Pirataria na TV paga observa uma queda importante

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Na última semana, aqui se falou da existência de um aparelho, há algum tempo vendido no mercado eletrônico, que libera o acesso aos pacotes especiais da televisão por assinatura. Não se trata de nenhuma novidade. Já de uns seis ou sete anos, as operadoras, sem ainda levantar o tamanho do prejuízo, travam uma forte briga contra essa marginalidade.

Bem dentro do espírito das coisas que não prestam, há até um linguajar bem próprio, criado para se referir a certas particularidades. Por exemplo, “florir” - significa liberar canal, “adubo” - é o código de desbloqueio, “jardim” - todos os canais, e assim por diante.

Hoje são 15 milhões os assinantes da TV paga aqui no Brasil. Até bem pouco tempo, calculava-se que em cima disso, a pirataria estava em torno de 10%, utilizando-se desses famigerados decodificadores que roubam o sinal diretamente do satélite.

Segundo estimativas mais recentes, depois da instalação das UPPs, no Rio, e da colaboração de empresas de fora que possuem esse sistema de acesso, verificou-se uma queda importante. Este número deve ter caído para algo próximo de 5%. É uma boa notícia, pelo menos para o momento, embora sempre existam esforços por parte da criminalidade em tentar reverter a situação.
 

  • André Schiliró/Divulgação Shape

    Adriane Galisteu apresentará “Quem quer casar com meu filho?”

Galisteu no comando da madrugada
 
O novo programa da Band, “Quem quer casar com meu filho?”, está exigindo bastante da Adriane Galisteu.

Na semana passada, durante dois dias, ela gravou da meia-noite às sete da manhã, direto, e sem escalas, razão pela qual se justifica a sua ausência do “Muito Mais” na sexta.

O mesmo esquema irá se repetir amanhã, terça-feira, quarta e quinta.
 
É o velho SBT
 
No fim da semana passada, funcionários do SBT foram surpreendidos com a demissão do maquiador Paulo Neves, o Paulinho, uma das pessoas mais queridas e educadas da emissora, além de um profissional bastante competente.

Tinha mais de 20 anos de casa e trabalhava diretamente com Carlos Alberto de Nóbrega e Celso Portiolli. Foi dispensado pelo Phillipe Carrasco, ex-genro de Silvio Santos.

Como ninguém descobriu até agora os motivos de mais esta demissão, nem o próprio Carrasco certamente, quem descobrir primeiro, conta pro outro. Combinado?
 
A propósito
 
Ainda sobre as histórias das muitas demissões no SBT, em todos os tempos, existe uma engraçada, cancelada no minuto seguinte. A do Palito, motorista do Silvio Santos.
Me lembra, que qualquer dia eu conto.
 
Fora do ar
 
Mais uma vez, o “Grammy Latino”, em Las Vegas, pode não ser transmitido por nenhuma emissora brasileira do sistema aberto.

Bandeirantes e SBT não se manifestaram até agora e a Record, consultada, não demonstrou interesse.
 
Muitas atrações
 
Caetano Veloso, na agenda do “Grammy Latino”, dia 14 de novembro, será premiado como Personalidade do Ano, integrando uma lista que já inclui Plácido Domingo, Gloria Stefan, Julio Iglesias, Carlos Santana e Shakira, entre outros.

Na mesma data, outros dois brasileiros, Toquinho e Milton Nascimento, também serão homenageados. Os organizadores ainda estão tentando as presenças de Paula Fernandes e Michel Teló.
 

  • Montagem

    Vestido de Patrícia Pillar em "Lado a Lado" seria igual o da bruxa do 71 do "Chaves"

Modelo
 
Tipo da situação que gerou controvérsias. Há quem diga que o vestido azul, da Bruxa do 71, do “Chaves”, foi reproduzido mais luxuosamente na roupa usada pela Patrícia Pilar na novela "Lado a Lado", da Globo.

Mas, será?
 
Estrela mexicana
 
Prosseguem as negociações entre o SBT e a cantora e atriz Thalia, para que ela possa se apresentar, ao vivo, no programa do Ratinho.

Há uma possibilidade de essa visita acontecer em outubro, mas isso ainda está na dependência de necessários ajustes na agenda da artista.
 
Bom começo
 
Os atores do elenco de “Salve Jorge”, substituta de “Avenida Brasil”, tiveram a oportunidade de assistir alguns clipes da novela, com registros de cenas gravadas em Istambul e no Complexo do Alemão.

O material apresentado causou a melhor das impressões.
 

  • Miguel Ângelo/Divulgação

    Letícia Medina volta à tela da Record em "Balacobaco"

Mais destaque
 
Letícia Medina, afastada da TV desde “Ribeirão do Tempo”, volta às novelas da Record como Taís, protagonista jovem de “Balacobaco”, que estreia em outubro, na faixa das 22h.

Em seu último trabalho, ela interpretou uma menina que se passava por menino.
 
Divisória
 
Parte da direção do SBT entende que, mesmo depois da estreia do Bozo – que vai voltar ao ar a qualquer momento, será possível manter o programa da dupla Patati e Patatá. Acham que isso só virá reforçar a grade infantil.

Mas também existe o outro lado, completamente contrário à ideia. O argumento é que, como são produtos similares, um esvaziará o outro ou um concorrerá com o outro e os dois sairão perdendo.
 
“Fazenda” light
 
A direção da Record ainda precisa chegar a alguns acertos sobre a sua “Fazenda” de verão. Entre o que já está certo, Rodrigo Faro como apresentador, a duração de três meses e o prêmio de R$ 1 milhão.

A princípio, também se definiu que, desta vez, os bichos vão ficar de fora, para se explorar apenas o lado lazer ou diversão do confinamento.

Falta resolver o número exato de participantes, se serão 14, 16 ou 17.
 
Bate – Rebate
 

  • Luana Piovani entrevista hoje Letícia Persiles no “Superbonita”, do GNT, a partir das 22h.
  • A direção da Record irá reforçar a campanha de lançamento da novela “Balacobaco”.
  • Além das novas chamadas, se pretende fazer muita coisa nos jornais e revistas.
  • Comentarista do Fox Sports, Carlos Simon vai receber, no dia 28, o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre oferecido pela Câmara dos Vereadores.
  • Trata-se do reconhecimento à trajetória local, nacional e internacional do ex-árbitro Fifa. Simon é natural de Braga (RS).
  • Depois de tudo acertado entre os dois, Silvio Santos e Hebe, outros detalhes serão afinados por representantes de ambas as partes no decorrer dos próximos dias.
  • Mas a ordem é partir daquela ideia de um ou, no máximo, dois programas por mês.
  • A sua equipe de produção também será inteiramente remontada.
  • Filipe Miguez, autor de “Cheias de Charme”, também foi obrigado a se cercar de alguns cuidados para evitar vazamentos dos momentos finais da novela.
  • Os dois últimos capítulos chegarão ao elenco com as tradicionais “cenas secretas”.
  • ”Tradicionais”, porque isso virou regra na Globo, e muitas vezes, vale lembrar, não alcança o seu principal objetivo, que é o de procurar driblar os oportunistas de plantão.

C´est fini
 
Carlos Lombardi informa que, no decorrer desses próximos dias, irá apresentar duas ideias de novelas na Record e deixar a direção da casa decidir qual delas será o seu trabalho de estreia.

Não existe, segundo ele, nenhuma sinopse pronta até agora. Vai sair completamente do zero.   
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos