulysses Rocha, Carlos Cavalcanti, Célia Bravin e Silvana Kieling foram chamados para participar.

C'est fini
O canal TBS, da Turner, lança no dia de hoje, às 18h30, a sua primeira produção nacional, "Elmiro Miranda Show", definida como “uma série bem humorada sobre a TV brasileira”. Rafael Queiroga, do "Comédia MTV" e "15 minutos, é o protagonista do programa, que terá a banda Restart e o Eduardo Sterblitch, do “Pânico”, como convidados.Também no elenco: Raoni Seixas e Clarice Falcão. O TBS completa, hoje, um ano de Brasil.

Como bem disse o Carlos Nascimento, na transmissão da manhã de ontem, no SBT: todas as emissoras de televisão estiveram presentes, ao vivo, no velório, cortejo e enterro da Hebe Camargo. Um outro significado importante do que ela ainda vai continuar representando para todos nós. Um beijo amiga, descanse em paz.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos